Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

10/04/2025 06h30

Foto: Ilustrativa

Que Brasil você deseja para os próximos 25 anos?

Uma consulta pública para formulação da Visão de Futuro da Estratégia Brasil 2050 e identificação dos desafios prioritários do Brasil está disponível, até 31 de maio, na plataforma Brasil Participativo .

A pesquisa Que Brasil Queremos nos Próximos 25 anos? foi elaborada pela Secretaria Nacional de Planejamento, do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em articulação com a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Os brasileiros poderão escolher os atributos do País que desejam e os desafios que devem nortear o debate público e o planejamento governamental nas próximas décadas. Os resultados serão analisados e consolidados pelo MPO e divulgados no portal da Estratégia Brasil 2050 e na Plataforma Brasil Participativo.

O levantamento trata-se de um planejamento nacional de longo prazo, denominado Estratégia Brasil 2050, que busca integrar e harmonizar planos setoriais e regionais, proporcionando maior previsibilidade na atuação governamental, melhora do ambiente de negócios e aumento da transparência.

O ano de 2050 foi escolhido como referência por ser um marco intermediário do século e por estar alinhado com as metas globais de neutralidade de emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a previsão de uma inversão na pirâmide etária brasileira até 2050 exige ajustes significativos nas políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, educação e trabalho.

Locais de vacinação alterados em Salvador

Por conta de uma assembleia geral do Sindicato dos Servidores, a Secretaria de Saúde de Salvador anunciou que os serviços de vacinação, incluindo os imunizantes contra gripe e covid-19.

As vacinas serão ofertadas apenas em unidades de referência nesta quinta-feira (10). Na sexta-feira (11), todo o serviço será restabelecido.

A lista das unidades de referência pode ser encontrada também no site da SMS (saúde.salvador.ba.gov.br) e na rede social da pasta: @smssalvador.

Estágio para estudantes de pós-graduação

O Governo da Bahia lançou um novo programa de estágio voltado para estudantes de pós-graduação, com a oferta de 100 vagas em diversas áreas estratégicas da administração pública estadual. A iniciativa busca proporcionar vivência prática e formação complementar para quem está matriculado em cursos lato ou stricto sensu nas áreas de Gestão Pública, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Ciência, Tecnologia e Inovação.

A seleção foi oficializada por meio do Edital de Abertura de Inscrições Saeb Nº 1, publicado no Diário Oficial do Estado. O documento pode ser consultado também nos sites do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), e da Secretaria Estadual de Administração (Saeb). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, até 23h59 do próximo dia 30, no site do Ibade.

Para participar, é necessário que o candidato esteja regularmente matriculado em um curso de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação. O estágio terá jornada semanal de 20 horas e duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. A bolsa oferecida é de R$ 1,3 mil mensais.

Santa Dulce dos Pobres

O livro “Santa Dulce dos Pobres: a primeira santa brasileira e sua obra viva” foi lançado em Salvador. A autora é Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e sobrinha da religiosa.

A publicação reúne relatos de personalidades que conviveram ou foram impactadas pela atuação de Irmã Dulce, como Roberto Carlos, Preta Gil, Drauzio Varella, Padre Júlio Lancelotti, Xuxa e Thiaguinho. Também participam empresários, jornalistas, autoridades e representantes religiosos, em uma coletânea de depoimentos sobre o legado da santa baiana.

Além dos testemunhos, o livro traz fotografias históricas e registros da trajetória de Irmã Dulce, incluindo imagens do início do trabalho social em 1949, com o acolhimento de doentes em um galinheiro. A obra apresenta ainda os avanços da OSID na Bahia e os serviços prestados em diversas áreas da assistência social e da saúde.

O conteúdo destaca a continuidade da obra de Santa Dulce por meio das unidades mantidas em Salvador e em outras regiões do estado, com atendimentos que ultrapassam 3 milhões de procedimentos anuais. 

A obra pode ser adquirida na Loja Irmã Dulce (Largo de Roma, Salvador), na loja virtual (loja.irmadulce.org.br) e em plataformas de e-commerce.

Aulas abertas de dança

Em celebração ao Mês da Dança, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) vai promover uma série de aulas abertas dos Cursos Livres da Escola de Dança em praças do Pelourinho. A proposta é democratizar o acesso à dança, valorizando a expressão corporal como arte e ferramenta de inclusão social.

A programação acontece nesta quinta-feira (11), das 18h30 às 20h30, com aula de AfroBeats, linguagem de dança que celebra o corpo livre, sem regras fixas. A ideia é mostrar que cada corpo tem sua própria narrativa e movimentação, e que não existe um jeito “correto” de dançar.

As aulas seguem até o dia 29 de abril, quando é celebrado o Dia Internacional da Dança, sempre com entrada gratuita. Para participar, é necessário ter a partir de 15 anos e chegar no horário da atividade.

Leilão do Detran-BA

Preços abaixo da média de mercado, veículos desembaraçados, sucatas para empresas do segmento. O Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) está com cinco editais abertos, com 1.185 lotes disponíveis, distribuídos em 23 cidades baianas.

Os interessados em adquirir ou participar dos leilões podem acessar o site www.detran.ba.gov.br, na secção leilões, aba editais. O Departamento alerta que todas as informações devem ser obtidas exclusivamente nos endereços oficias do órgão e dos leiloeiros, reiterando que o cidadão não acredite em facilidades para não cair em golpes.

Fotos e detalhes dos lotes também estão disponíveis nos sites dos leiloeiros dos editais 01, 02, 03, 04 e 05/2025. Os endereços eletrônicos são: rjleiloes.com.br, danielgarcialeiloes.com.br, arthurnunes.leilao.br, rjleiloes.com.br e hastaleiloes.com.br. O

s certames acontecem de forma online. Datas e horários disponíveis nos editais. Durante a disputa, acontece a transmissão simultânea com a imagem do responsável pela condução do certame na plataforma do leiloeiro oficial.

Seleção de projetos culturais

O Banco do Brasil lançou o Edital de Patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) 2026-2027. O objetivo é selecionar projetos que poderão ser patrocinados pelo Banco do Brasil e demais empresas do Conglomerado BB para compor a programação das cinco unidades do CCBB, localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e, pela primeira vez no Edital, Salvador.

O BB destinará R$ 120 milhões para o período, que representa um aumento de 20% em relação ao edital anterior, ampliando e diversificando a quantidade de projetos apoiados. Uma das novidades do novo edital é que pela primeira vez o Banco do Brasil realizará cursos presenciais de capacitação pelo país para produtores culturais.

Os locais e horários de cada curso e como participar deles serão divulgados oportunamente e estarão disponíveis no site bb.com.br/patrocinios. Para garantir que todos os produtores culturais brasileiros tenham acesso às informações, o BB disponibilizará em seu canal no YouTube vídeos e tutoriais de destaques que ocorrerem nos cursos presenciais.

Podem participar pessoas jurídicas e pessoas físicas com projetos nas áreas de exposição, artes cênicas, música, cinema e educação/mediação, que possam ser realizados em uma ou mais unidades do CCBB. O prazo para envio vai até 26 de maio, com divulgação do resultado no último trimestre de 2025.