20/09/2025 06h26
Foto: Ilustrativa
‘Selo Cidade Mulher’
Sancionada a Lei nº 15.214, que cria o Selo Cidade Mulher, distinção a ser entregue anualmente aos municípios que se destacarem na adesão a políticas públicas voltadas às mulheres.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19).
O selo será concedido conforme o engajamento dos municípios em ações como: promoção da igualdade entre mulheres e homens; combate à discriminação e à violência; universalidade de serviços e benefícios; participação ativa das mulheres nas políticas públicas; e transversalidade de gênero em todas as áreas
A análise também considerará iniciativas no enfrentamento à violência contra mulheres, ao tráfico de pessoas e à exploração sexual de meninas e adolescentes, além da defesa dos direitos de mulheres em situação de prisão.
Os municípios poderão criar organismos de políticas específicas, como Secretarias da Mulher, para fortalecer a pauta. A seleção dos vencedores levará em conta não apenas o cumprimento formal dos critérios, mas também a efetividade das políticas na melhoria das condições de vida e bem-estar das mulheres.
Remada Mar Limpo
A Praia da Preguiça, em Salvador, será o ponto de encontro para a nova edição da Remada Mar Limpo, neste sábado (20), a partir das 6h. A ação solidária integra a programação do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) e é promovida anualmente pelo clube de canoagem Kaiaulu Va’a.
Este ano, a iniciativa deve mobilizar cerca de 200 voluntários para a retirada de resíduos e lixo das praias e da Baía de Todos-os-Santos, gerando impacto positivo no ecossistema marítimo e na vida de milhares de pessoas.
No ano passado, a Remada Mar Limpo ganhou destaque nacional ao ser eleita pelo Instituto Limpa Brasil como o quarto evento mais relevante do Dia Mundial da Limpeza no país. Na ocasião, os voluntários conseguiram remover mais de uma tonelada de poluentes das águas e da faixa de areia da capital baiana.
Nesta edição, a iniciativa convida as comunidades do entorno do Comércio e outras localidades de Salvador para participar de uma mobilização social que vai além da limpeza. A programação inclui atividades de educação ambiental, reciclagem e conscientização sobre preservação da natureza.
O mutirão reunirá desportistas náuticos, atletas, ONGs, cooperativas e moradores, que contarão com barcos, eco peneiras e canoas havaianas para recolher os resíduos de forma eficiente.
Diversidade musical
A Praça Municipal, a Rua Chile e a Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador, serão palco de mais de 20 shows que acontecem neste final de semana, como parte da programação do Viver Salvador e do Festival da Primavera. Marcada pela diversidade musical, a programação inclui apresentações de DJs, grupos de hip-hop, jazz, MPB, samba e pagodão. Além dos espetáculos musicais, os eventos contarão também com atrações infantis e a Feira da Sé, reunindo expositores de artesanato, design, gastronomia, moda e antiquários.
A Feira Criativa Viver Salvador ocupa a Praça Municipal e a Rua Chile, das 16h às 22h. Já os shows iniciam sempre às 18h, exceto no domingo, quando a programação infantil começa às 17h. Entre as atrações confirmadas, estão o Dj Leo Mello, Rama Montenegro, Dj Pólen, Pradarrum de Gabi Guedes, Illy, Dj Leo Schlang e Maira Lins.
Já o Festival Primavera movimenta a Praça da Cruz Caída, com shows que acontecem a partir das 18h. Do samba ao pagodão, passarão pelo palco da festa artistas como Tiri, Zaí, Gabi da Oxe, Marcia Castro, Sambaiana, Nêssa, DJ Belle, O Quadro, Afrocidade, Ravi Lobo e Fantasmão.
Feira das Artes da Primavera
A Feira das Artes da Primavera vai preencher a Praça do Campo Grande, em Salvador, com muitos cheiros, cores, sabores e diversão. Mmais de 400 artesãos vindo de 30 municípios baianos estão reunidos na 11ª edição do evento, que segue até o dia 28 de setembro, diariamente, das 9h às 20h.
Realizada pela Associação dos Artesãos da Bahia, a feira conta com o apoio da Prefeitura de Salvador e integra a programação do Festival da Primavera. Os expositores levarão ao público peças como a cerâmica de Maragogipinho, as cestarias e renda de bilro de Ilha de Maré e outros produtos feitos com pedras, couro, madeira, fibras naturais, linhas, tecidos, reciclagens, pinturas, esculturas, plantas e flores cultivadas no sistema de agricultura familiar. Além disso, o público poderá participar de diversas oficinas, prestigiar uma exposição de móveis antigos, entre outras atividades.
“Rua Sinalizada”
O projeto “Rua Sinalizada” volta aos espaços públicos de Salvador neste domingo (21), dentro da programação especial do mês dedicado à visibilidade, conscientização e celebração de pessoas surdas, o “Setembro Azul” — ou “Setembro Surdo”. Às 14h, na Praça do Museu de Arte Moderna da Bahia, acontece a oficina gratuita “Placas Cartográficas”, que convida os participantes a criarem placas simbólicas que expressam sentimentos, desejos e necessidades da comunidade em relação ao território onde vivem.
A partir de conversas sobre o cotidiano e o pertencimento à cidade, cada pessoa transforma suas percepções em intervenções artísticas no espaço urbano. A ação dá voz às vivências locais por meio da arte, mesclando afeto, crítica e imaginação coletiva. A oficina será conduzida em Língua Portuguesa e Libras, com audiodescrição aberta para pessoas cegas.
Construtora Tenda abriu 15 vagas
Profissionais da construção civil têm novas oportunidades em Salvador e na Região Metropolitana. A Construtora Tenda abriu 15 vagas para funções de montador de forma de alumínio, pedreiro, pintor, ceramista e operador de acabamento.
As candidaturas podem ser feitas até 30 de setembro pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (71) 99963-0011.
O pacote de benefícios inclui folga de aniversário, vale-refeição, vale-transporte, planos de saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio-creche para mães de crianças de até dois anos e licença-paternidade estendida.
Há ainda clube de parcerias, descontos em ingressos de cinema e farmácias, previdência privada e acesso a academias conveniadas ao Wellhub (antigo Gympass).
A seleção busca profissionais qualificados para atuar em obras na capital baiana e cidades próximas.
Taxa de Preservação Ambiental
Considerado um dos principais destinos turísticos da Bahia, Porto Seguro pode ter uma importante novidade para quem deseja visitar o local. A Câmara Municipal aprovou a criação de uma Taxa de Preservação Ambiental, que visa arrecadar fundos para uma série de ações que vão desde a preservação ambiental e recuperação de vias até o aprimoramento do transporte coletivo, mobilidade urbana e segurança pública. A medida foi proposta pelo prefeito Jânio Natal e ainda precisa ser sancionada para entrar em vigor.
De acordo com o projeto, moradores, trabalhadores locais, veículos oficiais e em serviço que passarem pela cidade no prazo de até seis horas estarão isentos da cobrança. A expectativa é que a TPA passe a valer em janeiro de 2026.
Minimizar o impacto ambiental
A organização da Maratona Salvador fará uma importante ação para minimizar o impacto ambiental do evento, que acontece neste sábado e domingo (20 e 21), reunindo mais de 12 mil atletas. A estimativa é que sejam recolhidas mais de 7,5 toneladas de resíduos recicláveis, incluindo plásticos, papelão e material orgânico.
A ação contará com a parceria da cooperativa Cooperguary, que fará a coleta seletiva de resíduos secos, valorizando os catadores e a economia circular. Os resíduos orgânicos serão compostados pela Compostar. O percurso contará com zonas de descarte, que estarão posicionadas após os pontos de hidratação, além de lixeiras de coleta seletiva dispostas na arena de partida e chegada.
Haverá ainda um stand da Compostar, onde serão realizadas atividades educativas, incluindo oficina de compostagem e reciclagem, leitura de livros infantis ligados ao meio ambiente, brinquedos feitos com material de reuso, exposição de fotos de impacto ambiental e o ecoponto.
World Clean Up Day
O Salvador Bahia Airport, integrante da rede Vinci Airports, em parceria com o Metrô Bahia, promove neste sábado (20), a partir das 7h30, uma grande ação como parte do World Clean Up Day. A atividade será realizada na Praia de Itapuã (trecho da Rua K/Rua da Música), com ponto de encontro no aeroporto, de onde sairá um ônibus elétrico rumo ao local.
A iniciativa reunirá cerca de 100 voluntários, entre empregados e familiares, em atividades de coleta de resíduos na areia e subaquática (com mergulhadores profissionais), segregação e pesagem do material coletado, além de ações educativas com comerciantes locais. Também haverá serviços gratuitos de medição de glicemia, aferição de pressão e massagem.
Os resíduos recicláveis serão destinados à Camapet (Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental) e os não recicláveis encaminhados para coprocessamento pelo Aeroporto.
A programação segue até as 11h, quando será divulgado o resultado da ação. O evento integra o movimento World Clean Up Day, que já reuniu mais de 114 milhões de pessoas em 211 países para enfrentar a crise do lixo, e em 2024 passou a integrar o Calendário Internacional das Nações Unidas.