10/09/2025 06h30
Foto: Jefferson Peixoto - PMS
Mulheres no Volante
Com o projeto ‘Mulheres no Volante’, Salvador foi selecionada como finalista nacional do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025, na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam”. A premiação, promovida pela Plataforma Connected Smart Cities & Mobility, reconhece ações inovadoras com impacto positivo na eficiência, segurança, mobilidade e inclusão social. A cerimônia será realizada no dia 25 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Criado em 2022 pela Prefeitura, através das secretarias de Mobilidade e de Políticas para as Mulheres e Juventude, o programa ‘Mulheres no Volante’ já capacitou 250 mulheres em Salvador. Destas, 110 já foram absorvidas pelo mercado de trabalho e dirigem ônibus do transporte coletivo municipal e veículos do BRT. De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, a iniciativa nasceu da necessidade de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para se tornarem motoristas profissionais.
Considerado o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana leva em consideração questões relativas a transporte público e logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária. A iniciativa tem como objetivo reunir organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva. A capital baiana concorre com as cidades de Itabirito, em Minas Gerais, e Recife, em Pernambuco.
Lei que cria a Seponte
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues encaminhou nesta terça-feira (9) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o projeto de lei que cria a Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte).
A nova pasta terá caráter provisório e ficará responsável pelo projeto da ponte até que a administração seja transferida para uma Parceria Público-Privada (PPP).
Com início das obras previsto para junho de 2026, a Ponte Salvador-Itaparica é considerada uma das maiores intervenções de infraestrutura do Brasil. O investimento, estimado em R$ 12 bilhões, envolve recursos privados e contrapartida do Estado.
O projeto prevê cinco trechos: acessos viários em Salvador, a ponte principal de 12,4 km, chegada à Ilha, desvio de Mar Grande e duplicação da BA-001 entre Cacha Pregos e a Ponte do Funil. A expectativa é de gerar 7 mil empregos diretos e indiretos, além de impulsionar o turismo e facilitar o acesso de comunidades da Ilha a serviços e bens essenciais.
Rio Pipeline & Logistics 2025
O Rio de Janeiro está sendo palco, até quinta-feira (11), da Rio Pipeline & Logistics 2025, promovida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). A feira internacional acontece no ExpoRio Cidade Nova e reune mais de 10 mil visitantes e especialistas vindos de 29 países, consolidando-se como um dos maiores encontros globais da indústria de dutos, transporte e logística.
Além de debater os principais desafios do setor de petróleo, gás e combustíveis, o evento também terá foco em temas estratégicos como descarbonização, novos combustíveis, inteligência artificial e infraestrutura logística.
A edição deste ano é a maior já realizada. Em comparação com 2023, o evento registrou crescimento de 55% no número de trabalhos técnicos inscritos, 40% a mais de expositores e aumento de 25% no total de congressistas.
Contratação da Azul
A companhia aérea Azul está com 58 vagas abertas para contratação efetiva e composição de banco de talentos em diversas áreas nas regiões Norte (Pará e Amazonas), Nordeste (Pernambuco e Paraíba), Distrito Federal (Brasília) e Sudeste (São Paulo e Minas Gerais). Desse total, 46 oportunidades estão concentradas em São Paulo, nas cidades de Campinas, Guarulhos e, principalmente, Barueri.
No geral, são oportunidades para analista de Dados e Analytics, executivo de Vendas, coordenador para Vendas de Cargas Internacionais, especialistas em Compras e Contratos e muitas outras. Em Barueri - que possui um dos maiores PIBs do Brasil - há vagas para o escritório da companhia, em Alphaville, com oportunidades para analista de Telecom (Pleno e Sênior), analista de Parcerias e analista de Produtos. Há oportunidades com modelo de trabalho presencial e também híbrido.
Já para Campinas/Viracopos, principal hub da Azul - onde a aérea mantém seu Hangar de Manutenção - há, por exemplo, vagas para engenheiro de Segurança do Trabalho, agente de Aeroporto, analista de Planejamento e Controle de Manutenção. Vale destacar que a seleção também contempla vagas afirmativas, como para Pessoas com Deficiência (PcD) para agente de Aeroporto para as bases de João Pessoa (PB), Recife (PE) e Campinas/Viracopos (SP), além de agente de Excelência ao Cliente para Belo Horizonte/Confins (MG).
Publicação inédita
Nesta quarta-feira (10), às 10 horas, o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), em parceria com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), promoverá o lançamento online do estudo “Análise Socioeconômica do Comércio Brasil-China: Emprego, Renda, Gênero e Raça nas Empresas que Comercializam com a China”.
A publicação inédita revela os desdobramentos sociais da relação comercial entre os dois países, examinando de que forma o comércio bilateral impacta a geração de emprego, a renda e a inclusão produtiva no Brasil. O estudo investiga, entre outros aspectos, os empregos gerados pelas empresas exportadoras e importadoras, os níveis de remuneração praticados e os recortes de gênero e raça na inserção da força de trabalho brasileira nesse contexto.
Oficina de maquiagem profissional
Um dos principais nomes da moda e da beleza no Brasil, Fernando Torquatto estará em Salvador na quinta-feira (11) para ministrar uma oficina de maquiagem profissional no Instituto Quabales, no Nordeste de Amaralina. Com 30 anos de carreira, ele é maquiador de celebridades, fotógrafo e consultor de grandes marcas.
Além de Toquatto, a maquiadora e penteadista Tainá Melo, que soma 10 anos de experiência, também participa do encontro. São 30 vagas e as inscrições seguem abertas no linktr.ee/quabalesoficial, com triagem voltada a selecionar pessoas que já atuam na área e buscam aperfeiçoamento.
A atividade integra o Festival Quabales — Empreendedorismo, Arte, Cultura e Meio Ambiente, que conta com uma série de oficinas gratuitas promovidas pelo instituto em parceria com o Sebrae. O projeto é idealizado pelo multi-instrumentista baiano Marivaldo dos Santos e pela produtora cultural Fernanda Mello.
O Quabales é um projeto sociocultural criado em 2012 pelo baiano Marivaldo dos Santos, integrante do grupo musical internacional Stomp, em parceria com a produtora cultural Fernanda Mello. Sediado no Nordeste de Amaralina e com apoio público de artistas como Ivete Sangalo e Preta Gil, o instituto promove formação artística e empreendedora para jovens da comunidade, unindo música, dança, teatro, tecnologia, moda e sustentabilidade.
Festival Zona Mundi
Salvador se prepara para receber, a partir desta quarta-feira (10) até domingo (14), a 10ª edição do Festival Zona Mundi, que chega para celebrar uma década de arte, música, tecnologia e formação. O evento, que tem a Fundação Gregório de Mattos (FGM) como patrocinadora, ocupará diferentes espaços culturais da cidade, conectando a cena local com expressões artísticas de diversas partes do mundo, reafirmando a cidade como ponto de encontro de tradições, experimentações e diálogos globais.
O festival ganha este ano a conotação de ocupação, transitando da cidade alta à cidade baixa. Serão cinco dias de intensa programação, com 21 artistas e 12 players envolvidos em performances e espaços de networking. A proposta é dinamizar a cidade, reforçando sua posição como centro de inovação cultural.
Entre os destaques estão o encontro do Circuito Petrobras de Festivais, painéis voltados para a economia criativa e para as Cidades da Música reconhecidas pela Unesco, além de shows. As atividades acontecem no Cinema do Museu, Complexo Cultural da Barroquinha, nos largos Teresa Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro d’Água (todos no Pelourinho) e no Trapiche Barnabé.
A programação completa do Festival Zona Mundi pode ser acessada no site da FGM, através do link: https://fgm.salvador.ba.gov.br/festival-zona-mundi-celebra-arte-e-inovacao-na-10a-edicao-em-salvador/.
Envenenamento
Ao longo dos últimos 10 anos, o Brasil contabilizou 45.511 atendimentos em emergências da rede pública relacionados a envenenamento que precisaram de internação. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).
O levantamento mostra que, além de envenenamentos classificados como acidentais ou indeterminados, 3.461 pacientes internados via Sistema Único de Saúde (SUS) sofreram intoxicação proposital causada por terceiros.
Com base na série histórica, o país registrou média de 4.551 casos de envenenamento ao ano no período entre 2009 e 2024.
Esse índice fica em torno de 379 registros ao mês e 12,6 ao dia. Isso significa que, a cada duas horas, uma pessoa deu entrada numa emergência da rede pública em consequência de ingestão de substâncias tóxicas ou que causaram reações graves dentro do período analisado.
No comunicado, a entidade reforça a relevância de médicos emergencistas em situações críticas, incluindo casos de envenenamento, e alerta para a facilidade de acesso a venenos, para a falta de fiscalização e de regulamentação, para a impunidade e para o uso em contextos íntimos – muitas vezes, com motivações emocionais.