07/08/2025 06h30
Foto: Ricardo Stuckert - PR
Axé Music agora é patrimônio cultural brasileiro
Sancionado o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Axé Music, a ser celebrado anualmente em 17 de fevereiro.
A proposta, de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), reconhece oficialmente o gênero musical como uma das principais expressões culturais do Brasil.
A Lei da Axé Music chega em um momento simbólico, celebrando quatro décadas de um movimento que revolucionou o Carnaval, revelou artistas para o Brasil e o mundo, e consolidou a Bahia como um dos grandes centros criativos da música popular brasileira.
Ensaio aberto especial
Nos preparativos para a apresentação no JAM no MAM, a Orkestra Rumpilezz promoverá um ensaio aberto especial na capital baiana. O evento é gratuito e acontece no dia 7 de agosto, a partir das 19h, no CineTeatro 2 de Julho, no bairro da Federação. No repertório, a bigband fará um passeio entre os diversos arranjos concebidos junto ao maestro Letieres Leite, como os projetos “Moacir de Todos os Santos” e “Rumpilezz Visita Caymmi”, além dos álbuns autorais “Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz” e “A Saga da Travessia”.
No dia 9 de agosto, a tradicional JAM no MAM terá uma edição memorável. A Orkestra Rumpilezz é a convidada especial da noite, em homenagem à inauguração da praça que, desde maio de 2024, foi nomeada como Praça Maestro Letieres Leite, identificando a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia onde a JAM acontece.
Vagas de emprego em Salvador
A Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios do Brasil, anunciou 16 vagas de emprego em Salvador. A empresa está em expansão na capital baiana.
Os candidatos devem ter perfil comercial, boa comunicação e interesse por vendas. Experiência na área é desejável, mas não obrigatória. De acordo com a empresa, há treinamentos constantes, plano de carreira estruturado e comissões.
Além dos benefícios obrigatórios por lei, como vale-transporte e vale-refeição, a administradora de consórcios oferece algumas vantagens, como empréstimo consignado com desconto em folha, day off no aniversário, PPR (Programa de Participação nos Resultados), programas de reconhecimento, programa de qualidade de vida, UCE (Universidade Corporativa Embracon), Bolsa-educação, Gympass e o Programa ‘Estamos grávidos’, que oferece suporte especial para colaboradores que serão pais e mães, incluindo acompanhamento durante a gestação, orientações e benefícios exclusivos para o período.
Os interessados podem se inscrever neste link.
37 anos do Balé Folclórico da Bahia
O Balé Folclórico da Bahia, que completa 37 anos de trajetória, tem um encontro marcado com o público da capital baiana. Nesta quinta-feira (7), o grupo promove um ensaio especial na sua sede, no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, como parte dos preparativos para a sua turnê comemorativa.
Internacionalmente aclamado, o Balé Folclórico da Bahia já se apresentou em mais de 30 países e 300 cidades do mundo e agora se prepara para circular o Brasil com o espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”. A estreia acontece nos dias 22 e 23 de agosto, no MoviRio Festival, no Rio de Janeiro. Depois, a companhia leva o espetáculo para Campinas (25 e 26 de setembro), São Paulo (28 de setembro), Franca (1º de outubro), Florianópolis (17 de outubro), Goiânia (22 de outubro), Porto Alegre (28 de outubro) e Novo Hamburgo (30 de outubro).
Criada em 2022, a montagem “O Balé Que Você Não Vê” marcou o retorno do BFB aos palcos após o período da pandemia. O espetáculo é inspirado na luta diária de uma companhia profissional para se manter ativa, tanto financeiramente quanto tecnicamente. No palco, o grupo de dança afro-baiana apresentará três coreografias concebidas especialmente para esta produção: Bolero, de Carlos Durval; Okan, de Nildinha Fonseca; e 2-3-8, de Slim Mello, além de exibir o repertório clássico do grupo, com Afixirê, uma coreografia de Rosângela Silvestre.
Espaço Roda de Sustentabilidade
A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) 2025 vai contar com uma nova edição do Espaço Roda de Sustentabilidade, que funciona desta quinta-feira (7) a domingo (10), no Terreiro de Jesus, em Salvador,com foco ampliado em ações educativas e ambientais. Uma das principais iniciativas é a troca gratuita de livros, por meio do projeto #CirculeUmLivro.
A atividade é uma parceria entre a Fundação Casa de Jorge Amado, organizadora do evento, e as entidades do setor florestal Abaf (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal) e Ibá (Indústria Brasileira de Árvores). O público poderá levar um exemplar e trocá-lo por outro, incentivando o acesso à leitura e o reaproveitamento de materiais.
Concerto “Núcleo de Música Antiga”
A Orquestra Sinfônica da Bahia, em parceria com a Escola de Música da UFBA, apresenta o concerto “Núcleo de Música Antiga”. A primeira apresentação acontece nesta quinta-feira (7), às 19h, na Igreja Nossa Sra. da Vitória. Já na sexta-feira (8), será a vez da Igreja do Senhor do Bonfim receber o evento, a partir das 18h. As duas apresentações terão entrada gratuita.
O Núcleo de Música Antiga da Bahia é uma formação musical de instrumentos antigos, dedicado à pesquisa e recriação de práticas musicais do passado, com ênfase na música do estilo barroco. Formado pelos músicos José Maurício Brandão (cravo e teclados de época), Lucas Robatto (traverso), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco), Marco Catto (viola e violino barroco) e Hugo Prio (oboé barroco), o grupo preparou para estes concertos uma seleção de peças do barroco europeu que dialogam com as músicas criadas pelo movimento armorial brasileiro.
João Carlos Salles conquista Prêmio Jabuti Acadêmico
O professor da Universidade Federal da Bahia João Carlos Salles, que também foi reitor da instituição entre 2014 e 2022, venceu a 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Filosofia. Promovida pela Câmara Brasileira do Livro, a premiação aconteceu na terça-feira (5), em São Paulo, celebrando as melhores produções científicas, técnicas e profissionais do país.
Com vasta trajetória intelectual e reconhecido como um dos principais estudiosos da obra do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, Salles conquistou o prêmio com seu 17º livro, “Gatos, Peixes e Elefantes – A gramática dos Acordos Profundos”, que reflete sobre a linguagem, o conhecimento e os fundamentos do pensar filosófico. A proposta é analisar, a partir do pensamento wittgensteiniano, o tema dos desacordos e acordos profundos que permeiam as interações humanas. A primeira tiragem da obra está esgotada novos exemples serão lançados no final deste mês de agosto. A pré-venda já está disponível pelo site www.areteeditora.com.
Turistas internacionais
A Bahia registrou um crescimento expressivo de 63,42% na chegada de turistas internacionais entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Embratur, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo, o estado recebeu 117.366 visitantes estrangeiros nos primeiros sete meses do ano. Só em julho, foram 15.636 turistas internacionais, número que representa um aumento de 54,08% em relação a julho de 2024.
O desempenho positivo reforça a posição da Bahia como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Segundo o presidente da Embratur, o estado tem papel estratégico na atração de visitantes do exterior.
O Brasil também atingiu números recordes no setor. De janeiro a julho de 2025, o país recebeu 5.952.254 turistas estrangeiros, um aumento de 47,5% em relação ao mesmo período de 2024. Apenas em julho, foram contabilizadas 620.143 chegadas internacionais, 183 mil a mais que no ano passado.