29/09/2025 06h31
Foto: Divulgação
Brasil é reeleito membro do Conselho da OACI
Figurando entre os líderes globais da aviação, o Brasil foi reeleito membro do Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional para o triênio 2025-2028. A organização é a agência especializada da ONU para a aviação.
O país terá assento no seleto grupo de países que define o conjunto básico de regras da aviação mundial. Além do papel de liderança internacional, a participação na instância reforça a confiabilidade na indústria aeronáutica nacional.
O país foi o mais votado do Grupo 1, que reúne as principais potências globais da aviação: foram 167 votos, frente a 157 e 158 nas últimas eleições. O Brasil tem sido eleito ininterruptamente desde 1947, quando o organismo foi criado.
O Brasil tem participado ativamente dos trabalhos da OACI desde sua criação, em 1944, e tem sido eleito para o Grupo I do Conselho desde a primeira reunião da organização, em 1947. O país participa ativamente da Comissão de Navegação Aérea e é membro de mais de 40 foros técnicos da OACI, incluindo painéis, grupos de trabalho, grupos de estudo e forças-tarefa.
Alinhado às diretivas da OACI, o Brasil continua empenhado na liberalização do mercado de transporte aéreo internacional, com o objetivo de aumentar sua conectividade com outros países e de estimular o turismo, os negócios, a integração regional e o comércio. Trata-se do segundo país com o maior número de aeroportos no mundo e o terceiro maior mercado de aviação comercial doméstica.
Sistema Nacional de Transplantes
O Governo do Brasil anunciou um conjunto de medidas para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que somam R$ 20 milhões em investimentos anuais. A divulgação ocorre em um cenário de crescimento, com o país atingindo a marca de 14,9 mil transplantes no primeiro semestre de 2025, o que representa um aumento de 21% em comparação com o mesmo período de 2022 e o maior número da série histórica.
O Brasil ocupa a 3ª posição mundial em número absoluto de procedimentos, atrás apenas de Estados Unidos e China, e lidera em transplantes realizados integralmente por um sistema público. Apesar do avanço, a taxa de recusa familiar para doação é de 45%. Para mudar esse cenário, o Ministério da Saúde apresentou o Programa Nacional de Qualidade na Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Prodot) para qualificar o diálogo com as famílias e o acompanhamento das doações nos hospitais.
O programa visa reconhecer e valorizar as equipes que atuam dentro dos hospitais, responsáveis pela identificação de potenciais doadores, logística do processo e a conversa com os familiares. Os profissionais terão incentivos financeiros conforme o volume do atendimento e indicadores de desempenho, que incluem o aumento das doações.
DHL Supply Chain promove webinar
O Social Commerce já é uma realidade em expansão na América Latina e está transformando a forma como consumidores interagem e realizam compras no ambiente digital. Para discutir os desafios e oportunidades desse cenário, a DHL Supply Chain promove o webinar exclusivo "Do Like à Entrega: como a logística define o sucesso no Social Commerce", no dia 03 de outubro, às 11h.
A conversa contará com a participação da vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain Brasil, Gabriela Guimarães, e da diretora de Marketing SMB Latam do TikTok, Silvia Belluzzo. As executivas abordarão como as redes sociais estão transformando a jornada de compra, o impacto das vendas ao vivo (live commerce), o papel da logística na construção da confiança e da fidelização do cliente, além das perspectivas abertas com a chegada do TikTok Shop ao mercado latino-americano.
Para acompanhar o evento ao vivo, basta realizar a inscrição pelo link.
Produtos falsificados
Com intuito de proteger a população contra produtos falsificados, que podem representar riscos à saúde e à segurança, além de prejudicar o mercado formal, a Delegacia do Consumidor (Decon), em parceria com a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), realizou em Salvador a Operação Comércio Legal, nos bairros do Itaigara, Pituba, Pernambués e na Avenida Sete de Setembro, no Centro.
Durante a fiscalização, foram vistoriados sete estabelecimentos comerciais, dos quais cinco apresentaram irregularidades. As notificações foram motivadas principalmente pela ausência de etiquetas de preços (cinco casos), além de um caso por falta de exemplar do Código de Defesa do Consumidor e outro por ausência de nota fiscal.
A ação também teve caráter educativo, orientando comerciantes e consumidores sobre a importância de adquirir produtos legais e seguros. Além de combater irregularidades, a operação busca conscientizar a população sobre os direitos do consumidor e estimular práticas comerciais responsáveis, fortalecendo a confiança no comércio local.
Correios com novo presidente
O economista Emmanoel Schmidt Rondon tomou posse como presidente dos Correios, em cerimônia realizada na sede da estatal, em Brasília (DF). Ele substitui Fabiano Silva dos Santos, que deixou o cargo em julho após entregar carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em meio à pressão pelo desempenho financeiro da empresa.
Rondon assume a estatal em um cenário de forte crise. No segundo trimestre deste ano, os Correios registraram prejuízo de R$ 2,64 bilhões, segundo balanço divulgado no início do mês.
Funcionário de carreira do Banco do Brasil, Rondon é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e possui MBA Executivo pelo IBMEC. Ingressou no BB em 2000, onde chegou a ocupar cargo na Diretoria de Governo.
Alerta para baixa umidade
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo – significa perigo potencial – de baixa umidade para 128 cidades baianas. O aviso se estende até a noite desta segunda-feira (29).
Nas localidades atingidas, a previsão é de que a umidade relativa do ar varie entre 30% e 20%. A porcentagem normal e saudável para o ser humano, segundo a Organização Mundial da Saúde, situa-se entre 40% e 70%.
Apesar da previsão, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Yusen Logistics Brasil é premiada
A Yusen Logistics Brasil foi recentemente destaque na 3ª edição do Supply Chain Excellence Awards 2025, conquistando novamente o prêmio na categoria Excelência em Serviços Prestados pela Panasonic. Esta é a terceira vez consecutiva que a companhia recebe o reconhecimento, reforçando a consistência de sua atuação e o compromisso em entregar soluções logísticas de alto nível para seus clientes.
O prêmio é promovido pela Panasonic e tem como objetivo valorizar parceiros estratégicos que contribuem de forma significativa para a eficiência, a inovação e a qualidade da cadeia de suprimentos da companhia.
A Yusen Logistics Co. Ltd. foi fundada em 1955 e atualmente conta com mais de 25 mil colaboradores em 748 localidades, distribuídas em 46 países e regiões, além de 3,7 milhões de m² de área de armazenagem.
Transporte de órgãos e tecidos
O Aeroporto de Goiânia, administrado pela Motiva, foi via essencial para o transporte de cerca de 180 órgãos e tecidos destinados a transplantes entre janeiro e julho deste ano, segundo dados da Central Estadual de Transplantes de Goiás. Os dados reforçam a importância da logística aérea nos transplantes.
No período, foram realizados 89 voos para o transporte de 178 órgãos e tecidos. Do total, 90 foram córneas, 39 rins, 25 baços ou linfonodos e 11 fígados. A agilidade do transporte aéreo é fundamental, já que muitos desses órgãos têm tempo limitado de preservação até o transplante.
De 2023 a julho deste ano, foram 582 órgãos e tecidos transportados via aérea, sendo 303 voos partindo ou chegando pelo Aeroporto de Goiânia.
O trabalho conjunto entre a Central Estadual de Transplantes de Goiás, equipes médicas e a infraestrutura aeroportuária é essencial para viabilizar essa corrente de solidariedade que salva vidas.
Alerta da Abramet
Impulsividade, desatenção e agitação são alguns dos sintomas conhecidos do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Apesar de ser comumente detectado na infância, o quadro geralmente acompanha a pessoa ao longo de toda a vida e exige cuidados – inclusive quando o paciente decide pegar o volante.
A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) alerta que pessoas com TDAH têm duas vezes mais chance de se envolver em sinistros de trânsito, conforme atestam estudos internacionais.
Dados da entidade mostram ainda que, no Brasil, a prevalência de TDAH é estimada em 7,6% em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos; em 5,2% dos jovens com idade entre 18 e 44 anos; e em 6,1% das pessoas maiores de 44 anos.