24/04/2025 06h29
Foto: PMS
Atendimento odontológico de urgência e emergência
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador também oferecem atendimento odontológico de urgência e emergência aos cidadãos. Nas estruturas, as pessoas possam receber assistência imediata em casos de urgência bucal, promovendo alívio da dor e prevenção de agravamentos e, assim, mais qualidade de vida aos cidadãos.
Dentre os serviços oferecidos estão drenagem de abscessos, cimentação provisória de prótese dentária, contenção de hemorragia gengival e de dentes traumatizados. Os profissionais realizam ainda os atendimentos à pacientes com queixas de dores agudas, infecções, inflamação na polpa, queda de próteses provisórias, fraturas e luxações da articulação temporomandibular (ATM).
Além dos atendimentos realizados de forma emergencial, os pacientes contam ainda com a avaliação e encaminhamento para as UBS, Unidades de Saúde da Família (USFs) ou um dos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), de acordo com a necessidade de cada caso atendido, e que operam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ter acesso aos atendimentos de urgência, basta ir até a unidade mais próxima, com cartão do SUS e RG.
Dinheiro descontado irregularmente
A Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo especial para buscar a recuperação do dinheiro descontado irregularmente dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A medida foi tomada após a deflagração da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga um esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.
O grupo será formado por oito advogados públicos que vão atuar para propor medidas judiciais e administrativas para obter a reparação dos valores descontados e os danos causados contra o INSS.
Os profissionais também devem propor medidas de prevenção e enfrentamento de situações de fraudes contra a seguridade social.
De acordo com o advogado-geral da União, Jorge Messias, a AGU vai atuar para garantir a renda dos trabalhadores em situação de vulnerabilidade.
Laje Talks
O evento Laje Talks, promovido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), receberá, nesta quinta-feira (24), das 18h às 20h, uma edição especial dentro do evento Fashion Revolution Week, que em 2025 traz o tema “Pensar global, agir local: Quem é o Brasil na Revolução da Moda?”. O encontro acontece no terraço da Secis, na Rua da Grécia, 43, Comércio, e os interessados em participar podem retirar o ingresso gratuitamente no site da Sympla .
A iniciativa vai reunir profissionais que pensam sustentabilidade no pré, durante e pós-Carnaval para falar sobre os abadás como resíduos têxteis da folia. Entre os nomes confirmados estão Marina de Luca, coordenadora da Fashion Revolution no Brasil; Carlos Viana Neto, da Sotero Ambiental; Dija Costa da Millie Eco; Loyola Neto, da Ecoloy; Aparecida Queiroz e Vanda Souza, do Projeto Refoliar, e Hilza Cordeiro, relações públicas do projeto Repense Reuse.
Influenciadores digitais
As mulheres são a grande maioria dos influenciadores digitais no Brasil, um mercado que, apesar de relativamente novo, reflete a antiga desigualdade de gênero da sociedade: os maiores rendimentos estão com maior frequência nas mãos dos homens.
Uma pesquisa sobre criadores de conteúdo divulgada em 10 de abril pela plataforma de marketing de influência Wake Creators concluiu que há mais de 14 milhões de criadores de conteúdo no país, dos quais 87% são mulheres.
O estudo considera criadores de conteúdo quem produz e publica conteúdo regularmente em plataformas digitais como Instagram, TikTok e YouTube com o objetivo de engajar uma audiência.
Apesar da dominância numérica das mulheres, os rendimentos mensais mais elevados desse mercado estão nas mãos dos homens, enquanto elas concentram os rendimentos mais baixos, segundo uma outra pesquisa realizada pela agência Brunch em parceria com a consultoria YOUPIX.
Esse estudo, publicado no final do ano passado, traça um recorte de gênero na chamada economia dos criadores, formada por criadores de conteúdo digital e suas interações comerciais.
Anfavea com novo presidente
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) passa a ser presidida por Igor Calvet, o 21º presidente da entidade fundada em 1956, e o primeiro na história sem qualquer ligação com uma das fabricantes associadas, numa inédita mudança do sistema de governança. Calvet sucede a Márcio de Lima Leite, que presidiu a Anfavea no triênio 2022 – 2025. Leite junta-se a outros 30 vice-presidentes na nova diretoria da Associação, todos eles representando uma das 26 associadas.
Igor Calvet, 40 anos, já tem vivência na Anfavea, entidade da qual foi diretor executivo nos últimos 18 meses. Antes, atuou como secretário no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), secretário Especial no Ministério da Economia e como presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), acumulando conhecimento estratégico sobre o setor.
Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), Calvet é mestre em Ciências Políticas pela mesma instituição. Sua trajetória combina experiência no setor público e articulação institucional, atributos fundamentais para fortalecer a representatividade da Anfavea e contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria automotiva no Brasil.
Black STEM
O programa Black STEM, que seleciona estudantes negros para concorrer a bolsas de estudo no exterior, está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês. Pelo programa, os selecionados podem receber até R$ 35 mil em bolsas para cursos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). A iniciativa é do Baobá – Fundo para Equidade Racial, com apoio da B3 Social e parceria do Brasa, uma associação de estudantes brasileiros no exterior.
A lista com os resultados dos estudantes classificados será divulgada dia 11 de julho, no portal Baobá.
O Baobá é um fundo voltado para o incentivo à promoção da equidade racial para a população negra e ações de combate ao racismo no Brasil.
Na primeira edição do Black STEM, cinco estudantes foram selecionados: Camilla Ribeiro, de Vitória, que está em Portugal cursando pilotagem; Diovanna Stelmam, de São Paulo, que faz na China o curso de computação; Melissa Simplício, do Rio de Janeiro, que estuda ciência da computação nos Estados Unidos; Rilary Oliveira, de Diadema, São Paulo, que faz medicina na Argentina; e Eric Ribeiro, de Caieiras, São Paulo, aluno de engenharia aeroespacial e física na Universidade de Notre Dame, em Indiana, Estados Unidos.
Tratamento de adultos com Alzheimer
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento que auxiliará no tratamento de adultos com Alzheimer, no seu período inicial. A Kisunla (donanemabe), fármaco desenvolvido pela Eli Lilly, é indicada para pacientes com comprometimento cognitivo leve (CCL) ou em estágio leve de demência.
Estudos clínicos realizados pela Eli Lilly apontam que os melhores resultados foram registrados em pacientes que estavam nos estágios mais iniciais da doença. Eles foram acompanhados por 18 meses e divididos em dois grupos: um com menor presença da proteína tau (indicando fase mais precoce da doença) e outro com uma população geral de pacientes.
Além disso, o medicamento ajudou a remover as placas amiloides do cérebro em boa parte dos pacientes: 30% tiveram níveis considerados negativos após 6 meses de tratamento; 66% após 12 meses; 76% após 18 meses.
O donanemabe é administrado por injeção, uma vez por mês, e é o primeiro remédio aprovado no Brasil, que atua diretamente na remoção das placas amiloides, com evidências de que o tratamento pode ser interrompido quando essas placas desaparecem. Isso traz mais previsibilidade tanto para os pacientes quanto para os médicos e o sistema de saúde.