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Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

11/08/2025 06h33

Foto: Divulgação

Navegue Seu Futuro

Jovens baianos que sonham em trabalhar a bordo de navios internacionais terão uma grande oportunidade na próxima quinta-feira (14), durante o evento Navegue Seu Futuro. A feira virtual de empregos vai ofertar 139 vagas para empresas renomadas da indústria de cruzeiros, como Disney Cruise Line e Costa Crociere.

Os salários variam entre 700 dólares (cerca de R$ 3,8 mil) e 4 mil dólares (aproximadamente R$ 22 mil) por mês. O evento será realizado das 16h às 20h, de forma online, e as inscrições já estão abertas no site do projeto.

Voltado para jovens de 21 a 35 anos interessados em seguir carreira internacional, o Navegue Seu Futuro busca perfis com formação ou experiência em áreas como hotelaria, gastronomia, atendimento ao cliente e entretenimento.

Além do recrutamento, os participantes também terão acesso a dicas sobre entrevistas, elaboração de currículo e preparação para o embarque. A ação é promovida pela Academia Tripulante em parceria com o ISMBR Group, ambos com atuação consolidada no setor marítimo.

BRT Salvador 

A partir desta segunda-feira (11), a linha B1 – Rodoviária x Pituba do sistema BRT Salvador terá o horário de início das operações antecipado e um aumento na quantidade de viagens, melhorando o atendimento aos usuários da capital baiana.

A linha, que antes começava a circular às 6h30, agora passa a funcionar a partir das 5h. O número de viagens também será ampliado: dias úteis: de 222 para 242 viagens; sábados: de 40 para 55 viagens; e domingos: de 9 para 20 viagens

Os novos horários podem ser consultados nos canais oficiais da Secretaria de Mobilidade (Semob).

McDia Feliz 2025 

O Hospital Martagão Gesteira foi selecionado como um dos 50 beneficiados da campanha McDia Feliz 2025 em âmbito nacional. A iniciativa visa angariar recursos para o hospital, com foco na manutenção e aprimoramento de seu programa de transplante de medula óssea. O Dia D da campanha ocorrerá na sexta-feira (23), e toda receita obtida com a venda antecipada de tíquetes e do sanduíche Big Mac nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, será destinada ao Martagão Gesteira.

Os tíquetes para a campanha, no valor de R$ 20, já estão disponíveis para aquisição. Os interessados podem comprá-los na Loja Social do Martagão, localizada nas dependências do hospital, ou na unidade temporária situada no Shopping Paralela.

A compra pode ser realizada também por meio da central de relacionamento, através dos telefones (71) 3032-3773 e 981462315 (WhatsApp), ou diretamente pelo site oficial do Instituto Ronald McDonald’s. Para vendas corporativas, o contato deve ser feito pelo telefone (71) 3023-3808. No Dia D, os tíquetes adquiridos podem ser trocados por um sanduíche Big Mac.

SAMU Indígena

O Ministério da Saúde inaugurou o primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) voltado exclusivamente à população indígena.

O SAMU Indígena passou a funcionar 24 horas por dia para atendimentos de urgência e emergência na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, dentro da reserva indígena Aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS). O projeto piloto, que conta com profissionais bilíngues fluentes em português e guarani, beneficiará cerca de 25 mil indígenas.

Com a nova ambulância, o tempo médio de espera para atendimentos aos povos indígenas será reduzido pela metade. Antes, eles eram atendidos pela unidade do SAMU 192 de Dourados.

O Ministério da Saúde fará um repasse anual de R$ 341 mil para o custeio do serviço móvel. A medida faz parte do esforço para universalizar o SAMU 192 até o fim de 2026, reforçando o compromisso do SUS de oferecer um serviço universal, gratuito e culturalmente adequado.

“Violentômetro”

O Magalu está ampliando a divulgação do “Violentômetro”, ferramenta que ajuda a identificar os diferentes tipos de violência contra a mulher e funciona como uma escala de alertas para o feminicídio. Já disponível no aplicativo da varejista, a iniciativa é realizada em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil. A ação acontece no mesmo mês em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos.

Para acessar a ferramenta, basta abrir o aplicativo do Magalu, ir em “Sua Conta” e clicar em “Violência contra a mulher”. O botão reúne contatos úteis, como o da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, do governo federal, que também pode ser acionado por WhatsApp. Há ainda uma ponte com a plataforma Justiceiras, rede de apoio gratuita que oferece orientação jurídica, psicológica e psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A escala de alertas do Violentômetro começa em “chantagear” e termina em “matar”. São 15 sinais de violência listados, como intimidar, ciúme excessivo, destruir bens pessoais e fazer ameaças. Eles contemplam os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha: psicológica, moral, patrimonial, física e sexual.

Até o fim do mês, as lojas Magalu em todo o Brasil receberão um banner do Violentômetro, deixando a informação acessível também para os clientes.

Alienação parental no Brasil

Os casos de alienação parental no Brasil aumentaram de forma expressiva nos últimos anos. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em apenas dez anos a quantidade de processos cresceu mais de dez vezes. Em 2024, foram registrados 401 casos. Em 2016, ano considerado um marco no aumento das denúncias, o número subiu para 2.225 processos. O pico ocorreu em 2022, quando foram contabilizados 5.824 casos.

Além do levantamento do CNJ, uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas em Psicologia Jurídica apontou que, entre 2010 e 2016, 63% dos casos tinham o pai como autor da alienação, enquanto a mãe foi apontada em 19% dos processos e outros 18% envolviam responsáveis legais, como avós ou tutores.

De acordo com a Lei nº 12.318/2010, a alienação parental é definida como a “interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, avós ou responsáveis, com o objetivo de fazer com que repudie o outro genitor ou prejudique a manutenção dos vínculos com este”.

Leilão de imóveis residenciais

Em parceria com a Mega Leilões, o Santander Brasil realizará leilão de imóveis residenciais. O evento será no dia 12 de agosto, com Fernando Cerello, leiloeiro oficial, pelo site da Mega Leilões. Ao todo, serão ofertados mais de 220 imóveis entre apartamentos, casas, terrenos e imóveis comerciais em diversos estados.

Os imóveis estão localizados na Bahia e em outros 20 estados, com lances iniciais que partem de R$ 33 mil e vão até R$ 7,7 milhões.

Para a maioria das residências, o pagamento do lance poderá ser à vista ou por meio de financiamento imobiliário com entrada no mínimo de 20% (com possibilidade de usar o FGTS – imóveis desocupados para pagamento de parte do sinal – mínimo de 10%) e o saldo com financiamento, que poderá ser feito em até 420 parcelas.

As informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial da Mega Leilões e também podem ser acessadas no portal Santander Imóveis. Para participar é necessário fazer um cadastro no site da Mega Leilões, verificar a descrição do lote desejado, o edital e habilitar-se.

Cirurgias plásticas 

O Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, segundo relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Em 2024, foram realizados mais de 17,4 milhões de procedimentos cirúrgicos estéticos em todo o planeta.

O levantamento aponta que a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) foi o procedimento mais frequente globalmente, com 2.115.360 casos. Em seguida, aparecem a lipoaspiração e o aumento das mamas.

No Brasil, a liderança é da lipoaspiração, responsável por 12,3% do total de procedimentos realizados no país. Depois vêm o aumento das mamas (9,9%), a cirurgia das pálpebras (9,8%), a abdominoplastia (8,2%) e o aumento dos glúteos (7,1%).

O relatório também chama atenção para um fenômeno crescente: o impacto das redes sociais na busca pelo chamado “ideal de beleza”, muitas vezes inatingível. Plataformas digitais estão repletas de anúncios oferecendo a “plástica dos sonhos” com parcelamentos atrativos, o que pode influenciar escolhas baseadas no preço, e não na qualificação técnica dos profissionais.

De acordo com o Código de Ética Médica, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), médicos não podem atender pacientes encaminhados por financeiras nem divulgar promoções ou planos de pagamento para atrair clientes.