06/10/2025 06h29
Foto: Ascom SMS
Salvador inicia Campanha de Multivacinação
A Prefeitura de Salvador inicia, nesta segunda-feira (6), a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes. A mobilização, que segue até o dia 31 de outubro, terá como foco a atualização da caderneta vacinal de meninos e meninas em toda a capital baiana.
Ao longo do mês, a campanha vai intensificar a oferta de doses em 160 salas de vacina da rede municipal, além de levar equipes de saúde para a imunização in loco em escolas municipais, estaduais e particulares, garantindo maior acesso e comodidade para as famílias.
O objetivo é resgatar não vacinados, completar esquemas de vacinação e ampliar o acesso às vacinas previstas no Calendário Nacional, contribuindo para a redução de doenças imunopreveníveis. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, além de jovens de 15 a 19 anos que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema contra o HPV.
Neste período, também será realizada uma estratégia de oportunização vacinal seletiva, contemplando os públicos elegíveis conforme calendário de vacinação contra febre amarela e sarampo.
Pejotização nas relações de trabalho
O Supremo Tribunal Federal (STF) promove nesta segunda-feira (6) uma audiência pública para debater a pejotização nas relações de trabalho. O fenômeno ocorre quando empresas contratam prestadores de serviço como pessoa jurídica para fugir do vínculo trabalhista.
Os debates serão abertos às 8h, pelo ministro Gilmar Mendes, relator das ações que tratam da questão, e contarão com a presença de especialistas em direito trabalhista, representantes de sindicatos, do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho (MPT) e dos setores empresariais.
Em abril deste ano, o ministro suspendeu todas as ações sobre o tema que estão em tramitação no país e convocou a audiência pública. Os processos só voltarão a tramitar após a decisão da Corte sobre a legalidade da pejotização. A data do julgamento não foi definida.
Ao determinar a audiência pública, Gilmar Mendes disse que os debates vão ajudar no exame da questão e definir balizas para contratação de autônomos e pessoas jurídicas.
ColaBora Mundo
A Autoridade Portuária de Santos (APS) prorrogou, até o dia 9 de outubro, o prazo para o protocolo de propostas do Edital de Chamamento Público nº 02/2025. O chamamento objetiva selecionar empresas interessadas em fornecer apoio institucional, por meio da cessão gratuita de bens e/ou serviços, para o ColaBora Mundo – Evento Integrado ESG, Inovação e Empreendedorismo (https://colaboramundo.portodesantos.com.br/).
O evento, uma iniciativa conjunta da APS e da Fundação Parque Tecnológico de Santos, em parceria com a Prefeitura Municipal, ocorrerá entre os dias 25 e 29 de outubro de 2025, em Santos. Acesse a íntegra do edital aqui.
Diferentemente de um patrocínio tradicional, este chamamento não envolve repasse financeiro. As empresas selecionadas custearão diretamente os serviços doados, recebendo em contrapartida visibilidade estratégica de acordo com o valor econômico estimado de sua contribuição.
A redação do Enem 2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou a nova edição da cartilha A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante.
A publicação traz informações importantes, como os critérios de avaliação da prova (matriz de referência) e amostras comentadas de redações que tiraram notas altas no Enem 2024, e que podem servir de exemplo para os novos participantes.
Um total de 4.811.338 candidatos confirmaram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio neste ano. Segundo o Ministério da Educação, o número representa um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% em relação a 2022.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em quase todo o país. As exceções são os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, de 10 a 21 de novembro.
Confira aqui a cartilha A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante.
Mostra de cinema Chaplin
A capital paulista recebe a mostra de cinema Chaplin, que exibirá 83 filmes desse ícone do cinema mundial em uma espécie de retrospectiva de sua obra. De 8 de outubro a 2 de novembro, a mostra estará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com entrada gratuita.
Entre os destaques estão obras-primas do cinema mudo que resistiram à chegada do som, além de clássicos falados. O público poderá assistir a filmes como O Grande Ditador (1940), sátira ao nazismo, e Luzes da Ribalta (1952), em que Chaplin divide a cena com Buster Keaton em um reencontro com o vaudeville - gênero de entretenimento.
A programação reúne curtas, médias e longas-metragens, além de sessão inclusiva, curso e debate. Parte dos títulos será exibida em película (16mm), o que oferece ao público uma experiência cinematográfica próxima à original. A curadoria é de José de Aguiar e a produção da Firula Filmes.
Anuga 2025
Agricultores familiares da Região Nordeste estarão na Anuga 2025, a maior feira internacional de alimentos e bebidas, que é realizada até terça (7), em Colônia, na Alemanha.
A iniciativa é do Consórcio Nordeste, em parceria com ApexBrasil e Sebrae, com o objetivo de mostrar ao mercado europeu produtos de cerca de 30 agricultores da região, que concentra quase 50% dos produtores familiares do Brasil.
Além da Alemanha, a missão internacional também passará por Portugal. Além dos agricultores, estão no grupo secretários estaduais, diretores de empresas públicas da região, representantes de cooperativas de Minas Gerais e do Distrito Federal, e membros do Consórcio Nordeste.
Entre os produtos que serão apresentados estão: cafés e chocolates especiais, mel da Caatinga, amêndoas de castanha de caju, tapioca e goma fresca, feijão, óleo de coco, farinha de babaçu, cajuína, flores e uma vasta gama de produtos agroindustriais.
A Anuga é uma feira que ocorre a cada dois anos. A última edição movimentou cerca de US$ 530 milhões em negócios, em 2023.
Campanha Outubro Verde
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou a campanha Outubro Verde, mobilização nacional, instituída em 2017, que é dedicada à conscientização sobre a sífilis e a sífilis congênita.
A iniciativa marca o início de um mês inteiro de atividades voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A campanha mobiliza profissionais de saúde, instituições e a sociedade para ampliar a informação, incentivar a testagem e garantir o tratamento adequado, fortalecendo o enfrentamento dessa infecção que ainda representa um importante desafio de saúde pública no Brasil.
A sífilis é uma doença silenciosa em seus estágios iniciais, podendo não apresentar sintomas. Sua transmissão ocorre principalmente pelo contato sexual desprotegido, mas também pode passar da mãe para o bebê durante a gestação, caracterizando a sífilis congênita — uma condição que pode trazer graves consequências para a saúde da criança. Apesar dos riscos, a doença tem cura: o tratamento é simples, seguro e está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.
A mobilização fortalece o cuidado individual e a proteção coletiva, reduzindo a incidência da sífilis e de outras ISTs em Salvador.
Bandeira Azul
A Bahia se consolida como referência em turismo sustentável com a conquista de cinco certificações no programa internacional Bandeira Azul para a temporada 2025/2026. O estado terá quatro praias e uma marina reconhecidas com o selo, que atesta a qualidade ambiental e a excelência em gestão costeira.
A lista baiana contempla os seguintes destinos: Praia do Paraíso (Guarajuba, Camaçari), Praia da Espera (Itacimirim, Camaçari), Praia da Viração (Ilha dos Frades, Salvador), Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (Ilha dos Frades, Salvador) e Yacht Clube da Bahia (Salvador).
A certificação foi anunciada após reunião do júri internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), realizada em Copenhague, na Dinamarca. O Brasil terá ao todo 60 locais certificados, sendo 50 praias e 10 marinas — o maior número da América do Sul.
Para receber o selo, os destinos precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios, entre eles: qualidade da água, educação ambiental, segurança, acessibilidade, gestão sustentável e preservação do patrimônio natural.