23/07/2025 06h29
Foto: Jeferson Silva - GOVBA
SSP-BA implementa atendimento eletrônico
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) implantou uma Unidade de Resposta Audível (URA) para modernizar e agilizar o atendimento telefônico da pasta aos cidadãos. O sistema eletrônico está disponível por meio do número (71) 3115-1800 e direciona automaticamente as ligações para os setores administrativos desejados.
A nova ferramenta permite que, ao ligar para o número, o cidadão seja atendido por uma gravação com opções como Gabinete, Superintendências, Assessorias e Recursos Humanos. A seleção é feita por meio do teclado do telefone, com o redirecionamento ocorrendo em questão de segundos.
A medida busca facilitar o acesso da população a setores internos da secretaria, sem interferir nas linhas de atendimento emergencial e investigativo.
Cláudio Najar assume o Centro de Convenções Salvador
O executivo baiano Cláudio Najar é o novo diretor-geral do Centro de Convenções Salvador (CCS), operado pela multinacional francesa GL Events.
Cláudio Najar tem uma trajetória marcada pela atuação em empresas de grande porte nas áreas de comunicação, marketing e gestão. É graduado em Marketing, com pós-graduação em Administração de Empresas pela UFBA e MBA em Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral. Atuou em afiliadas da Rede Globo na Bahia, Minas Gerais e São Paulo; no grupo Aliansce Sonae (atual Allos); e também integrou as equipes de gestão das arenas Fonte Nova e Pernambuco, pela Odebrecht.
Com a nova gestão, a prioridade é manter a performance que consolidou o CCS como uma das principais estruturas para grandes eventos no Brasil e, ao mesmo tempo, investir na diversificação da agenda e na atração de novos negócios. Desde sua abertura, o centro já recebeu mais de 1,2 milhão de visitantes, realizou mais de 450 eventos e movimentou mais de R$ 1 bilhão na economia local, direta e indiretamente.
Coca-Cola nos EUA
A Coca-Cola anunciou que irá lançar uma nova versão da bebida feita com açúcar de cana produzido nos Estados Unidos. Atualmente, o refrigerante comercializado no país é adoçado com xarope de milho.
Segundo a empresa, a mudança integra a “agenda de inovação” da marca e deve chegar ao mercado norte-americano ainda neste outono. “A Coca-Cola planeja lançar um produto com açúcar de cana americano, ampliando o portfólio da marca no país”, informou a companhia em nota.
O anúncio acontece poucos dias após o presidente Donald Trump afirmar, nas redes sociais, que havia solicitado diretamente à Coca-Cola o uso de “açúcar de cana de verdade” na bebida vendida nos Estados Unidos.
No Brasil, assim como em países como México e diversas nações da Europa, a Coca-Cola já é tradicionalmente adoçada com açúcar de cana, o que influencia diretamente no sabor da bebida.
Dia do Groomer
Com uma programação especial para homenagear o Dia do Groomer, o Shopping Bela Vista recebe nesta quarta-feira (24) uma ação inédita voltada ao universo da estética animal. Em parceria com a Expo Mundo Pet e a Dolce Pet, o evento contará com sessões de tosa ao vivo, demonstrações técnicas e inscrições presenciais para o Bahia Groomer Show — campeonato nacional que acontecerá em setembro, durante a Expo.
As apresentações gratuitas serão realizadas no piso L1, em frente à loja Americanas, em dois horários: das 11h às 13h, com o groomer Marcos Arcanjo, e das 17h às 19h, com Bruno Gazar. Além de acompanhar os profissionais em ação, o público poderá tirar dúvidas, interagir com especialistas e concorrer a kits de amostras oferecidos pela Dolce Pet.
O Bahia Groomer Show será realizado entre os dias 19 e 21 de setembro e reunirá groomers de todo o Brasil, com 16 categorias para profissionais e iniciantes. Os participantes serão avaliados por uma banca de jurados com reconhecimento nacional e internacional, composta por Adriana Skolimoski, Antônio Neto, Luis Renato, Gabriel Andrade e Vinicius Lopes. Ao todo, a competição distribuirá mais de R$ 20 mil em premiações.
Mulheres no Volante
A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) de Salvador, em parceria com o Sest/Senat, está com inscrições abertas para o programa Mulheres no Volante, por meio do qual é possível realizar a mudança gratuita de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma qualificação para dirigir os ônibus do BRT.
Nesta etapa do programa, está sendo oferecida a mudança de categoria da CNH de B ou C para D, um dos requisitos para ingressar no mercado de trabalho como condutora profissional de ônibus.
As interessadas devem se inscrever até a próxima sexta-feira (25) por meio do seguinte link: https://encurtador.com.br/snFOi.
As vagas são limitadas, e a aprovação das inscritas dependerá do cumprimento dos requisitos e da entrega da documentação exigida. As atividades terão início no dia 11 de agosto de 2025 e serão conduzidas pelo Sest/Senat.
Plataforma de Doações
A Universidade Senai Cimatec acaba de lançar a Plataforma de Doações, uma ferramenta digital própria, que permite a contribuição de pessoas físicas e jurídicas diretamente ao Programa Parceiro Social. O objetivo é garantir o apoio contínuo a alunos bolsistas da instituição, especialmente os que enfrentam dificuldades financeiras que podem comprometer sua permanência na universidade.
Com a doação, é possível assegurar que esses estudantes tenham a oportunidade de concluir sua formação acadêmica e trilhar o caminho do sucesso profissional.
A Universidade já formou 121 alunos bolsistas e, atualmente, conta com mais de 240 bolsistas ativos distribuídos nos nove cursos da instituição. Em apenas um ano, o Programa Parceiro Social já beneficiou cerca de 50 alunos com o apoio de empresas parceiras. A iniciativa inclui a concessão de bolsa-auxílio e notebook para os estudantes bolsistas terem os recursos necessários para o desenvolvimento de suas habilidades e o avanço em suas trajetórias acadêmicas.
Para doar, basta acessar o link da plataforma de doações: (https://parceirosocial.senaicimatec.com.br/)
Maternidade na adolescência
Um estudo sobre maternidade na adolescência no Brasil feito por pesquisadores do Centro Internacional de Equidade em Saúde da Universidade Federal de Pelotas (ICEH/UFPel) revelou que uma em cada 23 adolescentes entre 15 e 19 anos torna-se mãe a cada ano. Entre 2020 e 2022, mais de 1 milhão de jovens nessa faixa etária tiveram filhos. Entre meninas de 10 a 14 anos, o número passou de 49 mil.
De acordo com a legislação, nessa faixa etária, qualquer gestação é considerada resultado de estupro de vulnerável.
Segundo a pesquisa, que calculou a taxa de fecundidade entre adolescentes para os mais de 5,5 mil municípios brasileiros, um em cada cinco municípios tem taxas comparáveis às dos países mais pobres do mundo.
Os dados indicam que a taxa nacional de fecundidade na adolescência é de 43,6 nascimentos por mil adolescentes. O número é quase o dobro do observado entre países de renda média alta (24 por mil), como o Brasil, e muito superior às dos países parceiros no Brics, como Rússia, Índia e China, grupo onde a taxa máxima não ultrapassa 16,3 por mil.