Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

11/07/2025 06h36

Foto: Jefferson Peixoto - Secom PMS.

Fiscalização de transporte clandestino

Entre janeiro e junho deste ano, as ações de fiscalização realizadas por agentes da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), ligada à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), identificaram e removeram aproximadamente 500 veículos em Salvador por realizarem transporte clandestino de passageiros na cidade.

As ações de fiscalização são realizadas diariamente em locais estratégicos da cidade, com o objetivo evitar que veículos não regulamentados realizem este tipo de transporte que oferece riscos à segurança dos usuários. As remoções são realizadas com base em infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ao todo, foram abordados quase 2 mil veículos. Destes, 87 vans, 151 veículos particulares e 130 motocicletas foram flagradas pelos agentes da pasta atuando de forma irregular na atividade.

Entre as principais violações encontradas estão a falta de manutenção do veículo, além da falta de documentação do condutor e/ou do veículo.

70 vagas abertas

A Azul Linhas Aéreas informa que está com 70 vagas abertas em Campinas (SP) para o seu programa social Melhor Aprendiz, voltado à criação de oportunidades profissionais a estudantes em vulnerabilidade social.

A seleção é voltada para jovens entre 16 e 21 anos, e as inscrições vão até esta sexta-feira (11). Os selecionados atuarão no maior hub da aérea, no Aeroporto Internacional de Viracopos – onde também fica o principal Hangar de manutenção da empresa.

Além de Campinas, há vagas direcionadas para todo o Brasil, especialmente nos principais hubs da companhia – incluindo Belo Horizonte/Confins (MG) e Recife (PE) -, com foco na área de Aeroportos. O programa tem duração de 15 meses, com possibilidade de efetivação futura.

ABL terá entre seus membros uma mulher negra

Pela primeira vez em seus 128 anos de história, a Academia Brasileira de Letras elege a escritora Ana Maria Gonçalves, para ocupar a cadeira de número 33, anteriormente pertencente ao linguista Evanildo Bechara.

Em nota publicada nas redes sociais, a Academia celebrou a eleição histórica.

“Temos a satisfação de anunciar Ana Maria Gonçalves como nossa mais nova Acadêmica. Ela é a primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras em 128 anos e também a mais jovem do atual quadro de imortais”

Autora do romance Um Defeito de Cor, obra premiada e amplamente reconhecida por sua relevância literária e histórica, Ana Maria recebeu 30 votos dos 31 possíveis, superando outros 12 candidatos.

A escritora mineira de 54 anos já era considerada favorita desde que foi a primeira a se inscrever para a vaga, logo após a sessão da saudade em homenagem a Bechara, realizada no dia 27 de maio. Seu nome ganhou apoio unânime dentro da ABL.

Exposições inéditas

O Museu de Arte Contemporânea da Bahia inaugura, nesta sexta-feira (11), duas exposições inéditas que reforçam o compromisso do espaço com a cena local das artes visuais e com a valorização de artistas mulheres no cenário contemporâneo. As mostras de Milena Ferreira e Lilian Morais poderão ser visitadas de forma gratuita nas Galerias Três e Quatro do museu, localizado na Rua da Graça, em Salvador.

A exposição “Flecha”, de Milena Ferreira, reúne um conjunto de obras que exploram os microcosmos íntimos e as dinâmicas urbanas. Já a paraibana Lilian Morais apresenta a mostra “Insurgência”, que tem curadoria assinada pela Galeria Acervo.

 

Guia do Afroturismo no Brasil

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, lançou oficialmente o Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira, durante cerimônia no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém (PA). A iniciativa fortalece o reconhecimento, a valorização e a promoção do patrimônio cultural afro-brasileiro por meio do turismo.

O documento, desenvolvido no âmbito do Projeto de Cooperação vigente com a Unesco, é resultado de um amplo processo de escuta, levantamento de dados e articulação com afroempreendedores e comunidades tradicionais de todo o país. Acesse AQUI o Guia.

A publicação traz um diagnóstico sobre o Afroturismo no Brasil, mapeando experiências e serviços turísticos protagonizados por pessoas negras, além de identificar boas práticas nacionais e internacionais e subsidiar políticas públicas voltadas ao setor.

Fraude no Enem atinge mais de 35 mil estudantes

A Polícia Federal deflagrou a Operação Só Oficial, com o objetivo de combater fraudes que usaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como isca para enganar milhares de candidatos. O grupo criminoso é acusado de criar páginas falsas que imitavam o site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), induzindo estudantes a pagar taxas de inscrição para contas bancárias não autorizadas.

Mais de 35 mil estudantes foram vítimas do golpe, muitos dos quais não conseguiram realizar a prova do Enem 2024 por terem feito a inscrição através dos sites fraudulentos. Além de prejuízo financeiro, o esquema comprometeu o acesso de milhares de jovens ao ensino superior, uma vez que o Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Golpistas usaram páginas falsas

Durante o período oficial de inscrições, entre 27 de maio e 14 de junho de 2024, os fraudadores simularam o ambiente do portal oficial do Enem, enganando candidatos com uma interface visual semelhante à do governo federal. Os pagamentos eram realizados via Pix, com destino a uma empresa privada que não tinha autorização legal para intermediar qualquer cobrança relacionada ao exame.