Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

25/07/2025 06h30

Foto: Ilustrativa

Registro de estelionato cresce 7,8% no Brasil

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 2.166.552 casos de estelionato em 2024 por meio de ligações falsas com vendas de produtos que não existem e clonagem de cartões de crédito

Segundo o levantamento, houve um crescimento de 7,8% em relação a 2023, e de 408% quando comparado com os dados de 2018. O estado de São Paulo foi a localidade que se destacou de forma negativa com 800 mil casos, um terço de todos os registros de todo o Brasil.

Foram 1.744 ocorrências do crime a cada grupo de 100 mil moradores do estado, enquanto a média nacional é de 1.019,2 casos para cada 100 mil habitantes. O Distrito Federal, com taxa de 1.681,3 casos, e o Paraná, com 1.339,5, continuam o ranking de piores taxas de estelionato do país.

Paraíba e Maranhão, por outro lado, têm as menores taxas de estelionatos do país, com 235,4 e 285,3 crimes por 100 mil habitantes, respectivamente.

Simulação de manobras de navios

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) assinou protocolo de intenções com o Instituto Praticagem do Brasil, com o objetivo de atuar de maneira integrada na utilização do Centro de Simulação de Manobras de Navios, do instituto, e construa dados dos setores de portos e transportes aquaviários.

O Centro de Simulação de Manobras de Navios permite que o operador reproduza com precisão qualquer tipo de manobra em passadiços (local do navio onde Oficiais de Náutica conduzem a embarcação sob ordens do Capitão) para manobras de atracação de navios.

Além disso, o espaço permite emular situações específicas que não são possíveis no dia a dia devido ao alto risco envolvido; e treinar operações como aumento no porte de embarcações, novas rotas fluviais e implantação de terminais marítimos.

Com o acordo, espera-se encontrar soluções, por meio das informações do instituto acerca da infraestrutura atual dos portos, a serem aplicadas a fim de promover ações de melhorias para a navegação brasileira.

Galeria Instante

A capital baiana recebe, neste final de semana, a primeira edição da Galeria Instante, projeto itinerante criado por Gabriela Cruz e Liu Falcão, responsáveis também pelo Mercado do Tira, que movimentou o Palacete Tira-Chapéu em junho. A feira acontece desta sexta-feira (25) a domingo (27), no restaurante Racletto, no Horto Florestal, unindo marcas autorais de moda, acessórios, lifestyle e arte. A programação é gratuita e incluirá ainda talks e oficinas.

A Galeria Instante tem como proposta ocupar novos espaços da cidade com uma curadoria apurada de marcas autorais, em sua maioria locais, como Amará, Bee Home, Cargeh, Cláudia Santoro Joias em Crochê, De Tudo Que Eu Vejo, Juliana Cotias, Matulão, Papelote, Santo B e Sillas Filgueira. Para a ocasião, o Racletto preparou um menu especial com racletes suíças, fondues, entradas e petiscos, além de uma carta de vinhos selecionada especialmente para a Galeria Instante.

 O evento contará com duas oficinas organizadas pela Papelote, especializada em experiências no universo da papelaria. No dia 26, das 17h às 20h, acontece a de pintura na taça. Para o público infantil, será realizada nos dias 26 e 27, sempre das 14h às 17h, uma atividade de colorir focada nos livros Bobby Goods.

Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Portos

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) começou a coleta de dados para as pesquisas de Satisfação dos Usuários dos Portos e a de Satisfação dos Usuários da Navegação de Cabotagem voltado para quem movimenta ou transporta contêineres.

A coleta é realizada remotamente, por telefone ou formulário eletrônico, durante os meses de julho e dezembro de 2025. Os participantes receberão, por e-mail, um token para identificação no preenchimento do questionário.

A execução das pesquisas será feita pelo Instituto Matriz Ltda., contratado pela Agência, e algumas comunicações poderão ser enviadas diretamente pela empresa.

Os resultados dos levantamentos servirão como subsídio para ações regulatórias, estudos e políticas públicas voltadas à melhoria dos serviços e do ambiente de negócios.

A participação dos usuários é essencial para que as respostas reflitam fielmente as operações da empresa com os serviços avaliados. Os dados serão tratados com confidencialidade, conforme a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Gerência Especial de Estudos (GEE) da Antaq pelo telefone (61) 2029-6764 ou pelo e-mail [email protected].

Governança Corporativa

A Vale manteve o índice de 100% de aderência às práticas recomendadas pelo Código Brasileiro de Governança Corporativa (CBGC).

As companhias de capital aberto têm, em média, 67% de aderência, enquanto as empresas listadas no Novo Mercado alcançam 79%.

Entre as práticas adotadas pela Vale, destacam-se as regras para o Conselho de Administração: 61% de conselheiros independentes, limite de cinco mandatos consecutivos ou dez anos de atuação, restrição a quatro assentos simultâneos em conselhos de administração e/ou fiscal de companhias abertas ou fechadas, e vedação ao presidente do colegiado de acumular função executiva em outra empresa.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uesb aprovou a autorização para a criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade Educação a Distância (EaD). A formação será vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e ao Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) e ofertada em sistema especial, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O curso será ofertado em nível de tecnólogo, uma modalidade de graduação superior com duração mais curta e foco prático. Os profissionais formados serão capazes de diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na gestão pública, além de planejar, implementar, supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltados ao desenvolvimento local e regional.

A previsão é que o edital de seleção seja publicado em agosto deste ano, com oferta de 150 vagas distribuídas em seis polos: Brumado, Ilhéus, Itapetinga, Jacaraci, Macaúbas e Ipiaú. O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2026.

Prêmio nstech Logistics Advantage 2025

Estão abertas as inscrições para a 12ª Edição do Prêmio nstech Logistics Advantage 2025, uma das premiações mais relevantes do setor de logística e supply chain no Brasil. Realizado pela MundoLogística em parceria com a nstech, maior empresa de software para supply chain da América Latina, o prêmio valoriza projetos que impulsionam o setor com inovação, eficiência e resultados práticos. As inscrições podem ser feitas no link.

A premiação, que já foi conhecida como Prêmio Rapidão, FedEx e BBM, assume o nome nstech Logistics Advantage, refletindo uma nova fase alinhada ao futuro do setor. A mudança também acompanha a consolidação da nstech como uma das principais forças tecnológicas do mercado logístico nacional.

Com inscrições gratuitas até o dia 15 de agosto de 2025, o prêmio é voltado a empresas de todos os portes e segmentos, além de startups com soluções voltadas à logística. Os projetos devem ter sido desenvolvidos, total ou parcialmente, entre 2024 e 2025 e precisam demonstrar evidências de impacto e resultados concretos. Cada empresa pode inscrever mais de um projeto, mas apenas o mais bem avaliado poderá ser finalista.

Semana Minha Casa, Minha Vida

Começa nesta quinta-feira (24), em Salvador, a 5ª edição da Semana Minha Casa, Minha Vida, evento que promete atrair interessados em adquirir imóveis com condições facilitadas de financiamento. A feira será realizada até domingo (27), sempre das 8h às 20h, na sede da Inteligência Imobiliária (IMOB), na Avenida Paralela.

Ao todo, mais de 3 mil unidades habitacionais estarão disponíveis, com descontos que podem chegar a R$ 55 mil. Além disso, empreendimentos participantes oferecerão isenção do ITIV (Imposto de Transmissão Inter Vivos) e das taxas cartoriais.

Os imóveis ofertados, prontos, em construção ou na planta, estão distribuídos por diversos bairros de Salvador, como Itapuã, Patamares, Armação, São Rafael, Sussuarana, Jardim das Margaridas, Vila Canária, Mussurunga, São Cristóvão, Paralela, Areia Branca e Vila Laura, além de unidades nas cidades vizinhas de Lauro de Freitas e Camaçari.

Doze incorporadoras participam do evento: Gráfico, Tenda, MRV, PEJOTA, Stanza, Contrix, Direcional, LSN, 3i, Kubo, Sertenge e Concreta. A Caixa Econômica Federal estará presente para realizar análise de crédito no local, facilitando o processo de compra.

Tiroteios em regiões metropolitanas

O Instituto Fogo Cruzado registrou um aumento de 36% no número de tiroteios, no conjunto das regiões metropolitanas de Salvador, do Recife e Rio de Janeiro, no primeiro semestre deste ano. Os dados apontam 253 tiroteios envolvendo disputas entre diferentes grupos armados, ante o total de 186 registrado no mesmo período do ano passado. Ao todo, 108 pessoas foram mortas e 64 ficaram feridas nesses tiroteios. Em 2024, foram 80 mortos e 60 feridos.

Os números fazem parte do relatório semestral do monitoramento realizado em 49 municípios dessas três regiões metropolitanas, acompanhados pelo instituto. Além disso, 20 pessoas foram vítimas de balas perdidas nas três regiões. Os números mostram ainda que 21 crianças e adolescentes foram baleados e 11 morreram, um aumento de 91%, em relação ao primeiro semestre do ano passado.

O Fogo Cruzado destaca que os tiroteios em disputas entre grupos armados causam impactos na dinâmica das cidades, no deslocamento e também na vida da população.