14/04/2025 06h30
Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
Brasil tem mais de 5 mil procurados por estupro de vulnerável
O Brasil possui 5.692 mandados de prisão abertos por estupro de vulnerável. Os números representam 1,47% do total de ordens de prisão vigentes no país, que somam 386.560 mil. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em média, os mandados estão abertos há 3 anos e 10 meses. Entre os mandados expedidos, 49% são contra pessoas que já foram condenadas em definitivo pelo crime.
Em grande parte dos casos, o agressor está dentro de casa. Entre as vítimas de até 13 anos, 64,4% dos estupros foram cometidos por familiares, e 21,6% por pessoas conhecidas. Apenas 13,9% dos agressores eram desconhecidos.
Entre adolescentes com 14 anos ou mais, 24,4% dos casos envolveram parceiros ou ex-parceiros, e 37,9% foram cometidos por familiares.
Emissão da nova CIN
O SAC Bela Vista e o SAC Salvador Shopping ampliam o horário de atendimento com foco na grande procura da população pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A novidade passa a vigorar no SAC Bela Vista a partir desta segunda-feira (14), e no SAC Salvador Shopping a partir de terça-feira (22), após o feriadão.
Ambos os postos passam a funcionar de 7h30 às 21h. Com a expansão de horário, eles se juntam aos postos SAC Barra e Shopping da Bahia, que já adotam o expediente estendido.
Em todos eles, de segunda a sexta-feira, a expansão funciona da seguinte maneira: de 7h30 às 9h (atendimento exclusivo da CIN); de 9h às 18h (todos os serviços de cada posto); e de 18h às 21h (atendimento exclusivo da CIN).
Aos sábados, de 8h às 9h (atendimento exclusivo da CIN); de 8h às 13h (todos os serviços de cada posto); e de 13h às 16h (atendimento exclusivo da CIN).
É importante ressaltar que o atendimento da CIN é feito 100% por agendamento prévio através do aplicativo ou portal www.ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 e 0800 071 5353.
Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2023
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2023. Duas instituições de ensino baianas tiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Senai Cimatec.
Das 116 instituições de ensino superior avaliadas no estado, apenas 34 obtiveram desempenho entre 4 e 5 (os melhores) no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição. O indicador é utilizado para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições e tem relação direta com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O curso de Engenharia de Computação, do Senai, obteve nota máxima (5), sendo classificado como o 4º melhor curso do Brasil e o melhor das regiões Norte e Nordeste. Também foram destaques os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação. Até esta publicação, a Ufba não havia detalhado quais cursos obtiveram nota máxima.
Festival do Bacalhau
Celebrando um dos ingredientes mais emblemáticos da culinária portuguesa, o Boteco Português prepara uma nova edição do Festival do Bacalhau. O evento acontece entre esta segunda-feira (14) e 4 de maio, nas unidades do restaurante localizadas em Salvador e Morro de São Paulo.
Durante o festival, o público poderá aproveitar um menu exclusivo com receitas tradicionais e autorais assinadas pelo renomado chef português Gonçalo Ramirez. Os pratos, que exaltam a versatilidade e a sofisticação do bacalhau, incluem delícias como Bacalhau à Narcisa, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau Espiritual e Migas de Bacalhau, com valores a partir de R$136,90.
Projeto Paxúa e Paramim
As distribuidoras da Neoenergia e o cantor e compositor Carlinhos Brown anunciaram a renovação da parceria no projeto Paxúa e Paramim. Criada pelo artista, a iniciativa foi especialmente desenvolvida para ser utilizada nas ações educativas que compõem o Programa de Eficiência Energética, que pertence ao grupo e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O projeto Paxúa e Paramim utiliza a linguagem do desenho animado para ensinar sobre o consumo consciente de energia elétrica. Voltado para crianças de 3 a 10 anos, cada personagem representa um aspecto importante da relação entre a energia e o meio ambiente, promovendo reflexões sobre sustentabilidade, consumo responsável e preservação do meio ambiente, além da reciclagem.
Entre 2022 e 2024, o projeto Paxuá e Paramim já alcançou, mais de 362 mil crianças e adolescentes de todo o Brasil. Além do conteúdo digital, a iniciativa também já realizou caravanas de espetáculos em diversos estados, levando conhecimento e diversão ao público infantil. Os personagens já participaram de eventos em locais como o Museu da Energia, em Salvador, além de apresentações promovidas pelas distribuidoras da Neoenergia em São Paulo e Brasília.
Curso Sistema Braille
A Escola Serpro Cidadão Digital está com inscrições abertas para o curso Sistema Braille para não cegos, iniciativa gratuita e acessível que visa ampliar a conscientização sobre a importância da comunicação inclusiva, contribuindo para a construção de um mundo mais acessível.
Gratuito e voltado a toda a população, o curso vai ensinar a ler e escrever em Braille, destacar a relevância da acessibilidade e apresentar práticas que contribuam para a inclusão de pessoas cegas no cotidiano da sociedade. A formação é autoinstrucional, gratuita e com certificado, e pode ser iniciada a qualquer momento, bastando apenas acessar a plataforma cidadaodigital.serpro.gov.br e se inscrever gratuitamente.
Para fazer sua matrícula é simples. Basta clicar em “criar uma conta” na página inicial da escola, fazer seu login e escolher o curso Sistema Braille para não Cegos no ambiente logado da escola.
Isenção da taxa de inscrição no Enem
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abre nesta próxima segunda-feira (14) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. De acordo com o Edital no 18/2025, a solicitação pode ser feita até o dia 25 de abril. O período de inscrição ainda será divulgado pelo MEC.
Os interessados deverão pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do gov.br. Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma. Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem em 2024 também precisam justificar a ausência caso queiram participar da edição de 2025 gratuitamente.
Análogas à escravidão
O Ministério do Trabalho e Emprego atualizou o Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. A nova edição acrescentou 155 nomes, elevando para 745 o total de empregadores presentes na chamada “lista suja” do trabalho escravo. A atualização ocorre a cada seis meses e tem como objetivo garantir transparência às ações de fiscalização.
Entre as atividades com maior número de empregadores incluídos nesta edição estão a criação de bovinos, o cultivo de café e o trabalho doméstico. O ministério destaca que a fiscalização é contínua e que o combate ao trabalho escravo é uma responsabilidade conjunta entre o poder público e a sociedade.
Transalvador reforça o monitoramento e ordenamento do trânsito
Devido à Semana Santa, desta segunda-feira (14) até domingo (20), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) reforça o monitoramento e ordenamento do trânsito nos entornos do Mercado do Peixe, em Água de Meninos, e da Feira de São Joaquim, na Avenida Engenheiro Oscar Pontes. O fluxo de veículos e transeuntes nesses locais costuma aumentar consideravelmente no período.
Diariamente, a partir das 4h, agentes da Transalvador estarão na região para orientar condutores e pedestres. Eles permanecem nas ruas e avenidas próximas até por volta das 17h, quando a movimentação reduz. Durante o “Viradão”, quando o Mercado do Peixe funcionará das 4h da manhã da quinta-feira (17) até 13h da sexta-feira (18), os agentes de trânsito permanecerão maneira ininterrupta no entorno do estabelecimento.
Para garantir a fluidez na Avenida Jequitaia, haverá trechos onde será proibido o estacionamento. Esses pontos são os seguintes: todo o lado direito da via marginal, do acesso, na altura da Igreja da Santíssima Trindade até a saída com a Via Expressa; do início da via marginal do lado esquerdo até o início das baias de estacionamento e no final da marginal do lado esquerdo a partir do viaduto da Via Expressa até a ligação com a Avenida Jequitaia.
A Travessa Frederico Pontes está totalmente fechada para evitar que os veículos originários da Avenida Engenheiro Oscar Pontes cruzem no sentido da Via Expressa, medida que irá prevenir acidentes. O acesso para a Jequitaia para os que vierem da Avenida Engenheiro Oscar Pontes deverá ser feito pela Rua Estado de Israel.