03/09/2025 06h35
Foto: Matheus Lemos - Sema - Inema
Parque do Abaeté celebra 32 anos
Símbolo cultural e ambiental de Salvador, o Parque Metropolitano do Abaeté completa, nesta quarta-feira (3), 32 anos de criação. Gerido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o território é marcado por forte valor simbólico e reúne tradições das religiões de matriz africana, além do trabalho histórico das lavadeiras, lendas populares e narrativas inspiradas em suas águas escuras, em contraste com as dunas de areia branca.
Para marcar o aniversário, o Governo da Bahia promove a entrega da primeira etapa das obras de requalificação do Centro de Atividades do Parque, executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e acompanhadas pelo Inema, com investimento de R$ 5,1 milhões, recursos do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa).
Criado em 3 de setembro de 1993, o Parque está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas e Dunas do Abaeté. Ao todo, são 18 lagoas interligadas, dunas, vegetação de restinga e espécies nativas em uma área de 12.870 m² e 225 hectares urbanizados.
Programa Geração SSA
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), abriu 3,7 mil vagas para cursos gratuitos do Programa Geração SSA, voltado a jovens entre 16 e 25 anos. As capacitações são 100% online e abordam temas como soft skills, empreendedorismo, economia criativa e tecnologia.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/3JBrHij ou presencialmente nas unidades do Prefeitura-Bairro e no Simm (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra), no Comércio. As vagas permanecem disponíveis até serem totalmente preenchidas.
Lançado no início de 2024, o programa já capacitou mais de 2 mil jovens. A meta é alcançar 6 mil participantes até o fim de 2025.
Com duração de até seis meses, os cursos oferecem, além das aulas online, a chance de participar de projetos voltados para áreas estratégicas da economia de Salvador. Ao final da formação, os alunos ainda podem ser contratados por empresas parceiras.
Feira de Flores de Holambra
A Primavera se aproxima com um convite da Ferreira Costa Barris, que, até o dia 14 de setembro, recebe a tradicional Feira de Flores de Holambra, transformando o espaço em um verdadeiro jardim de aromas e cores.
Os visitantes poderão se encantar com a diversidade de espécies reunidas, que vão das delicadas orquídeas e dos bonsais que simbolizam paciência, às violetas, cactos e suculentas, ideais para quem busca plantas resistentes.
Mais do que um evento, a Feira de Holambra é uma experiência sensorial. Cada pessoa pode encontrar a flor que melhor traduz o seu momento, o presente ideal para alguém especial ou o detalhe perfeito para transformar qualquer ambiente.
Para facilitar, vendedores estarão disponíveis para orientar sobre cultivo, rega e cuidados que prolongam a beleza das plantas e o estacionamento será gratuito. O cliente pode visitar o espaço de segunda a sábado, das 8h às 21h, e aos domingos, das 9h às 19h.
“Golpe do falso advogado”
Desde que foi criado, em 2023, o canal de denúncias da Ordem do Advogados – Secção Bahia (OAB-BA) já registrou ao menos 1.220 denúncias de profissionais contra o “golpe do falso advogado”, em todo o estado. Desses, 477 foram oficializados como boletins de ocorrências. Para combater o crime, a Ordem lançou uma cartilha para auxiliar pessoas que pode se tornar alvo do crime.
Segundo a Ordem, os principais alvos dos golpes são idosos, aposentados e trabalhadores como processos em andamento. Os criminosos costumam se aproveitar das informações públicas acerca de processos na justiça, para clonar perfis de advogados e induzir as vítimas a fazerem transferências bancárias urgentes com base em mentiras.
O “golpe do falso advogado” é considerado estelionato qualificado, cujas penas podem variar entre quatro e oito anos de reclusão e multa. Caso a vítima seja uma pessoa idosa ou vulnerável, a pena pode ser aplicada em dobro.
Os criminosos exploram as informações públicas que constam em processos judiciais. Nomes das partes envolvidas na ação, CPFs e nomes dos advogados são algumas das informações colhidas.
Cursos gratuitos de formação artística
As Escolas Criativas Boca de Brasa estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de formação artística em Salvador. Os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira (5), no site oficial da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Entre as opções, estão oficinas de teatro, percussão, fotografia, audiovisual e dança.
As vagas contemplam os polos de Pau da Lima, Valéria, Cidade Baixa e Liberdade/São Caetano. A iniciativa integra o Programa Boca de Brasa, da FGM, voltado a reconhecer talentos locais e valorizar a identidade cultural dos bairros de Salvador.
Além do certificado, todos os participantes terão a oportunidade de se apresentar em dois grandes eventos: o Palco Aberto Boca de Brasa, que acontece em janeiro de 2026, nos territórios das Escolas Criativas; e o Movimento Boca de Brasa, festival realizado em março, no Quarteirão das Artes, como parte da programação do aniversário da cidade.
III Seminário Nacional da Mulher Economista e Diversidade
Nos dias 4 e 5 de setembro, Salvador receberá o III Seminário Nacional da Mulher Economista e Diversidade, com o tema “Violência de Gênero e Economia: Impactos e Saídas Possíveis pelas Vias da Empregabilidade e do Empreendedorismo”. O encontro reunirá especialistas, autoridades e lideranças femininas para discutir como a violência afeta a produtividade, o crescimento econômico e o desenvolvimento social do país.
A programação inclui palestra magna com Luciana Mendes Santos Servo (Ipea), Marilane Oliveira Teixeira (Unicamp) e Lis Helena de Souza Borges (SEI Bahia), além de painéis sobre mercado de trabalho, assédio moral, economia feminista, empreendedorismo e os avanços das mulheres economistas no Brasil. Ao final, será apresentada a “Carta de Salvador”, com propostas de enfrentamento e inclusão produtiva.
Visto para os EUA
As novas regras de solicitação de visto para quem deseja viajar aos Estados Unidos a turismo ou a negócios já estão em vigor. Agora, a entrevista presencial com um funcionário do consulado será obrigatória, mesmo para crianças menores de 14 anos e idosos a partir de 80 anos, antes isentos desta etapa. A mudança vale para cidadãos de todos os países e foi anunciada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos no último mês de julho.
A isenção de entrevista ainda vale para solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais, funcionários de organizações internacionais e militares e para quem vai renovar um visto que expirou há menos de 12 meses e tinha pelo menos 18 anos quando o visto anterior foi emitido. Neste último caso, o viajante deve aplicar o pedido no país de nacionalidade ou residência, nunca ter tido um visto para os EUA recusado e não ter inelegibilidade aparente ou potencial.
Os agentes consulares ainda podem exigir entrevistas presenciais, caso a caso, por qualquer motivo. No Brasil, há unidades consulares dos Estados Unidos em Brasília, São Paulo, Porto Alegre, no Recife e Rio de Janeiro.
O visto para não imigrantes serve para o estrangeiro entrar nos Estados Unidos temporariamente, tendo diversos prazos de validade e finalidades como turismo, negócios, trabalho temporário, tratamento médico e estudos. Trata-se de um documento diferente daquele concedido para os imigrantes que têm relações familiares ou de trabalho que as permitem viver permanentemente no país norte-americano.