24/09/2025 06h29
Foto: Divulgação
Bahia lidera pedidos de sorvete no iFood no Brasil
O amor dos baianos por um bom sorvete está em alta – especialmente quando o assunto é delivery. Segundo levantamento exclusivo do iFood, a Bahia é o estado com maior crescimento percentual no consumo da sobremesa na plataforma, com uma alta de 72% nos pedidos em relação ao período anterior.
O dado revela uma mudança de hábito e reforça como o sorvete vem ganhando espaço na cultura local de consumo, especialmente via aplicativos. Além da Bahia, os estados que mais cresceram em pedidos de sorvete foram Ceará (51%), Pernambuco (40%), Goiás (39%) e Distrito Federal (30%).
O estudo também apontou que os baianos preferem saborear o sorvete no período noturno: 39% dos pedidos são feitos durante o jantar.
Outro dado relevante é o perfil dos estabelecimentos que comercializam o produto: 76% dos negócios parceiros que vendem sorvete no iFood são pequenos e médios empreendimentos locais. Isso indica não apenas a popularidade da sobremesa, mas também a importância do segmento para a economia regional, com oportunidades de geração de renda e fortalecimento do comércio local.
As cidades baianas que mais consomem sorvete pelo iFood: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista
Multas de trânsito
A Recorre.AI, startup brasileira especializada em Inteligência Artificial (IA) para recursos de multas de trânsito, lançou uma campanha de gratuidade durante a Semana Nacional do Trânsito, que segue até quinta-feira (25). A iniciativa permite que motoristas de todo o país recorram de uma multa gratuitamente utilizando um cupom exclusivo disponível na plataforma.
Durante a campanha, qualquer motorista pode acessar o Instagram oficial da Recorre.AI e comentar a palavra MULTA em um dos posts selecionados. Automaticamente, o usuário recebe o cupom que garante a defesa gratuita da multa dentro do período da campanha.
A iniciativa busca democratizar o acesso à defesa de motoristas em todo o Brasil, reforçando a cidadania e conscientizando sobre os direitos do condutor. A plataforma permite que qualquer motorista, mesmo sem experiência jurídica, possa recorrer de maneira rápida e organizada, eliminando burocracias tradicionais.
Mamografia a partir dos 40 anos
O Ministério da Saúde vai garantir o acesso a mamografia no SUS a mulheres de 40 a 49 anos mesmo sem sinais ou sintomas de câncer. Essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença e a detecção precoce aumenta as chances de cura. A medida faz parte de um conjunto de ações anunciadas pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltado à melhoria do diagnóstico e assistência, com início do atendimento móvel em 22 estados pelo Agora Tem Especialistas e da oferta de medicamentos mais modernos.
A recomendação para as mulheres a partir dos 40 anos é que o exame seja feito sob demanda, em decisão conjunta com o profissional de saúde. A paciente deve ser orientada sobre os benefícios e desvantagens de fazer o rastreamento.
Outra medida é a ampliação da faixa etária para o rastreamento ativo, quando a mamografia deve ser solicitada de forma preventiva a cada dois anos. A idade limite, que até então era de 69 anos, passará a ser até 74 anos. Quase 60% dos casos da doença estão concentrados dos 50 aos 74 anos e o envelhecimento é um fator de risco para o câncer de mama.
Mulheres motoristas do BRT
Andréa Peneluc e Ilmara Sales, motoristas do BRT de Salvador, irão representar a capital baiana durante o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. O evento acontece nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Salvador concorre com as cidades de Itabirito (MG) e Recife (PE) na categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam, com o projeto Mulheres no Volante. Desenvolvida por meio das secretarias municipais de Mobilidade e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, a iniciativa visa ampliar a atuação do público feminino em segmentos profissionais do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus.
O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é promovido pela Plataforma Connected Smart Cities & Mobility, que reconhece ações inovadoras com impacto positivo na eficiência, segurança, mobilidade e inclusão social.
Considerado um dos maiores eventos de mobilidade urbana da América Latina, a premiação reúne organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva e considera questões relativas a transporte público, logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária.
Outubro Rosa
O Governo do Estado abre em 1º de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a edição 2025 do Outubro Rosa com uma ação intensificada de rastreamento do câncer de mama. Nesse dia começa a oferta de 40 mil mamografias que serão realizadas ao longo do mês para mulheres de 40 a 69 anos, público considerado prioritário na detecção precoce da doença.
Todos os exames serão feitos mediante agendamento prévio pelo BA.GOV.BR, a partir desta quarta-feira (24). Para apoiar quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a CCR Metrô, disponibilizará três pontos fixos de marcação em Salvador, localizados nas estações da Lapa, Mussurunga e Pirajá, com funcionamento nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 7h às 17h. As vagas serão disponibilizadas gradativamente.
Em Salvador, os exames serão realizados em carretas que têm a capacidade de realizar até 154 procedimentos por dia.
13ª Obsma
Estão abertas, até 30 de junho de 2026, as inscrições para a 13ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o regulamento, serão aceitas inscrições de projetos desenvolvidos por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos (EJA) e ensino técnico.
É preciso estar matriculado regularmente em escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) durante os anos de 2025 e/ou 2026. A inscrição na 13ª edição deverá ser realizada por um professor responsável, no site oficial do olimpíada.
De acordo com a Fiocruz, a iniciativa estimula a criação de projetos interdisciplinares que conectam saúde, meio ambiente e práticas educativas, formando novas gerações de cidadãos comprometidos com o futuro sustentável do planeta.
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente foi criada em 2001 e, ao longo de 12 edições, mobilizou mais de 510 mil estudantes, 28,5 mil professores e 3,6 mil escolas de todos os estados brasileiros. Os projetos podem ser inscritos nas modalidades: Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências. Nesta edição, são válidos os trabalhos realizados entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026.
Produtos da agricultura familiar
O Almacen Pepe firmou uma parceria inédita com o Governo da Bahia para a comercialização de produtos da agricultura familiar, do cooperativismo e da economia solidária. Os itens serão ofertados em uma gôndola especial, identificada nas lojas, além de utilizados na produção dos restaurantes e lanchonetes do grupo.
A iniciativa aproxima uma das marcas mais tradicionais do setor gastronômico e do varejo de Salvador, fundada pelos mesmos criadores da antiga Perini, de produtores organizados em cooperativas e associações apoiadas pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols), vinculados à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Atualmente, a Bahia conta com 23 Cesols em funcionamento em diferentes regiões da Bahia, que reúnem produtos de excelência em qualidade e diversidade e que em breve também serão encontrados no Almacen Pepe, a exemplo de chocolates, mel, cachaça, laticínios, café, azeites e licores.
Jumentos em Amargosa
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou a suspensão do projeto de uma empresa chinesa que pretende instalar uma base de criação e melhoramento genético de jumentos em Amargosa, no Recôncavo baiano.
De acordo com o MP, a proposta poderia resultar no abate sistemático dos animais, sem o devido controle institucional, ambiental e sanitário. O objetivo seria fornecer peles para a produção do ejiao, substância obtida do colágeno da pele dos jumentos e valorizada na medicina tradicional chinesa por supostos benefícios à saúde, como no tratamento de anemia, insônia, menstruação irregular e impotência sexual.
Especialistas, no entanto, ressaltam que não há comprovação científica sobre a eficácia do produto.
O protocolo apresentado pela empresa previa a introdução de tecnologias avançadas, como uso de sêmen congelado de jumento chinês, além de treinamentos técnicos pagos a criadores locais.
A cidade de Amargosa é hoje o maior fornecedor nacional de peles e carne de jumentos para o mercado asiático. A Bahia concentra ainda os três frigoríficos habilitados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) para o abate legal da espécie no Brasil.