Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

26/09/2025 06h25

Foto: Divulgação

Salvador tem caminhada pela visibilidade da comunidade surda

Salvador será palco, nesta sexta-feira (26), da Caminhada Surda, evento anual que busca dar visibilidade à comunidade e reivindicar direitos. A concentração está marcada para as 9h, no CAPE Wilson Lins, em Ondina, de onde os participantes seguirão pela Avenida Milton Santos em direção à Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Organizada pela equipe do CAPE Wilson Lins em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a caminhada tem como objetivo fortalecer a luta por políticas públicas, reconhecimento linguístico e educação bilíngue.

A programação também inclui atividades culturais em celebração ao Setembro Azul, mês da visibilidade da comunidade surda. Entre as atrações estão apresentação de capoeira, performances de poesia surda e uma mesa sobre surdez e teatro. 

Exposição “Ancestral: Afro-Américas”

A partir desta sexta-feira (26), o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), em Salvador, abre as portas para a exposição “Ancestral: Afro-Américas”, que reúne mais de 130 trabalhos de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos.

Com direção artística de Marcello Dantas e curadoria de Ana Beatriz Almeida, a exposição está dividida em três núcleos: Corpo, Sonho e Espaço.

As obras do primeiro investigam os limites da representação e a resistência em retratar pessoas negras; o segundo amplia a abstração para discutir identidade e herança; já o terceiro aborda imigração, história e comunidade, desafiando conceitos tradicionais de território e pertencimento.

A mostra tem a produção da Magnetoscópi com patrocínio do BB Asset e Google, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, com apoio do Bank of América e realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e do MUNCAB.

Vagas temporárias

A Americanas anunciou a abertura de 5 mil vagas temporárias para reforçar sua operação nas festas de final de ano, além de 300 posições efetivas e imediatas de operador de loja. Os postos estão distribuídos em mais de 100 cidades pelo país.

A seleção ocorrerá através de inscrições online, seguidas por entrevistas presenciais. A remuneração varia de acordo com a vaga, porém inclui benefícios como vale-refeição ou refeição no local, vale-transporte e seguro de vida. Colaboradores efetivados terão direito também a plano de saúde, odontológico e descontos em compras na rede.

Todas as vagas exigem ensino médio completo. Algumas, como operador de loja nível II, demandam também experiência prévia na função.

A inscrição para os postos efetivos ocorre através da página da Americanas no portal Infojobs, na qual também é possível ver mais informações sobre as vagas. Há algumas vagas temporárias no mesmo link, como de operador de loja nível I, e outras na página de carreiras da varejista.

Nestlé® Recheados

A Nestlé® anuncia o lançamento de Nestlé® Recheados, nova linha de tabletes de chocolate, que estreia com três versões com a chancela de marcas reconhecidas e adoradas pelos consumidores: Prestígio®, Negresco® e Charge®. Os produtos chegam aos pontos de venda em todo o país a partir deste mês, em embalagens de 90g. 

O grande diferencial da novidade está no recheio cremoso, que amplia a indulgência da experiência de consumo em relação aos tabletes tradicionais. A novidade reforça a jornada de inovação da Nestlé®, que conta com um portfólio completo de chocolates, com produtos únicos como ChocoTrio® - chocolate, biscoito e recheio. A marca agora amplia esse caminho com uma linha focada em recheios, atendendo ao desejo dos consumidores por experiências ainda mais intensas. 

Os lançamentos estão disponíveis nas gôndolas das principais redes supermercadistas do país.  

Gal Costa

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) vai celebrar os 80 anos de nascimento de Gal Costa com um concerto especial na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, nesta quinta-feira (26) às 19h. A homenagem encerra a programação do 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas, e acontece também no mês em que a OSBA completa 43 anos de fundação.

Com regência de Carlos Prazeres, maestro titular da OSBA, e direção artística de Manno Góes, o concerto promete emocionar o público com uma releitura sinfônica da obra da artista baiana, uma das vozes mais marcantes da música brasileira. A lista de artistas convidados e informações sobre venda de ingressos serão divulgadas em breve.

Entre os nomes confirmados estão Ana Flávia Cabral (Fundação OSB), Bruno Monteiro (Secult/BA), Carlos Prazeres (OSBA), Marcelo Lopes (FOSESP), Nathalia Costa (Theatro Municipal de SP), Paulo Costa Lima (UFBA), entre outros.

Ocupação de ruas e calçadas

A Câmara Municipal de Salvador aprovou um projeto que estabelece novas regras para a ocupação de ruas e calçadas por bares, restaurantes e estabelecimentos afins. A proposta, de autoria do vereador Daniel Alves (PSDB), foi apresentada em fevereiro de 2021 e aprovada por unanimidade.

A lei prevê que os estabelecimentos poderão utilizar áreas públicas para dispor mesas, cadeiras e outros mobiliários, mediante licenciamento urbanístico concedido pelo órgão municipal competente, sem prejuízo de outras autorizações exigíveis.

Neste caso, será exigido limite de afastamento frontal, de modo a garantir a circulação de pedestres e a acessibilidade nas vias. Quando a área ocupada for ampliada, será necessário instalar elementos de proteção ou marcação de limite, como jardineiras, vasos altos ou estruturas semelhantes. Já sombreiros e ombrelones deverão obedecer a padronização definida pela lei, para assegurar harmonia estética no espaço público.

A lei segue para sanção do prefeito Bruno Reis (União Brasil). Após o ato sancionatório, haverá 90 dias para regulamentação, período no qual os critérios práticos para fiscalização, licenciamento e implantação deverão ser definidos pela prefeitura.

Relatório de Transparência Salarial

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibilizou o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios para mais de 54 mil empresas com 100 ou mais funcionários. Para acessar o documento, as empresas devem entrar no portal Emprega Brasil (Portal do Empregador – Governo Federal) e selecionar a aba “Empregadores”, conforme determina a Lei de Igualdade Salarial.

As empresas têm até o dia 30 de setembro para publicar o relatório em seus canais institucionais, como sites, redes sociais ou outros meios equivalentes, garantindo que fique em local de fácil acesso e ampla visibilidade para trabalhadores e público em geral.

O MTE e o Ministério das Mulheres divulgarão os dados gerais da 4ª edição do relatório, com base nas informações fornecidas pelas empresas e nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), referentes ao período de julho de 2024 a junho de 2025. A expectativa é de que a desigualdade salarial entre mulheres e homens ainda não apresente redução nesta edição.