08/10/2025 06h33
Foto: Divulgação
Campanha “Ligadas por Fios”
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia, por meio da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), em parceria com o Instituto Amor em Mechas, o Salvador Shopping e a Rádio Mix Salvador, lançou a campanha “Ligadas por Fios”. A ação integra o movimento Outubro Rosa e tem como objetivo arrecadar mechas de cabelo, bonés, lenços e turbantes novos, que serão destinados a mulheres em tratamento contra o câncer de mama.
Em apoio à campanha, o Salvador Shopping recebe um espaço especial dedicado à valorização da vida e à solidariedade. Localizada no piso L1 do Salvador Shopping, a “Loja Outubro Rosa” funcionará até o dia 19 de outubro, com uma agenda gratuita voltada ao fortalecimento da autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer de mama. As doações e os cortes de cabelo podem ser realizados gratuitamente no local.
O ambiente, que conta com a curadoria da Superintendência e da Rádio Mix Salvador, será o local para os cortes de cabelo para doação – as mechas devem ter, no mínimo, 15 centímetros – além de bate-papos com especialistas e ações de apoio emocional. Os cortes acontecem diariamente, das 14h às 18h, com apoio de marcas parceiras da ação.
Visita à Ilha do Combu
Com o crescente interesse de turistas pelo estado do Pará, por causa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) na capital Belém em novembro, empresários da floresta criaram um roteiro pela Ilha do Combu. A nova atração turística será lançada nesta quarta-feira (8) no Rio de Janeiro, durante a feira dos agentes de viagem (Expo Abav).
A Ilha do Combu integra o território insular da capital paraense Belém, e fica a 15 minutos da área continental, por meio de embarcação. Além de ser uma Area de Preservação Ambiental (APA), com ecossistemas preservados, e produção agroflorestal que abastece a região, o local também reúne restaurantes que oferecem o que há de melhor da culinária típica da Região Norte.
A rota será ofertada por uma empresa de turismo da Ilha do Combu, pela Internet, na página de divulgação da Rota Combu e será disponibilizada a partir desta sexta-feira (10). Durante o processo de construção do destino, o projeto foi certificado pela organização holandesa Green Destinations, de boas praticas em responsabilidade e sustentabilidade.
Novo concurso público
O Banco do Brasil prepara a realização de um novo concurso público nacional para candidatos com ensino médio completo. A seleção, uma das mais esperadas do país, oferece pagamentos iniciais de R$ 3,9 mil — que podem ultrapassar R$ 7 mil com benefícios.
As oportunidades serão destinadas ao cargo de Escriturário, nas funções de Agente Comercial e Agente de Tecnologia. O banco conta hoje com cerca de 7,8 mil cargos vagos, o que reforça a urgência na recomposição do quadro de funcionários.
Em nota, o Banco do Brasil informou que o edital está em fase final de elaboração e que todas as atualizações oficiais serão divulgadas pelos canais institucionais.
Falsos anúncios na internet e redes sociais
A Anvisa informa que foram identificados falsos anúncios na internet e redes sociais sobre a venda de medicamentos como o Mounjaro (Tirzepatida). Os falsos anúncios atraem os pacientes oferecendo medicamentos mais baratos e até de forma gratuita "após a realização de cadastro".
Atenção: os anúncios são falsos. A Anvisa não comercializa qualquer medicamento ou serve de intermediária para a sua venda. Os anúncios simulam, inclusive, o site oficial da Agência. O domínio "gov.anvisa.org" não pertence à Agência.
Só compre medicamentos de farmácias e drogarias regularizadas. Se você encontrar publicações desse tipo, denuncie! E não clique em links relacionados.
Destinos turísticos
Consolidada como um dos principais destinos turísticos nacionais, Salvador registrou um crescimento de aproximadamente 5% na taxa média de ocupação hoteleira, fluxo e receita turística entre janeiro e setembro, em comparação com o mesmo período no ano passado, segundo dados do Observatório do Turismo.
Os espaços culturais da capital baiana também apresentaram resultados positivos em setembro, com destaque para os museus Pierre Verger, Casa do Carnaval da Bahia, Cidade da Música da Bahia e Memorial 2 de Julho, que registraram aumento no número de visitantes. O Memorial 2 de Julho, por exemplo, teve alta acumulada de 12% em relação a 2024, o que evidencia o interesse do público pela história e identidade cultural da cidade.
Com bom desempenho ao longo do ano, o setor hoteleiro teve taxas médias de ocupação acima de 60% em diversos meses de 2025. A ampliação da malha aérea, a requalificação da infraestrutura urbana e a diversificação da oferta turística também têm contribuído para atrair novos públicos e garantir maior permanência dos visitantes na capital baiana.
Criação de 5 mil novas vagas
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a criação de 5 mil novas vagas em instituições federais em cursos de graduação nas áreas de biotecnologia, engenharia, robótica e inteligência artificial. O anúncio foi feito na abertura da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), em Brasília.
Essas vagas serão ofertadas já no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O anúncio incluiu outros projetos que conectam educação, tecnologia, inovação e mercado de trabalho. As iniciativas compõem o que o ministro chamou de Universidade Inovadora.
Haverá a abertura do edital do Programa Acelera NIT Brasil, que visa fortalecer os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das universidades federais do país por meio da inovação, do empreendedorismo e da sustentabilidade. Camilo Santana também comunicou a criação de um grupo de trabalho (GT) de reitores para rever todas as relações das universidades com as fundações de pesquisa e inovação.
Programação repleta de filmes
Em Salvador, a Sala de Cinema Walter da Silveira vai celebrar o Dia das Crianças com uma programação repleta de filmes que estimulam a imaginação, a criatividade e o interesse por cinema desde a infância, além de proporcionar momentos de diversão e pensamento crítico para crianças e suas famílias. As sessões acontecem até 11 de outubro.
A iniciativa visa promover o acesso à cultura, lazer educativo e a valorização da produção audiovisual baiana, partindo do entendimento de que o acesso à cultura é um direito fundamental e um poderoso instrumento de formação cidadã. A entrada é gratuita.
Krooze Awards 2025
O Porto de Salvador ganhou destaque nacional ao ser reconhecido entre os melhores portos de embarque do país no Krooze Awards 2025, premiação que celebra as principais marcas, destinos e companhias da indústria de cruzeiros. O terminal da capital baiana, administrado pela Contermas, dividiu a categoria com o Porto de Santos (Concais) e o Pier Mauá, no Rio de Janeiro.
Outro destaque baiano da noite foi o cantor Bell Marques, que levou aos mares o clima da Bahia com o cruzeiro “Vumbora pro Mar”, premiado na nova categoria Melhor Cruzeiro Temático Musical. A inclusão dessa categoria reflete o crescimento de viagens marítimas que unem entretenimento e experiências imersivas, consolidando o formato de cruzeiros temáticos como um dos mais procurados pelo público brasileiro.
Realizado pela plataforma especializada Krooze, o evento aconteceu pela primeira vez em formato presencial, na noite de segunda-feira (6), no Teatro Santos Augusta, em São Paulo. A cerimônia reuniu cerca de 200 convidados, entre executivos do setor, influenciadores e jornalistas, e consagrou 38 vencedores em 16 categorias, sete a mais que na edição anterior.
Automutilação e suicídio
Sancionada duas leis que fortalecem o combate e a prevenção de casos de automutilação e suicídio. A Lei nº 15.231/2025 determina aos estabelecimentos de ensino a responsabilidade de notificar casos de violência ocorridos no ambiente escolar aos conselhos tutelares. A Lei nº 15.232/2025 institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio e prevê ações às pessoas psicossocialmente mais vulneráveis ou com maiores riscos de desenvolvimento de doenças ou transtornos mentais que aumentem o risco de violência autoprovocada.
A primeira lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece que seja promovida a notificação de eventos, o desenvolvimento e o aprimoramento de métodos de coleta e análise de dados sobre automutilações, tentativas de suicídio e suicídios consumados.
O esforço envolve estados, municípios e o Distrito Federal, em especial os estabelecimentos de ensino, de saúde e de medicina legal, para que subsidiem a formulação de políticas e tomadas de decisão.
Outro ponto determina que seja apresentada a relação dos alunos com quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido em lei (o estudante não deve se ausentar da escola por 15 dias). A medida contribui para consolidar a escola como agente ativo na proteção da saúde mental e da vida de crianças e adolescentes. De acordo com dados do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, entre 2010 e 2019, aumento de 81% na mortalidade de adolescentes por suicídio.