17/02/2025 06h30
Igreja da Ordem Terceira do Carmo - Foto: Divulgação
Igrejas em Salvador são interditadas
Uma força-tarefa realizada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal) interditou oito igrejas em Salvador por risco estrutural. Ao todo, foram vistoriados 106 imóveis, incluindo casarões, museus, conventos e igrejas. Entre as patologias identificadas estão comprometimento das estruturas de madeira das coberturas e pisos, infiltrações, fissuras em alvenarias e oxidação de ferragens.
Entre os templos fechados estão a Igreja de São Miguel, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Igreja Nossa Senhora da Ajuda, Igreja e Convento dos Perdões, Igreja de São Bento da Bahia, Igreja dos Quinze Mistérios, Igreja da Ordem Terceira do Carmo e Convento Santa Clara do Desterro. A Igreja de São Francisco de Assis foi interditada no último dia 5, após o desabamento de parte do teto.
O Centro Histórico de Salvador abriga 2.017 imóveis tombados pelo Iphan, sendo 1.687 casarões e quatro igrejas que já foram interditadas por risco muito alto.
A ação teve como foco 287 imóveis identificados pelo Projeto Casarões da Codesal como de risco alto e muito alto. O objetivo das inspeções é mapear danos estruturais que possam levar a desabamentos e incêndios, além de apontar soluções para mitigar os problemas.
Pule, Brinque e Cuide
O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) lançou a campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, com o objetivo de reforçar a segurança dos menores durante o Carnaval de 2025.
A ação orienta que qualquer pessoa que presencie violações de direitos deve denunciar imediatamente por meio do Disque 100, canal gratuito do MDHC que recebe denúncias de forma anônima. “Convidamos todos a serem nossos aliados nessa campanha, porque a vigilância precisa ser permanente e de toda a sociedade”, reforçou a ministra.
O Disque 100 opera 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados, acionando a rede de proteção social sempre que necessário.
Nova Caixa Cultura no Centro Histórico
A nova unidade da Caixa Cultural será no Pelourinho, Centro Histórico da capital baiana. No acordo firmado, ficou estabelecido a aquisição, restauração, reforma e adaptação do edifício histórico Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, também conhecido como Casa Nobre ou Palacete Saldanha, que fica na Praça da Sé. A restauração do espaço e adaptação do edifício deve ser iniciado ainda neste semestre.
A nova unidade contará com um teatro, espaços para exposições artísticas, cinema, música, vivências e programas educativos. O governo quer ampliar o acesso da população às manifestações culturais e artísticas, contribuindo para o fortalecimento do circuito cultural do centro histórico da capital baiana.
Doação da Milon
Em prol das crianças atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024, a Milon promove a doação de 5 mil kits escolares provenientes da arrecadação da campanha 'Amor & Esperança' realizada nas mais de 118 unidades da marca no segundo semestre do ano passado. Em parceria com o Rotary Club gaúcho, as entregas serão distribuídas ao longo de fevereiro, para que os alunos ingressem nas escolas com o material novo e consigam aproveitar todo o período do ano letivo.
A iniciativa da Milon contou com a comercialização de duas camisetas que foram produzidas na fábrica do Grupo Kyly, detentor da marca, com sede localizada em Pomerode, Santa Catarina. Ao todo, foram fabricadas 20 mil peças, em versão masculina e feminina, com a estampa 'Esperança'.
Camarotes Acessíveis no Carnaval 2025
A Prefeitura de Salvador abre nesta segunda-feira (17), as inscrições para os Camarotes Acessíveis no Carnaval 2025. São 500 vagas para cada dia do Carnaval. Segundo a prefeitura, os camarotes têm o intuito de proporcionar uma festa mais inclusiva e com infraestrutura adequada para que pessoas com deficiência (PCDs) e idosos possam participar da folia nos circuitos Osmar (Centro) e Dodô (Barra/Ondina).
O cadastro pode ser realizado de forma presencial, na sede do Cadastro Único (CadÚnico), Rua Miguel Calmon, 28, Comércio, das 8h às 17h, ou no site. Cada pessoa pode realizar o cadastro para até dois dias da festa e indicar até um acompanhante, com idade igual ou superior a 18 anos.
Os camarotes terão audiodescritores, interpretes de libras e auxiliares de mobilidade treinados para auxiliar as pessoas com deficiência. Os espaços funcionam com programação de horário diferenciados para atender a ordem de desfiles das atrações nos dias da festa.
O camarote de Ondina, por exemplo, inicia as atividades na quinta-feira (27), das 17h às 3h e atende aos dois públicos (idosos e pessoas com deficiência), enquanto o espaço do Campo Grande começa a receber os foliões na sexta-feira (28), das 12h às 20h, e atende somente idosos (idade a partir de 60 anos). Também a partir da sexta-feira (28), na Piedade, as atividades acontecem das 13h às 21h para pessoas com deficiência.
Para acesso aos Camarotes Acessíveis, é necessária a apresentação de documento original com foto. O regulamento completo está disponível no site da inscrição.
Projeto “Cameratas da OSBA nos Museus”
A Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta, entre esta segunda e quarta-feira (17 e 19), o projeto “Cameratas da OSBA nos Museus”, que leva para quatro espaços culturais de Salvador concertos gratuitos dos grupos de música de câmara da Orquestra.
Os eventos acontecerão no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), Museu Geológico da Bahia, Museu Eugênio Teixeira Leal e no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), com as apresentações das cameratas Quadro Solar, Bahia Cordas, Opus Lumen e Quarteto Novo, formadas por músicos integrantes da OSBA.
As apresentações das Cameratas da OSBA têm caráter artístico e didático, e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla diferentes gêneros e estilos, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores, o período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens.
Cúpula dos Rio de Janeiro será sede da próxima reunião do Brics
O Rio de Janeiro foi oficialmente confirmado como sede da Cúpula dos Líderes do Brics em 2025. O encontro será nos dias 6 e 7 de julho.
Em 1º de janeiro deste ano, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics, grupo de cooperação internacional formado por países em desenvolvimento, composto atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.
Chefes de Estado, ministros e representantes de governos locais, além de membros da sociedade civil dos países-membros do Brics, estarão reunidos na cúpula. O evento ocorre apenas um ano após a cidade sediar a Cúpula do G20, consolidando ainda mais o Rio como um polo de diplomacia internacional.
A Cúpula dos Líderes do Brics contribuirá para o fortalecimento das relações internacionais, promovendo intercâmbios culturais, comerciais e turísticos entre o Brasil, os países do Brics e o resto do mundo.