Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

25/04/2025 06h33

Foto: Divulgação

Programa Mais Médicos

A partir desta semana, 407 médicos formados no exterior e que concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos começam a atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o grupo atue em 180 municípios e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), distribuídos em 22 estados.

Antes de iniciarem as atividades, os profissionais de saúde passaram por um treinamento específico para atuar em situações de urgência e emergência e também no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões onde vão atuar, incluindo a malária.

Atualmente, cerca de 24,9 mil profissionais do Mais Médicos atuam em 4,2 mil municípios – 77% do território nacional. Dentre as cidades, 1,7 mil, segundo o ministério, apresentam altos níveis de vulnerabilidade social. A meta é alcançar 28 mil profissionais no programa até o final de 2025.

“Em dezembro de 2024, o programa registrou um marco ao atingir o maior número de médicos em atividade nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), com 601 profissionais atuando nessas regiões”, destacou a pasta.

Marinha abre concurso público

A Marinha do Brasil anunciou a abertura de um novo concurso público com 25 vagas destinadas ao Quadro Complementar de Oficiais. As oportunidades são voltadas para candidatos com formação em nível superior e oferecem remuneração inicial de R$ 9.070,60, já incluindo adicionais e gratificações. As vagas estão distribuídas entre os Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes, exigindo graduação em áreas como engenharias, ciências náuticas, biologia, educação física, administração, contabilidade, economia, entre outras.

Os candidatos devem ter menos de 29 anos até 30 de junho de 2026 e altura entre 1,54m e 2m. As inscrições estarão abertas de 28 de abril a 12 de maio, exclusivamente pelo site oficial da Marinha. A taxa de inscrição é de R$ 140, com possibilidade de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea, desde que a solicitação seja feita entre os dias 28 de abril e 5 de maio.

O processo seletivo será composto por diversas fases, incluindo prova escrita com questões objetivas e redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física, análise de títulos, avaliação psicológica, verificação documental e procedimento de heteroidentificação. As provas estão previstas para o dia 24 de agosto e terão duração de cinco horas.

Creatinas desaprovadas

Um levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que 40 das 41 creatinas analisadas no mercado brasileiro apresentam algum tipo de erro na rotulagem.

A análise foi feita com amostras coletadas entre o segundo semestre de 2024 em cinco estados, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, e teve como foco três critérios: teor de creatina, presença de matérias estranhas e adequação da rotulagem.

Apenas uma marca, Creatine Monohydrate – 100% Pure, da Atlhetica Nutrition, fabricada pela ADS Laboratório Nutricional, foi aprovada em todos os testes. Todas os demais produtos apresentaram problemas de rótulo, e um deles teve resultado insatisfatório em relação ao teor de creatina, embora sem configurar infração sanitária. A marca desse produto ainda não foi divulgada, pois o caso está em apuração administrativa.

De acordo com a Anvisa, os principais erros de rotulagem envolvem informações enganosas, uso de alegações não autorizadas, dados nutricionais incompletos ou fora do padrão e ausência de informações obrigatórias, como frequência de consumo, número de porções e quantidades de açúcares.

Para se vacinar, é obrigatório apresentar documento de identificação com foto; cartão do SUS e caderneta de vacinação (se disponível). Saiba mais em www.saude.salvador.ba.gov.br.

Novo golpe

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) registrou, em abril, um novo golpe que vem sendo aplicado via aplicativos de mensagens de texto, como o WhatsApp. De acordo com a estatal, criminosos se passam por funcionários e, durante chamadas de vídeo, solicitam o compartilhamento da tela do aparelho da vítima sob o pretexto de resolver problemas em faturas. A partir de então, os golpistas passam a roubar dados sigilosos, como senhas de banco e códigos de acesso.

Além da chamada de vídeo fraudulenta, outro golpe recorrente é o da segunda via de conta emitida a partir de sites ou perfis falsos que simulam os canais da Embasa e um código de barras ou “QR Code” também falso, cujo pagamento vai direto para os golpistas, enfatizando que a atenção aos canais de atendimento oficiais é a principal arma para não cair na armadilha. 

20 anos do YouTube

O YouTube completa 20 anos de existência, um período durante o qual alojou mais de 20 bilhões de vídeos, tornando-se a plataforma de streaming preferida pelos internautas.

O primeiro vídeo do YouTube foi postado por Jawed Karim, um de seus três cofundadores, em 23 de abril de 2005. “Eu no zoo” era uma sequência inocente de 20 segundos em frente à jaula dos elefantes no zoológico de San Diego, na Califórnia (EUA).

Sua criação foi concebida por Karim, Steve Chen e Chad Hurley durante um jantar, quando eram funcionários da plataforma de pagamentos Paypal, e em 14 de fevereiro, eles lançaram oficialmente o domínio YouTube.com.

Diariamente, são publicados mais de 20 milhões de novos vídeos no YouTube, anunciou a empresa nesta quarta-feira. E segundo empresas especializadas, o serviço tem mais de 2,5 bilhões de usuários.

A plataforma abriga todo tipo de conteúdo, de vídeos de shows a podcasts e propaganda política, tutoriais e muito mais.

País com o menor custo de vida

Um levantamento da plataforma colaborativa Numbeo, que reúne dados fornecidos por usuários de todo o mundo, aponta que o Paraguai é o país com o menor custo de vida da América do Sul, enquanto o Uruguai aparece como o mais caro, considerando despesas com aluguel, alimentação e serviços.

Segundo o relatório, que analisou mais de 9,4 milhões de preços em 12.227 cidades, o índice de custo de vida do Paraguai é de 23,02, menos da metade do registrado pelo Uruguai, que chegou a 46,33.

Entre os fatores avaliados, os preços de alimentos e aluguel se destacam como os principais vilões — ou atrativos — para quem está se mudando. O Paraguai apresenta também o menor índice no custo de alimentos (22,68), enquanto o Uruguai lidera entre os mais caros nesse quesito, com índice de 46,53.

Já em relação à moradia, o contraste persiste: o aluguel no Paraguai tem índice de 8,60, contra 12,49 no Uruguai, consolidando a vantagem do país vizinho em termos de acessibilidade financeira.

Desfazimento de bens

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) publicou, em edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de 10 de abril, um edital de desfazimento de bens móveis inservíveis. Entre os itens disponíveis para doação estão veículos, mesas, cadeiras, armários, arquivos de aço, computadores e aparelhos de ar-condicionado.

Podem participar do processo de doação os Estados, o Distrito Federal, os municípios, autarquias, fundações públicas, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) e instituições filantrópicas.

O prazo para envio da documentação vai até o dia 28 de abril de 2025. Os interessados devem entregar os documentos no setor de Protocolo do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível enviar a solicitação pelo e-mail [email protected].

Além do pedido formal, OSCIPs e instituições filantrópicas devem apresentar estatuto social; atas da última assembleia e da eleição dos dirigentes; e documento oficial com foto contendo RG e CPF do representante legal.

As instituições habilitadas participarão de um sorteio classificatório para a escolha de um dos cinco lotes disponíveis. A retirada dos itens será feita apenas por lote completo, sem possibilidade de divisão. As entidades interessadas também podem realizar uma visita técnica às instalações do TRE-BA para avaliar o estado dos bens.

Veja relação dos itens disponibilizados para doação.