05/11/2024 06h33
Foto: Divulgação
Caravanas Iluminadas da Coca-Cola
Para celebrar a magia do Natal, as Caravanas Iluminadas da Coca-Cola já começaram a percorrer o país. Os caminhões decorados que transportam o bom velhinho vão rodar os nove estados do Nordeste, passando por mais de 20 cidades, entre capitais e municípios das regiões metropolitanas e interior, emocionando o público.
Serão mais de 8 mil km percorridos. Na Bahia, o espetáculo passará por Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Salvador, do final de novembro ao começo de dezembro, como parte da campanha “Natal da Coca-Cola 2024: Desperte o Papai Noel Que Há Em Você”. A atração também contemplará as regiões Norte e Centro Oeste, contabilizando cerca de 15 estados brasileiros visitados pelos caminhões iluminados.
Em 2024, os espetáculos natalinos liderados pela Solar devem contar com 7 caravanas simultâneas, passando por cerca de 50 cidades. Os caminhões farão paradas em shoppings, pontos de venda e pontos turísticos durante 35 dias, iniciados em 27 de outubro, em Juazeiro do Norte e Crato (CE) e devem finalizar no dia 22 de dezembro, em Natal (RN). Em breve, as rotas de todas as cidades do Brasil, e pontos de paradas das Caravanas de Natal da Coca-Cola serão divulgadas no site oficial da Coca-Cola: https://natal.coca-cola.com.br.
Cursos técnicos
O Senai Bahia está com inscrições abertas para cursos técnicos em 15 cidades. No total, o processo seletivo 2025.1 oferece 7.024 vagas, sendo 1.060 bolsas gratuitas. Das bolsas oferecidas, 507 são para cursos presenciais e 553 para cursos semipresenciais.
As bolsas de estudo são destinadas a estudantes que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023 que declararem baixa renda e atenderem a outros requisitos previstos no edital do processo seletivo.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, a partir desta segunda-feira, 04 de novembro, até o dia 19 de dezembro de 2024, no endereço www.tecnicosenai.com.br, ou presencialmente nas centrais de atendimento ao candidato das unidades do Senai Bahia.
As vagas são distribuídas nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador (Unidades: Cimatec e Dendezeiros), Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Museu Carlos e Margarida Costa Pinto completa 50 anos
Localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (MCMCP) completa, nesta terça-feira (5), 55 anos de fundação. O equipamento cultural abriga um acervo que reflete o estilo de vida da sociedade baiana dos séculos XVIII ao XX e preserva a história da cidade em objetos de arte, com exposições de longa duração e temporárias. Fruto da coleção de Carlos Costa Pinto, a Fundação foi criada por sua viúva, Margarida de Carvalho Costa Pinto, que doou a casa e acervo de artes decorativas para a preservação da memória cultural de Salvador e da Bahia.
Com um acervo de mais de 3.000 peças pertencentes, em grande parte, às antigas famílias dos tempos dos solares e engenhos baianos, o museu guarda coleções de cristal, porcelana, mobiliário, ourivesaria, imaginária, ordens honoríficas, prataria, desenho, gravura, pintura e escultura, datadas do século XVII a meados do século XX.
Inaugurado em novembro de 1969, o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto conta com acervo de artes decorativas que retrata a sociedade baiana dos séculos XVIII e XIX. O local abriga exposições permanentes e temporárias, programação cultural, educacional e atividades formativas. O MCMCP, localizado no Corredor da Vitória, 2490, em Salvador, está aberto ao público de segunda a sexta-feira, exceto às terças, das 14h30 às 18h.
Indígenas
O SAC Móvel estacionou no pátio externo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para cumprir uma missão especial. Até a próxima quinta-feira (7), os indígenas participantes do Acampamento Terra Livre (ATL) podem tirar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) gratuitamente na carreta, que atende de 7h30 às 17h, por ordem de chegada. A expectativa é atender a cerca de 700 indígenas de 50 municípios da Bahia.
Além da CIN, os serviços disponíveis no SAC Móvel são: orientação sobre a prova de vida de pensionistas e inativos do Estado, antecedentes criminais, Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e Planserv. A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia.
Projeto Terças Musicais
A Camerata Bahia Cordas retorna ao Projeto Terças Musicais de novembro no Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), para uma tarde especial. O evento acontece nesta terça-feira (5), às 15h, com entrada gratuita.
A Bahia Cordas, que foi fundada em março de 2007, apresenta um repertório versátil, de música barroca a música sacra e popular, além composições autorais. A Camerata, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), é formada por Rogério Fernandes e João Campos, nos violinos; Laércio Souza dos Santos, na viola; Maurício Kowalski, no violoncelo e Orley Francisco, que comanda o contrabaixo.
O projeto Terças Musicais completou 10 anos em setembro de 2024 e ocorre uma terça-feira por mês. Conta com a apresentação de uma camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia, que reforça o objetivo da OSBA de democratizar o acesso à música erudita e popular, contribuindo para a formação de novas plateias, explorando e divulgando obras de grandes compositores.
Bandeira Azul
A Bandeira Azul, certificação internacional que reconhece áreas litorâneas com qualidade ambiental e sustentabilidade, foi hasteada, no sábado (2), nas praias de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe e da Viração, na Ilha dos Frades (Salvador), na zona turística Baía de Todos-os-Santos.
A Bandeira Azul é atribuída anualmente pela Foundation For Environmental Education (FEE), representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). Além das duas praias da Ilha dos Frades, receberam a premiação a Praia do Paraíso, em Guarajuba (Camaçari), e o Yacht Clube da Bahia (Salvador), na categoria marina.
Espaço Colabore
Com cinco anos de existência, o Espaço Colabore – primeiro centro público de inovação de Salvador -, será reaberto nesta terça-feira (5) após cinco meses de manutenção. A reabertura do equipamento, localizado no Parque da Cidade, será celebrada com parceria entre o Sebrae Bahia e a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), por meio da palestra “ESG nas Organizações”. A atividade será conduzida por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas brasileiros em sustentabilidade empresarial no segmento.
A reinauguração do Colabore marcará ainda o aniversário de um ano do Sebrae Ecos, iniciativa que busca fomentar a sustentabilidade nas atividades de pequenos e microempreendedores soteropolitanos. Interessados podem se inscrever gratuitamente através do link bit.ly/sebraeesg2024.
21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O debate sobre a biodiversidade do país ocupará o centro das discussões da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começa hoje (5) e vai até o dia 10 de novembro, no Museu Nacional, da República, em Brasília (DF). Este ano, o evento tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologia Sociais” e será um momento de reflexão sobre a biodiversidade dos biomas brasileiros, a riqueza dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.
Também será foco das discussões, o papel das tecnologias sociais na construção de projetos que possam responder aos desafios enfrentados nos biomas brasileiros - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, além do Sistema Costeiro-Marinho.
A entrada é gratuita e não será necessário fazer inscrição prévia. Organizada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), a SNCT, oferecerá visitas guiadas gratuitas, integrando suas ações à programação da SNCT, que também contará com atividades nos auditórios e no anexo do Museu Nacional.
Entre os estandes que poderão ser visitados estão os Institutos Nacionais de Pesquisas da Amazônia (INPA), da Mata Atlântica (INMA), de Pesquisas Espaciais (INPE), Nacional de Tecnologia (INT), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Centros Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), de Tecnologia Mineral (Cetem), de Tecnologias Estratégicas do Nordeste-Cetene, entre outros.
Operação Navio 2024/2025
Visitantes e tripulação que desembarcam no Porto de Salvador durante a temporada de cruzeiros 2024/2025 são recepcionados por policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e da Delegacia Especial de Atendimento Turístico (Deltur), empregados na Operação Navio 2024/2025.
Durante todo o verão, Salvador conta com 63 transatlânticos com milhares de turistas de todo o mundo até 23 de abril de 2025.
Atuam na Operação Navio cerca de mil profissionais do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), do 18⁰ Batalhão de Polícia Militar (Centro Histórico), do Batalhão de Pronto Emprego Operacional (BPEO), 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (Comércio) e da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista.
A iniciativa conta com policiais militares e civis com amplo domínio em inglês, francês, espanhol, alemão, dentre outros idiomas. Viaturas de duas e quatro rodas e bases móveis circulam na área entre o Porto de Salvador e Centro Histórico, além de outros pontos turísticos da capital.