06/08/2025 06h31
Foto: Divulgação
Flipelô 2025 começa com programação gratuita em Salvador
A 9ª. edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) começa nesta quarta-feira (6), com uma programação inteiramente gratuita que se estende até domingo (10). A abertura oficial será às 19h, no Largo do Pelourinho, com o musical “Os Dias Bem-Amados: Vida e Obra de um Autor Baiano”, dirigido por Gil Vicente Tavares. O espetáculo presta homenagem ao dramaturgo baiano Dias Gomes (1922–1999), escolhido como personalidade central da edição deste ano.
O evento reúne escritores de diferentes partes do Brasil e nomes de destaque da cena literária internacional, como a norte-americana Tracy K. Smith, a indiana Shelly Bhoil, a portuguesa Anabela Mota Ribeiro, a chilena Andrea Jeftanovic e o argentino Leopoldo Castilla.
A Flipelô também reserva uma programação especial para as crianças, no Espaço Infantil Mabel Velloso, montado na Praça das Artes. O local recebe contações de histórias, lançamentos de autores baianos, oficinas criativas e atividades de animação cultural.
A programação da Flipelô também reserva espaço para a música. Na quinta-feira (7), às 14h, a Camerata da Osba apresenta “Quarteto Novo” na Igreja São Pedro dos Clérigos. No sábado (9), Gerônimo Santana e a Banda Monte Serrat comandam o show “Na Trilha dos Personagens”, às 20h, no Largo do Pelourinho. O encerramento da festa, no domingo (10), às 18h, também no Largo, será com a Orquestra Afrosinfônica.
A programação completa está disponível em flipelo.com.br.
Salvador terá 56 novos postos salva-vidas
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) autorizou a implantação de 56 novos postos salva-vidas ao longo da orla de Salvador. De acordo com o projeto, que ficará sob responsabilidade da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), serão 39 módulos de observação e 17 módulos de apoio para uso por equipes de guarda-vidas.
Os equipamentos ficarão distribuídos entre o Farol da Barra e a Praia de Ipitanga. O objetivo é intensificar o atendimento de salvamento e seguranças nas praias da capital baiana.
Para que o projeto seja executado, as obras deverão seguir uma série de regras. Entre elas, está a preservação da integridade natural da faixa de areia, especialmente das áreas com vegetação de restinga, considerada sensível e importante para a fixação de dunas.
Além disso, as intervenções só poderão ocorrer em áreas previamente modificadas pelo homem, e qualquer remoção de vegetação deverá ser previamente autorizada. A movimentação de areia ou alterações que modifiquem as características naturais da praia também está vetada.
Vistos para os Estados Unidos
A emissão de vistos para os Estados Unidos a brasileiros apresentou recuo nos primeiros meses de 2025, mas o país mantém posição de destaque no ranking global. Entre janeiro e maio, foram concedidos 379,3 mil documentos, volume 24,8% menor que no mesmo período do ano passado.
O levantamento, realizado pela AG Immigration, aponta que o Brasil ficou em quarto lugar entre os países com mais vistos emitidos pelos Estados Unidos no período, atrás apenas de México (1,15 milhão), Índia (642,9 mil) e China (485 mil).
O documento de Turismo e Negócios (B1/B2) concentrou a maior parte das emissões: 356,9 mil autorizações, o equivalente a 94% do total. Os vistos de intercâmbio J-1 somaram 3,5 mil, enquanto os de estudo F-1 registraram 2,5 mil concessões.
Em maio, o volume mensal foi o menor de 2025 até agora: 64,2 mil vistos, retração de 18,8% frente a abril.
Algumas categorias específicas tiveram desempenho distinto no período. Os vistos F-1, voltados para estudos acadêmicos, cresceram 9,6% em maio na comparação com o mesmo mês de 2024. Já os vistos J-1, de intercâmbio, apresentaram aumento pontual em maio, com 893 emissões, mas fecharam o acumulado do ano em queda de 8,5%.
A categoria K-1, destinada a estrangeiros que pretendem se casar com cidadãos americanos, registrou forte retração. Nos primeiros cinco meses de 2025, foram 175 vistos, queda de 66,3% em relação aos 520 emitidos no mesmo período de 2024.
Comandantes e copilotos de Airbus A320
A Avion Express Brasil, subsidiária do grupo global Avion Express, está com vagas abertas para comandantes e copilotos de Airbus A320. A companhia opera no modelo ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro), oferecendo serviços para grandes operadoras aéreas que necessitam de capacidade extra de voo em diferentes regiões do mundo, como Europa, Ásia-Pacífico e Américas.
Com operações estabelecidas na Lituânia, Malta e Brasil — e com um quarto certificado em processo de aprovação nas Filipinas — o grupo já conta com mais de 1.800 profissionais de aviação de mais de 60 nacionalidades. No Brasil, a empresa busca expandir sua atuação e reforçar sua equipe com pilotos experientes e motivados.
As vagas oferecem contrato por tempo indeterminado, hospedagem e transporte durante pernoites (HOTAC), além de seguro internacional completo para as missões.
Os interessados devem se candidatar clicando aqui.
Horário de atendimento do SAC
O SAC ampliou o seu horário de atendimento ao público em nove cidades do interior da Bahia para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. A ação tem como objetivo otimizar os serviços nas unidades devido a grande procura da população. O atendimento é feito mediante agendamento pelo SAC Digital ou pelo do aplicativo do órgão.
Os postos SAC dos municípios de Brumado, Eunápolis, Guanambi, Irecê, Paulo Afonso, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e Valença passam a funcionar das 7h às 15h30. Das 7h às 13h, serão realizados todos os serviços do posto. Já entre 13h às 15h30, o atendimento é exclusivo para a emissão da carteira de identidade.
OT Trans está oferecendo 50 vagas de emprego
A empresa de transporte coletivo OT Trans está oferecendo 50 vagas de emprego abertas para diferentes cargos em Salvador. Os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar os currículos no site oficial da empresa.
As vagas estão distribuídas entre cargos de mecânico nível 1, motorista (14), mecânico (9), mecânico socorrista (2), pedreiro (1), analista de manutenção I (1), eletricista (1), entre outras oportunidades.
Vale destacar que para se candidatar a pessoa deve ter no mínimo 18 anos, assim como experiência comprovada de pelo menos um ano na função escolhida. Já para o cargo de motorista, o candidato deve possuir Carteira de Habilitação Nacional (CNH).
A OT Trans é responsável pela gestão de mais de 150 linhas de ônibus na capital baiana. São 1.064 ônibus que atendem áreas populosas da cidade como os bairros de Cajazeiras, Mussurunga, Pau da Lima, Sussuarana e Cabula, além da Estação da Lapa.
Parceria entre a Flipelô e o Metrô Bahia
Durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece de 6 a 10 de agosto, em Salvador, o público poderá contar com um serviço gratuito de traslado entre a Estação Campo da Pólvora e o Pelourinho. A ação “Vá de Metrô” é uma parceria entre a Flipelô e o Metrô Bahia, com o objetivo de facilitar o acesso ao evento e garantir mais conforto para os visitantes.
As vans credenciadas funcionarão em horários especiais: na quarta-feira (6), das 16h às 22h, e de quinta a domingo (7 a 10), das 9h30 às 22h.
Em 2025, a Flipelô homenageia o escritor e dramaturgo baiano Dias Gomes e oferece uma programação diversa e totalmente gratuita, já disponível no site www.flipelo.com.br.
Acidentes elétricos
O número de vítimas fatais por motivos de acidentes elétricos aumentou em 2024, mesmo em um cenário em que houve queda no número total desse tipo de acidente. Ao longo do ano, 257 pessoas morreram em decorrência de acidentes com eletricidade, segundo levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
No ano anterior (2023), os acidentes elétricos levaram a vida de 250 pessoas. Com relação ao número total de ocorrências estava em 782. Baixou para 685 em 2024. Trata-se do menor registro em oito anos.
Segundo o levantamento, entre as principais causas de acidentes estão obras prediais, ligações clandestinas, furto de cabos, manuseio de equipamentos agrícolas próximos à rede, além de cabos energizados no solo e improvisos em instalações domésticas.
Com relação ao aumento no número de mortes (de 250 para 257), isso indica, segundo ele, que mesmo com menos acidentes, os riscos se mantêm altos, quando em se tratando de eletricidade.
A campanha tem, entre seus objetivos, o de funcionar como um marco de mobilização nacional em torno dos riscos com a rede elétrica, no âmbito da 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica, que tem, como mote, o Movimento Zero Acidentes.