14/08/2025 06h34
Foto: Divulgação
Mais de 2.700 baianos já mudaram de nome no cartório
Mais de 2.700 baianos optaram por mudar seu nome diretamente no Cartório de Registro Civil, sem a necessidade de processo judicial. Os dados divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) apontam um total de 2.787 alterações de prenome realizadas no período na Bahia, o que corresponde a uma média de 697 mudanças por ano.
A novidade, introduzida pela Lei Federal nº 14.382/22, em julho de 2022, trouxe uma mudança significativa no ordenamento jurídico brasileiro ao permitir que qualquer cidadão maior de 18 anos possa alterar seu nome sem apresentar justificativa ou ingressar com ação na Justiça. Basta comparecer a um Cartório de Registro Civil com os documentos pessoais (RG e CPF), respeitando os critérios legais previstos.
Entre os estados que mais registraram alterações de nome desde 2022 estão São Paulo (6.950), Minas Gerais (3.308), Bahia (2.787), Paraná (2.675), Pernambuco (1.503), Ceará (1.422), Maranhão (1.402), Santa Catarina (1.155), Rio Grande do Sul (985) e Goiás (942). Na outra ponta, os estados com menor número de alterações foram Roraima (37), Amapá (79) e Acre (114).
Para realizar a alteração do nome e do sobrenome do recém-nascido é necessário que os pais estejam em consenso, apresentem a certidão de nascimento do bebê e os documentos pessoais (CPF e RG). Se não houver consenso entre os pais, o caso deverá ser encaminhado pelo Cartório ao juiz competente para a decisão.
“Luiz Gonzaga – Légua Tirana”
A capital baiana recebe, nesta quinta-feira (14), a pré-estreia de “Luiz Gonzaga – Légua Tirana”, longa dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho que celebra o legado do eterno Rei do Baião. A exibição acontece no UCI Orient Shopping da Bahia e contará ainda com uma apresentação musical dos sanfoneiros que levam o legado de artista nas telas de cinema e nos palcos.
Celebrando a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, “Luiz Gonzaga – Légua Tirana” chega aos cinemas de todo o Brasil em 21 de agosto. A produção mergulha na infância e adolescência do artista, explorando suas raízes em Exu, sertão nordestino, com ênfase nas suas bases familiares e nas figuras que o ajudaram a se tornar o grande artista que foi.
O longa também propões um mergulho nas paisagens, ritmos e sonoridades que influenciaram a formação de Luiz Gonzaga. As gravações aconteceram na Chapada do Araripe, divisa dos estados de Pernambuco e Ceará. Entre os destaques do elenco, estão nomes como Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Ohana, Tonico Pereira, Ivanildo Gomes Batoré (in memoriam), e Mestre Bule Bule.
Curso gratuito de audiovisual
A prefeitura de Salvador vai oferecer, em parceria com o Senai Cimatec, 80 vagas gratuitas em cursos voltados à formação no setor audiovisual. Ao todo, serão ofertados quatro cursos profissionalizantes: Assistência de Câmera, Montagem, Edição e Mixagem de Som e Maquinaria e Elétrica.
As aulas estão previstas para começarem no próximo dia 15 de setembro, com encontros presenciais três vezes por semana, no turno da noite. Os alunos inscritos terão direito a vale transporte.
As aulas vão ser ministradas em três polos da instituição: Senai Cimatec Digital e Criativo (Praça da Sé, Museu da Energia, Centro Histórico), Senai Cimatec (Avenida Orlando Gomes, Piatã) e Igluloc (Rua Conselheiro Pedro Luiz, Rio Vermelho).
Para concorrer a uma bolsa, é necessário que o futuro aluno tenha 18 anos ou mais até a data da matrícula, ensino fundamental completo, ter residência em Salvador e comprovar conhecimento técnico na área escolhida. As inscrições vão até o próximo dia 21 de agosto e podem ser feitas através do site Salvador Criativa.
Música clássica e poesia
A Orquestra Sinfônica da Bahia desembarca na região da Chapada Diamantina para uma apresentação especial que une música clássica e poesia. Sob regência do maestro Carlos Prazeres, o concerto acontece neste sábado (16), a partir das 19h, na Igreja Matriz de Santa Isabel, dentro da programação da 8ª Feira Literária de Mucugê. A entrada é gratuita.
No programa do concerto “Vozes do Sagrado”, a OSBA interpretará obras de grandes nomes da música sinfônica como Bach, Mozart, Schubert e Galuppi. Promovendo o diálogo entre o repertório sacro e a literatura, o espetáculo contará com a participação do ator Marcelo Praddo, declamando poesias do baiano Gregório de Mattos. A soprano Marília Vargas e a trompetista Alana Rana também se juntam à Orquestra como solistas.
A oitava edição da Feira Literária de Mucugê acontece entre os dias 13 e 17 de agosto, propondo uma imersão na literatura como espaço de denúncia, criação e resistência frente às crises ambientais que ameaçam o planeta. Sob o tema “Rios e Matas da Narrativa”, o evento destaca a natureza como personagem central das obras literárias. A curadoria assinada por Ester Figueiredo convida o público a pensar o planeta Terra como uma entidade viva, atravessada por disputas, afetos e memórias.
Festival de Trufas Negras
Desta quinta-feira (14) a 20 de agosto, Salvador recebe a terceira edição do Festival de Trufas Negras no restaurante Lotti Cucina, localizado na Bahia Marina. O evento traz o chef italiano Claudio Savitar, referência mundial em trufas, que vai preparar pratos exclusivos ao lado do chef do Lotti, Daniel Buzzi.
Especialista no ingrediente desde os 12 anos, Savitar cresceu acompanhando o pai nas expedições para a colheita das trufas, fungos subterrâneos encontrados nas raízes de árvores como carvalhos, com a ajuda de cães farejadores. Hoje, é proprietário da empresa Savitar, uma das mais prestigiadas fabricantes de produtos derivados da iguaria na Europa.
Entre os pratos servidos no festival estão o Tortelloni Cacio e Tartufo — recheado com creme de pecorino toscano e trufas, gema curada e filé mignon na brasa — e o Papardelle, massa fresca com manteiga de trufas, espuma de tartufo e trufas negras de verão, que chegam diretamente da Itália.
O evento também homenageia Manoel Coelho, sócio do restaurante e idealizador do festival, com dois pratos criados por ele: Crostini de Burrata, Figo e Mel e Gnocchi di Zucca.
As reservas para o festival podem ser feitas pelo Instagram oficial do restaurante: @lotticucina.
Espaço Schengen
A partir de 12 de outubro de 2025, os 29 países que compõem o Espaço Schengen, incluindo destinos turísticos populares como França, Alemanha, Espanha, Portugal e Itália, deixarão de carimbar passaportes de brasileiros e de outros viajantes isentos de visto.
A mudança marca a implantação do Sistema de Entrada e Saída (EES), que registrará digitalmente as entradas e saídas por meio de biometria, com coleta de foto facial e impressões digitais.
Na primeira viagem à Europa após a implementação, o visitante passará pelo cadastro biométrico no posto de imigração. Já nas viagens seguintes, o processo será mais ágil, pois os dados já estarão armazenados no sistema. O objetivo é reforçar a segurança e controlar o tempo de permanência, que para brasileiros é limitado a 90 dias sem visto.
A partir de 2026, entrará em vigor mais uma exigência: a autorização de viagem ETIAS, que deverá ser solicitada online antes do embarque e terá custo de 7 euros, mesmo para quem não necessita de visto.
O Espaço Schengen é formado por Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.