Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

19/09/2025 06h30

Foto: Semob PMS - Divulgação

Estacionamento de patinetes elétricos

Após o período de testes e regulamentação, a Prefeitura de Salvador inicia uma nova etapa na organização do uso dos patinetes elétricos na cidade. A Secretaria de Mobilidade está implantando demarcações físicas para indicar ao público onde ficam as estações virtuais existentes no aplicativo para que sejam estacionados os veículos. O objetivo é dar ainda mais clareza e informação a quem utiliza o serviço.

Nesta primeira fase, oito locais na Barra, que concentram o maior número de retiradas e devoluções, receberam sinalização horizontal no piso para indicar o espaço de estacionamento dos patinetes. O objetivo é garantir que os usuários encontrem facilmente onde iniciar e encerrar as viagens, já que o aplicativo segue exigindo a coleta e devolução exclusivamente dentro das estações virtuais rastreadas por GPS. Até o fim do ano, a previsão é que as 30 estações mais movimentadas também recebam a demarcação física.

Atualmente, a capital baiana conta com 938 equipamentos em operação e mais de 132 mil usuários cadastrados na plataforma. Em oito meses de operação, já foram realizadas 91 escolas de condução, que capacitaram mais de 5,4 mil pessoas. As escolas são realizadas todos os finais de semana, tendo como pontos fixos a Av. Magalhães Neto e o Jardim dos Namorados.

Vagas de estágio

O Metrô Bahia está com inscrições abertas para as vagas de estágio em Planejamento e Controle da Manutenção e de Técnico em Manutenção Civil. Os interessados nas oportunidades podem se inscrever até 23 de setembro, pelo site da concessionária, na aba “Trabalhe Conosco”: www.ccrmetrobahia.com.br

Para a vaga de estágio, os estudantes devem cursar a partir do 5° semestre, as seguintes Engenharias: Mecânica, Produção, Civil, Elétrica, Eletrônica ou Eletromecânica. Além disso, é preciso ter conhecimento intermediário em Excel, boa capacidade analítica, organização, atenção aos detalhes, facilidade de comunicação e trabalho em equipe.

Quem deseja concorrer à vaga de técnico em Manutenção Civil, precisa ter curso técnico completo em edificações ou construção civil; conhecimento em estruturas metálicas e de concreto armado (OAE, OAC, Taludes e Contenções); disponibilidade para trabalhos em escalas diurnas e noturnas e conhecimento em pacote office, AutoCAD e SAP.

Quem for selecionado vai receber assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-refeição e/ou alimentação, folga no dia do aniversário, Wellhub, política de flexibilidade na jornada de trabalho, entre outros.

“Compasso que salva vidas”

O Movimento Banjo Novo, em parceria com a Hemoba, anuncia a campanha “Compasso que salva vidas”, uma iniciativa que visa mobilizar a população soteropolitana para a doação de sangue. A mobilização principal ocorrerá no “Dia D”, nesta sexta-feira (19), marcando o ponto alto da campanha. O Movimento Banjo Novo convoca seus adeptos, entusiastas do samba e toda a população a comparecer à sede da Hemoba em Salvador, localizada na Av. Vasco da Gama, s/n – Brotas, vestindo branco, para realizar a doação.

Para participar, é essencial atender a alguns critérios básicos de doação: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de consentimento dos pais/responsáveis), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

O processo de doação é rápido e seguro, incluindo um cadastro, triagem clínica para avaliação da aptidão, a coleta em si (que dura cerca de 10 a 15 minutos) e um breve período de recuperação com lanche.

Sistema de hospedagem no país

Com o objetivo de oferecer mais agilidade, segurança e modernização nos serviços de hospedagem, o Ministério do Turismo instituiu, nesta semana, a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes em formato digital. Entre os principais benefícios da medida, estão a desburocratização do processo de check-in e check-out, que promove a economia de tempo para os hóspedes, além da geração de estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo turístico nacional, que serão usadas para a elaboração de políticas públicas.

Desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados, a plataforma permite integração com sistemas de gestão hoteleira, autenticação via gov.br, pré-preenchimento automático de dados e realização de pré-check-in por QR Code ou link. A solução também assegura conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Plataforma ba.gov.br

O governo baiano acaba de contabilizar as marcas de 6,5 milhões de cidadãos cadastrados e 40 milhões de atendimentos digitais realizados por meio da plataforma de serviços públicos digitais ba.gov.br (www.ba.gov.br). Os números são mais uma demonstração da expansão da plataforma que já ganhou vários prêmios nacionais e se tornou referência no processo de transformação digital no setor público do país.

Com a divulgação dos novos números, o volume de usuários cadastrados à plataforma já corresponde a pouco mais de 43,7% da população total do Estado, estimada atualmente em 14,8 milhões de pessoas de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

No momento, os cidadãos baianos têm a sua disposição na plataforma 500 diferentes serviços, e a inclusão de novas facilidades tem sido constante. Só nos últimos meses de julho e agosto, 23 funcionalidades passaram a ser ofertada por meio da ferramenta, a exemplo da consulta virtual de informações para motoristas e proprietários de veículos e uma série de solicitações úteis para estudantes de universidades estaduais baianas (Uneb, Uefs e Uesb).

Festival de Jazz do Capão

O Festival de Jazz do Capão (FJC) chega à sua 12ª edição em 2025 celebrando 15 anos de história com o tema “Resistir com Alegria e Arte”. O evento acontece nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), no Circo do Capão, em Palmeiras, na Chapada Diamantina, a 440 km de Salvador. A programação é gratuita e reúne seis shows com artistas regionais, nacionais e internacionais, além de workshops, ações ambientais e experiências culturais que reforçam o compromisso do festival com a arte, a inclusão e a sustentabilidade.

Com curadoria do músico e idealizador Rowney Scott, o festival mantém sua proposta de oferecer experiências musicais de alta qualidade técnica e sensibilidade artística. Ao longo de sua trajetória, o FJC já recebeu nomes como Egberto Gismonti, Ivan Lins, Hermeto Pascoal, Orkestra Rumpilezz, Naná Vasconcelos, entre outros.

Lista de Líderes em Sustentabilidade da Forbes

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, entrou para a lista de Líderes em Sustentabilidade da Forbes, divulgada nesta quinta-feira (18). O ranking homenageia 50 pessoas que “estão ditando o ritmo para uma economia justa e sustentável, definindo o que significa liderança climática nos dias de hoje”. A revista destaca no perfil de Marina a sua atuação no combate ao desmatamento e no fortalecimento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

“Sua maior conquista desde que assumiu o cargo de ministra do Meio Ambiente do Brasil, em 2023, foi o combate ao desmatamento. Dados de satélite do seu primeiro ano no cargo mostram que o desmatamento na Amazônia teve uma redução de 31% em relação ao ano anterior, atingindo a menor taxa anual em nove anos, e 25% no Cerrado, o segundo maior bioma do país (…) Sob sua liderança, o Ibama intensificou a repressão a pecuaristas e caçadores ilegais, assumindo o controle de terras desmatadas ilegalmente, aumentando as operações de fiscalização e reforçando o monitoramento remoto”, diz o texto.

“O Beijo no Asfalto”

A capital baiana recebe a estreia da nova montagem de “O Beijo no Asfalto”, clássico do dramaturgo Nelson Rodrigues. As apresentações acontecem nos dias 19 e 20 de setembro, às 20h, no Teatro FARESI (antigo Teatro ISBA), em Ondina, com direção de Fábio Tavares e produção do Centro Cultural Ensaio.

A montagem propõe uma releitura contemporânea da obra, que segue atual ao discutir temas como moralidade, opinião pública, repressão e violência simbólica. A trama gira em torno de Arandir, que, ao atender ao último pedido de um atropelado e beijá-lo na boca, vê o gesto de compaixão se transformar em um escândalo midiático — impulsionado pelo repórter Amado Ribeiro e pelo delegado Cunha.

O elenco reúne os atores Arthur Celis, Augusto Barbosa, Freitas Jr., Juliana Costa, Maria Braga, Muntaser Khalil e Natália Britto.

Episódios de violência armada

Salvador registrou episódios de violência armada em 146 bairros em 2025, o que corresponde a 85,38% do total de logradouros da capital baiana. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Fogo Cruzado.

De janeiro até a última quarta-feira (17), foram contabilizados 856 tiroteios, que resultaram em 647 mortes e 188 pessoas feridas.

Entre as localidades com mais ocorrências estão Tancredo Neves, Lobato e Mussurunga, cada uma com mais de 25 confrontos neste ano. O destaque negativo é Tancredo Neves, que lidera o ranking com cerca de 29 tiroteios. Na sequência aparecem Federação e Fazenda Coutos, completando o top 5 de regiões mais violentas da cidade.

O bairro da Federação chama atenção pelo crescimento recente no número de casos. A região foi alvo de operações policiais voltadas ao combate de facções criminosas que disputam território recentemente.