16/08/2025 06h30
Foto: Associação Meu Sorriso - Divulgação
Viver a Cidade promove lazer e esporte para pessoas com deficiência
Pessoas com Deficiência e seus familiares e cuidadores estão convidados a participar do projeto Viver a Cidade na manhã deste domingo (17), na Avenida Professor Magalhães Neto, na Pituba, em Salvador.
A iniciativa disponibiliza uma série de equipamentos adaptados, como cadeiras e bicicletas, para que todos possam ter um momento de lazer e atividade física ao ar livre: sejam elas pessoas cegas ou com baixa visão, com baixo equilíbrio, com paralisia cerebral, com deficiências intelectuais, com deficiência física, com membro amputado, com nanismo, entre muitos outros.
Todos os equipamentos adaptados estarão disponíveis gratuitamente, juntamente com o apoio técnico de colaboradores e voluntários, das 8h às 12, na via marginal da Av. Magalhães Neto, na altura do Hospital da Bahia.
O projeto está sendo viabilizado pela Prefeitura de Salvador, por meio do programa Viva Esporte, e conduzido pela Associação Meu Sorriso. A atividade ocorre um domingo por mês até maio de 2026. O calendário com as próximas datas pode ser acessado no perfil da organização @projeto.meusorriso.
Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, reconhecido em 2023 como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, recebeu a certificação oficial da Unesco.
O título chega em um momento de crescimento no turismo do Maranhão. De acordo com o IBGE, o setor registrou aumento de 44%, impulsionado pelo maior fluxo de visitantes dos últimos 13 anos no período junino.
Em junho, quase 90 mil turistas desembarcaram em São Luís, número 19% superior ao registrado em 2024, tendência que também beneficia outras cidades, como Imperatriz.
Campeonato Baiano de Arrancada
A orla de Salvador recebe domingo (17), carros e pilotos que vão participar do Campeonato Baiano de Arrancada. Na ocasião, amantes de carro vão poder conferir modelos tunados, que vão sair desfilando em carreata do Rio Vermelho com destino à Pituaçu, a partir das 10h.
A competição do automobilismo acontece no próximo dia 24 de agosto, em Camaçari. Na ocasião, haverá disputas por duplas de carro/piloto.
Samba de Roda no Gabinete
As portas do Gabinete Português de Leitura, na Praça da Piedade, em Salvador, se abrem para o Samba de Roda no Gabinete, evento que une música e história, neste sábado (16). Como parte da programação do Festival Internacional de Portugal e da Língua Portuguesa, o evento traz à tona a influência lusitana na música brasileira, com destaque especial para a viola-machete e sua presença no samba de roda. O evento é gratuito e aberto ao público.
As portas do palacete se abrem às 14 horas. A tarde começa com a participação de Cássio Nobre, musicólogo e professor, que fará uma apresentação no Salão Nobre sobre a história dessa viola: como foi criada, como chegou ao Brasil e como circulou, dentre tantos outros lugares, pelo nosso estado. Logo após, segue-se uma apresentação do Grupo Samba Chula Filhos de Oyò.
A viola-machete é um instrumento de cordas típico do norte de Portugal, que chegou ao Brasil com imigrantes portugueses no século XIX. Ela foi sendo disseminada por diversos outros lugares durante a caminhada desses grupos pelo Recôncavo baiano, onde
Festival Baiano de Cafés
A capital baiana sedia neste fim de semana o Festival Baiano de Cafés, evento que promete movimentar o Trapiche Barnabé com mais de 70 expositores de diversas regiões do país. Com o tema “O Futuro do Café”, o festival propõe uma imersão nos desafios, tendências e inovações da cadeia produtiva cafeeira brasileira.
A programação inclui rodas de conversa, oficinas, cursos, sessões de degustação e shows, distribuídos em três espaços principais.
O festival reunirá produtores, torrefações, cafeterias e marcas de café da Bahia e de outros estados. A gastronomia terá presença de destaque, com harmonizações entre cafés especiais e culinária artesanal, além de drinks à base de café e matcha.
Os ingressos custam a partir de R$ 30 e estão à venda pela plataforma Sympla. A expectativa é de atrair um público diverso, incluindo apaixonados por café, produtores, baristas, imprensa especializada e empreendedores do setor.
Navios militares abrem para visitação
Neste domingo (17), Salvador recebe dois gigantes dos mares: a Fragata “Independência”, da Marinha do Brasil, e a Corveta “Espora”, da Armada Argentina. As embarcações estarão abertas à visitação pública e gratuita, no Porto de Salvador, no bairro do Comércio.
A ação faz parte de um intercâmbio entre as forças navais do Brasil e da Argentina, e promete atrair o público que tem curiosidade sobre o universo naval.
É uma oportunidade única para conhecer de perto duas embarcações militares que operam em missões estratégicas, com tecnologia de ponta e história no mar.
A visitação acontece das 13h às 17h. A entrada é gratuita e a programação é aberta a todas as idades.
Homenagem à Revolta dos Búzios
O ritmo do Olodum vai ecoar mais uma vez no coração do Pelourinho. Neste domingo (17), o bloco realiza um ensaio especial em homenagem aos 227 anos da Revolta dos Búzios, a partir das 14h, na Praça das Artes, em frente à Casa do Olodum.
O evento celebra os ideais de liberdade e igualdade defendidos pelos mártires Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus, líderes do movimento revolucionário ocorrido em 1798, que marcou a história da Bahia.
Mais do que um ensaio, o encontro será também uma celebração da cultura afro-brasileira e preparação para o Carnaval 2026, que terá como tema “Máscaras Africanas – Magia e Beleza”. As músicas desenvolvidas com essa temática concorrerão no Femadum 2025, o tradicional festival de músicas do bloco.
Os ingressos já estão à venda pela plataforma MeuBilhete e presencialmente na Casa do Olodum, com valores a partir de R$ 70 (meia solidária). A classificação etária é 18 anos.
Programa Viver Salvador
A 1ª edição do Programa Viver Salvador vai aquecer o bairro do Comércio neste domingo (17), quando o trecho entre o Doca 1 e o Mercado Modelo será fechado para atividades culturais, recebendo espaço kids, apresentações de samba, hip hop, capoeira, feira de economia criativa, stand up paddle, vela e canoagem. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
O Viver Salvador promove o calendário cultural e estimula vivências afetivas na cidade por meio da ocupação dos espaços públicos. O projeto transforma as ruas da cidade em grandes espaços de convivência, arte, cultura, lazer e esporte, convidando toda a família a viver e ocupar Salvador.
Com periodicidade quinzenal, o Viver Salvador terá sua primeira edição no bairro do Comércio — território histórico em processo de revitalização — e se estenderá a outros bairros, sempre valorizando as vocações locais e os talentos de cada região. No Comércio, o projeto se soma a outras ações estratégicas para consolidar o bairro como Distrito Criativo, gerando oportunidades para artistas, empreendedores e trabalhadores da economia criativa, além de dinamizar o espaço urbano.
Descoberta de navio na Baía de Todos-os-Santos
Um pedaço da história voltou a aparecer nas águas profundas de Salvador, na Bahia. Trata-se do Belmonte, embarcação de 36,9 metros construída na Alemanha em 1914, que naufragou na Baía de Todos-os-Santos em 1941.
Segundo o médico e mergulhador László Mocsári, responsável por comunicar a descoberta ao projeto Naufrágios do Brasil, o Belmonte operava no transporte de mercadorias entre portos nacionais, prática conhecida como navegação de cabotagem, desde pelo menos a década de 1920.
O especialista relata que o navio era bastante usado para levar café e cacau até grandes navios com rotas internacionais, que não conseguiam atracar em portos menores, como os de Belmonte e Ilhéus, no sul da Bahia.
O naufrágio ocorreu há mais de 80 anos, na madrugada de 18 de dezembro de 1941, quando o Belmonte navegava rumo a portos menores, carregando remédios e bebidas.
Ao sair da Baía de Todos-os-Santos, na altura da Ilha de Itaparica, a embarcação de 90 toneladas se chocou contra o cargueiro Norma, de 400 toneladas.
O navio maior não sofreu danos, mas o Belmonte teve um grande buraco aberto no casco e não resistiu ao impacto. Na ocasião, os dez tripulantes e nove passageiros foram resgatados pelo próprio Norma e levados até Salvador.