07/04/2025 06h32
Foto: Fieb - Divulgação
Prêmio Fieb Indústria Baiana Sustentável
Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) anuncia a 15ª edição do Prêmio Fieb Indústria Baiana Sustentável, que acontecerá em 27 de agosto de 2025, no Centro de Convenções da Bahia, dentro do evento Index – Feira da Indústria. O prêmio tem como objetivo reconhecer, estimular e premiar ações inovadoras e sustentáveis desenvolvidas pelas indústrias e seus parceiros, promovendo práticas que aumentam a produtividade, otimizam recursos, aprimoram a gestão e melhoram a qualidade de vida.
Essa iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, reforçando o compromisso da FIEB com o Pacto Global e incentivando empresas e instituições a atuarem de forma sustentável.
O prêmio contempla cinco modalidades, abrangendo diferentes segmentos e tipos de contribuição para a sustentabilidade.
Além do reconhecimento, os vencedores terão divulgação, fortalecendo sua imagem e compromisso com a sustentabilidade junto a seus stakeholders. A premiação se consolida como um instrumento de valorização das transformações sustentáveis que promovem um desenvolvimento econômico, social e ambiental equilibrado na Bahia.
Dia Mundial da Saúde
Com o intuito de fortalecer os princípios da universalidade, equidade e integralidade no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria da Saúde (SMS) de Salvador firmou parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para integrar a Semana Nacional da Saúde do Poder Judiciário, a partir desta segunda (7) a sexta (11), que este ano tem como foco as populações vulneráveis.
A iniciativa, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7), foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução CNJ n. 576/2024, com o objetivo fortalecer a integração de ações entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo; e conta com a colaboração de órgãos e entidades públicas e privadas da área da saúde.
Em Salvador, as atividades serão iniciadas na segunda-feira (7), às 9h, com o seminário “Conhecendo o SUS: assistência farmacêutica e regulação”, na sede do TJ-BA. A partir da terça (8) serão realizadas as ações voltadas para o acolhimento e assistência do público-alvo da iniciativa, na Unidade de Saúde da Família (USF) Itapuã, das 8h às 16h, até o dia 11 de abril.
Os serviços serão fornecidos por meio do projeto Saúde para Todos e contarão com a oferta de atendimento clínico, exames laboratoriais e preventivos para detecção do câncer do colo do útero; vacinação, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C; curativos, aferição de glicemia e pressão arterial, além de atendimentos odontológicos.
Transplante de fígado
Pela primeira vez na história, uma equipe médica do interior da Bahia foi habilitada para realizar transplante de fígado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar os procedimentos de fígado e rim, conforme publicação no Diário Oficial da União. A medida representa um avanço inédito para a descentralização dos serviços de alta complexidade no estado e reafirma o compromisso da Bahia em salvar vidas por meio da expansão da sua rede de transplantes.
Com essa nova habilitação, a Bahia passa a contar com um polo estratégico no Sudoeste, diminuindo distâncias, tempo de espera e, sobretudo, ampliando a chance de sobrevivência dos pacientes. Somente no primeiro trimestre de 2025, o número de transplantes de fígado no estado já é 47% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.
O avanço em Vitória da Conquista é apenas uma das ações que integram a estratégia de ampliação da rede de transplantes promovida pelo Governo da Bahia. O Hospital Aliança, em Salvador, também foi habilitado para transplantes de fígado pelo SUS. O Hospital Geral Roberto Santos está em fase de credenciamento para transplantes de medula óssea, enquanto o Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce) está em processo final de credenciamento para córneas. Além disso, o Hospital Ortopédico está sendo preparado para realizar transplantes de tecido ósseo, e o Hospital da Bahia já foi credenciado para transplantes de medula.
Com esses investimentos, a Bahia consolida uma das redes de transplantes mais dinâmicas do país.
Estiagem na Bahia
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência por estiagem nos municípios de Bom Jesus da Lapa e Ibitiara, ambos localizados no oeste da Bahia.
Com a inclusão dessas cidades, o estado passa a ter 65 municípios com reconhecimento federal vigente por estiagem. Ao todo, a Bahia soma 85 reconhecimentos federais ativos, sendo 18 por chuvas intensas, um por enxurradas e um por alagamentos.
A partir da portaria publicada pelo MIDR, os municípios com situação de emergência reconhecida podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Esses recursos podem ser aplicados em ações como: compra de cestas básicas; distribuição de água mineral; fornecimento de refeições para trabalhadores e voluntários; distribuição de kits de limpeza de residência; entrega de itens de higiene pessoal e de dormitório.
A medida busca reduzir os impactos causados pela estiagem em comunidades afetadas, principalmente nas áreas mais vulneráveis do interior do estado.
Feirão de imóveis
O Banco Santander, em parceria com a Biasi Leilões, está organizando um feirão de imóveis que ocorrerá na terça-feira (8), a partir das 11 horas. Este evento oferecerá aos interessados uma variedade de imóveis incluindo casas, apartamentos, lotes e propriedades comerciais em diversas regiões do Brasil. O leilão será realizado de forma online, no site oficial da Biasi Leilões, e será conduzido por Eduardo Consentino.
São 252 imóveis abertos para lances, que abrangem uma ampla gama de opções para os compradores, atendendo às diversas necessidades e preferências. As propriedades estão localizadas nos estados de Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
O Banco Santander oferece a possibilidade de pagamento com lance à vista (em parcela única) sem desconto ou por meio do financiamento imobiliário em até 420 meses, com sinal mínimo de 20% do valor da compra, somente para imóveis acima de R$ 90.000,00, sendo apenas lotes comerciais e residenciais. Para terrenos, o pagamento só poderá ser feito à vista. Todos os imóveis terão IPTU e condomínio quitados pelo banco até a data do leilão
Circular Tech Skills
O Iº Congresso Internacional de Economia Circular, Sustentabilidade, Tecnologias e Habilidades, chamado de “Circular Tech Skills“, será realizado em Salvador, na próxima quarta-feira (9), de forma online, e terá atividades presenciais nos dias 4 e 5 de setembro.
A organização está a cargo da seccional de Salvador, com apoio das seccionais de Vitória e Moscou do Clube Mundial de Economia Circular.
O congresso busca discutir formas de implementação desse conceito no setor produtivo. Empresas, ONGs, universidades e indústrias têm demonstrado interesse crescente no tema, mas ainda há desafios sobre como colocá-lo em prática.
O evento online contará com palestras de especialistas de Portugal, Países Baixos, Suécia, Estados Unidos e Brasil, abordando experiências bem-sucedidas na economia circular. Mini workshops serão realizados para apresentar estratégias aplicáveis ao tema.
Em setembro, nos dias presenciais, startups que desenvolvem soluções na área participarão de debates sobre sustentabilidade e impacto ambiental. Haverá apresentação de iniciativas implementadas em indústrias, escolas, cooperativas e comunidades, destacando experiências práticas na economia circular.
BRICS e a Economia Global: Desafios e Oportunidades
Termina no próximo dia 10 de abril, sábado, o prazo para inscrição no diálogo BRICS e a Economia Global: Desafios e Oportunidades. A iniciativa visa a envolver conselhos, fóruns e outras organizações da sociedade civil dos países membros do BRICS. Programado para acontecer de maneira virtual, no dia 16 de abril, este será o primeiro evento internacional organizado pelo pilar Financeiro do Brics neste ano.
O evento é organizado pela presidência brasileira do Brics, que comanda o bloco neste ano. Segundo a organização, ocorrerão duas sessões que discutirão a integração das economias do BRICS à economia global. Também está na pauta do evento o debate sobre o fortalecimento do comércio e dos investimentos entre os países membros do Brics como impulsionadores do crescimento econômico e estratégia para fortalecer os Mercados Emergentes e Economias em Desenvolvimento (EMDEs, na sigla em inglês) e as prioridades da Trilha de Finanças durante a Presidência Brasileira do Brics.
As organizações da sociedade civil que se inscreverem devem enviar uma proposta de intervenção de até três minutos a ser apresentada durante a sessão BRICS e o Fortalecimento das Economias do Sul Global. Serão aceitas dez propostas, a partir de uma avaliação de sua relação com os temas e assuntos que serão tratados pela mesa.