04/04/2025 06h28
Foto: Divulgação
Campanha para mobilizar doadores de plaquetas
Diante do baixo nível do estoque de plaquetas, a Hemoba promove uma campanha para mobilizar as pessoas a doarem regularmente este hemocomponente, já que tem validade de apenas cinco dias. A Fundação recebe uma média mensal de 73 doações de plaquetas, quando atualmente há a necessidade de uma média de 105 doações. Em 2024, foram 872 doações. A transfusão de plaquetas beneficia pacientes em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma e queimaduras, dentre outros.
Na Hemoba, realizam coleta de plaquetas por aférese o Hemocentro Coordenador, em Salvador, e a UCT de Juazeiro. Está previsto para este ano que o Hemocentro Regional de Vitória da Conquista também ofereça o procedimento. Na aférese, apenas parte das plaquetas são coletadas em uma bolsa com o auxílio de um equipamento e o restante dos componentes é devolvido ao doador. O processo leva entre 60 a 90 minutos e pode ser realizado uma vez a cada 15 dias, totalizando 24 vezes ao ano. A doação por aférese contém 6 a 8 vezes mais plaquetas do que uma doação comum e parte delas pode ser doada sem causar qualquer impacto negativo à saúde do doador.
Sala multissensorial no aeroporto de Recife
Para celebrar o mês de conscientização do autismo, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugura nesta sexta-feira (4) a sala multissensorial do aeroporto internacional de Recife. A ação faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista, lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O evento será realizado às 9h30, no auditório do terminal.
Mais do que proporcionar uma melhor experiência nos aeroportos brasileiros para passageiros neurodivergentes, o espaço contará com iluminação suave, som de água corrente, piscina de bolinhas brancas, almofadas sensoriais, projeções visuais e poltronas similares às de avião para simulação do embarque. A sala multissensorial foi pensada para incluir e acolher os passageiros antes e após a viagem, promovendo concentração, conforto e bem-estar.
Recife é o quinto aeroporto do país a contar com um ambiente exclusivo para acolher pessoas com espectro autista. Os terminais de Florianópolis (SC), Vitória (ES), Congonhas (SP) e Santos Dumont (SP) também possuem espaço inclusivo. Ainda este mês, o Ministério de Portos e Aeroportos fará a inauguração de uma nova sala multissensorial no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
60 anos do Banco Central
Os Correios lançaram o selo institucional alusivo aos 60 anos do Banco Central do Brasil, autarquia fundamental para a economia e para o desenvolvimento do país.
Criado em dezembro de 1964, o Banco Central iniciou suas atividades somente em março do ano seguinte. Autoridade monetária do país, a instituição é responsável por garantir a estabilidade da economia e do sistema financeiro. Entre suas principais atribuições estão a emissão da moeda nacional e o controle da quantidade de dinheiro em circulação, o controle da inflação, a atuação na política cambial, a regulação e fiscalização do sistema financeiro, e administração das reservas internacionais.
A arte da emissão foi criada pelo Banco Central, destacando o slogan “Parte da nossa história”, que celebra as conquistas e os desafios superados ao longo das seis décadas de sua existência, reconhecendo o papel fundamental que a instituição desempenha em momentos cruciais da história econômica do Brasil.
A peça filatélica estará disponível em breve nas agências e no site dos Correios.
Oportunidades para jovens
Estão abertas 48 vagas para jovens aprendizes na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação em Salvador. As oportunidades são voltadas para jovens entre 18 e 21 anos, exceto os candidatos PCD, que não há limite de idade, e que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escola pública há no máximo seis meses. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 13 de abril, pelo site.
Os candidatos serão submetidos a um processo seletivo que inclui provas objetivas online com questões envolvendo matemática e raciocínio lógico, português e conhecimentos gerais, além de uma prova de redação presencial.
Os aprovados assinarão contrato de até 24 meses, com jornada de 20 horas semanais e remuneração de um salário mínimo. Além disso, terão direito a vale-transporte, alimentação, uniforme e equipamentos de proteção individual.
Os jovens selecionados atuarão em diferentes setores da Rede SARAH, incluindo: atendimento ao público hospitalar, apoio administrativo em saúde, desinfecção e limpeza hospitalar, oficina ortopédica, patologia humana, tecnologia da informação e aparelhos gessados.
Projeto Mural, Movimento Urbano de Arte Livre
O Festival e a Feira Criativa que englobam as ações da quarta edição do Projeto Mural, Movimento Urbano de Arte Livre, serão realizados gratuitamente essa semana, em Salvador. Entre esta sexta-feira (4) e domingo (6), a Doca 1, Polo de Economia Criativa, localizado no Comércio, sediará um encontro que vai celebrar a arte em seu amplo sentido. A programação do Festival contará com oito bate-papos, exposição documental, 16 oficinas, cinco apresentações musicais e uma feira – que priorizou produtos e obras autorais, feitas à mão, diferenciadas, sustentáveis – com diversos talentos das artes visuais e da criação na Bahia.
Artistas e criativos terão a oportunidade de expor e comercializar suas obras e produtos durante os três dias de evento. A programação começa nesta sexta-feira (4), das 15 às 20 horas. No sábado, dia 5, será das 10 às 20 horas e, fechando com chave de ouro, no domingo (6), tem mais, das 10 às 18 horas. As inscrições para as oficinas serão abertas sempre 30 minutos antes do início de cada atividade.
A 4ª edição do Projeto Mural é uma realização da Trevo Produções, Fundação Gregório de Mattos – FGM, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, Secretaria Municipal da Fazenda – Sefaz, Prefeitura de Salvador, na modalidade doação através do Programa Viva Cultura.
Agência Espacial Americana
Onze estudantes baianos vão participar de uma das principais competições de engenharia da Agência Espacial Americana. Nove deles são alunos dos cursos técnicos em Mecatrônica e Eletromecânica do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Região Metropolitana de Salvador, localizado em Camaçari, e os outros dois de escolas particulares.
Eles vão representar a Bahia e a Região Nordeste no Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC), uma das principais competições de engenharia da Agência Espacial Americana.
A disputa realizada no Centro Espacial e de Foguetes, em Huntsville, no estado do Alabama, Estados Unidos, desafia equipes de todo o mundo a projetar, construir e operar veículos (rovers) de exploração espacial, enfrentando terrenos complexos semelhantes aos da Lua e de Marte.
A viagem está prevista para ocorrer nesta sexta-feira (4).
A equipe da rede estadual de ensino é formada por Ana Luiza Santana, Dara Santos, Débora Lima, Felipe Silva, Gabriel da Cunha, Gustavo Santos, Leandro Moraes, Lyriel Santana e Murilo Bastos. Gabriel, 17 anos, do curso técnico em Mecatrônica, já está na expectativa para a competição.
Rede Nacional de Saneamento Indígena
A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estão atuando para formar a Rede Nacional de Saneamento Indígena, uma iniciativa que objetiva apoiar organizações e fortalecer a cooperação técnica para atuarem com saneamento nos territórios indígenas do país. Organizações e entidades que atuam ou desejam atuar com ações de saneamento ambiental nos territórios para fomentar a Rede devem se cadastrar até o dia 4 de abril.
Essa é uma estratégia da Sesai e do Unicef para o fortalecimento do Programa Nacional de Saneamento Indígena (PNSI), que a secretaria está desenvolvendo e vai lançar em novembro, durante a COP 30, em Belém (PA).