16/09/2024 06h29
Foto: Jefferson Peixoto - Secom - PMS
“Bibliotecas Inclusivas: Diagnóstico e Ação”
Entre esta segunda-feira (16) e sexta-feira (20), a Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), promove o X Seminário Leitura para Todos, que este ano aborda a temática “Bibliotecas Inclusivas: Diagnóstico e Ação”. O evento irá promover diálogos sobre “Análise das políticas públicas em prol da acessibilidade atitudinal, comunicacional e arquitetônica nas bibliotecas” e “Ações de inclusão social e acessibilidade em bibliotecas: perspectivas do discurso para prática”. Os interessados devem se inscrever pelo Sympla. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site da FPC.
O seminário é voltado para educadores, mediadores de leitura, artistas visuais, estudantes, PcD, profissionais de Biblioteconomia e gestão de Bibliotecas, gestores públicos, acadêmicos e pesquisadores, Organizações da Sociedade Civil, ativistas e a comunidade em geral. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da FPC.
Oportunidades
Americanas — uma das principais marcas empregadoras do País — está em busca de profissionais para mais de 800 vagas efetivas. As oportunidades são para lojas físicas, o coração da operação da varejista. As contratações estão em linha com o plano de transformação da Americanas, com foco na melhoria da experiência do cliente, rentabilidade e aceleração do crescimento.
No primeiro semestre deste ano, as vendas de lojas físicas da companhia tiveram um crescimento de quase 10%, resultado de ações de melhoria como ampliação do mix de produtos, melhor abastecimento e organização nas mais de 1.600 lojas da Americanas em todo o país.
Para fortalecer a jornada de evolução do negócio, a companhia busca pessoas com perfil dinâmico e ágil, ensino médio completo e idade a partir de 18 anos. As oportunidades são para os cargos de operador de loja, promotor de serviços e fiscal de prevenção em todo o Brasil.
O processo seletivo acontece de forma online e presencial. Além de salário compatível com o mercado, os contratados terão plano de saúde com adesão imediata, vale refeição, vale-transporte, benefícios do programa Empresa Cidadã, como licença-maternidade de seis meses ou licença-paternidade, seguro de vida, Wellhub (plataforma que dá acesso a diversas atividades com foco em saúde e bem-estar) e descontos imediatos em compras no site e app da Americanas e, após o período de experiência, em compras nas lojas físicas.
30ª edição da Casacor Bahia
Considerada a maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, a Casacor chega, este ano, à 30ª edição realizada na Bahia com uma proposta inovadora e repleta de história. A abertura ao público acontece na terça-feira (17), com visitação até 6 de novembro, no icônico Bahia Othon Palace, que também comemora 50 anos de sua inauguração. O local, um marco de Salvador, será o cenário para a mostra, que ocupará uma área de 5500m², destacando sua estrutura e sua vista privilegiada para o mar.
Com o intuito de ampliar o acesso ao design e à arquitetura, a Casacor Bahia decidiu abrir ao público, de forma gratuita, alguns dos ambientes deste ano. Entre os espaços disponíveis para visitação estão o Paisagismo do acesso principal, projetado por Katia Soria, o Lobby de Gregory Copello, a loja da Oficina Brennand, a Experiência GWM, o Café de Alessandra Cohen, o Restaurante de Rodrigo Rodrigues, o Banheiro do Restaurante, assinado por João Gabriel, o Lounge Bar – disponível mediante reserva pelo aplicativo Casacor – de Dinah Lins, e o mirante Casa Bolha, de Jessyka Cintra.
Com 18 praças nacionais e 4 internacionais, a Casacor, empresa do Grupo Abril, reúne, anualmente, arquitetos, designes de interiores e paisagistas de diversas gerações.
Farmácia Viva de Maricá
Com objetivo de democratizar o acesso a plantas medicinais e à fitoterapia (forma de tratamento que utiliza ervas medicinais para tratar e prevenir doenças), foi inaugurada a primeira Farmácia Viva de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A iniciativa é fruto do projeto Farmacopeia Mari’ká, realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), ligada à prefeitura, e pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Cerca de 30 espécies de plantas medicinais são cultivadas em 4 mil metros quadrados, na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, da Codemar. Além da produção de medicamentos, a iniciativa promove a qualificação de pequenos produtores rurais para o plantio dessas ervas.
Portugal
Portugal acaba de ser eleito o melhor país do mundo para viajantes, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Flight Centre. A agência analisou as respostas de mais de 170 mil viajantes da Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e Reino Unido para determinar os 10 países e cidades mais bem avaliados em 2024.
A Flight Centre Travel Group é uma agência de viagens australiana. Foi fundada em 1982 e está sediada em Brisbane, Austrália.
Portugal ficou em primeiro lugar, com uma taxa de satisfação dos viajantes de 94%, enquanto as Ilhas Cook, um país insular no Pacífico Sul, teve taxa de satisfação de 93%.
Orientações para a população
As condições atuais de seca, queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levou o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros.
Em áreas onde há dificuldade de acesso à água potável, por exemplo, existe o risco de desidratação. E a fumaça das queimadas pode levar a quadros de doenças respiratórias.
As orientações para a população são: aumentar a ingestão de água e procurar locais frescos; evitar atividades físicas em áreas abertas; não ficar próximo dos focos de queimadas e procurar atendimento médico em caso de náuseas, vômitos, febres, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen.
A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia também ampliou recomendações à população dado o aumento das concentrações de poluentes no ar.
O documento cita registros de poluição decorrentes de incêndios florestais na região Norte, principalmente nos estados do Amazonas, Rondônia e Acre; em todo Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
A entidade explica que há aumento do risco de infecções respiratórias para os seguintes grupos: crianças de até 2 anos, idosos com 65 anos ou mais e pessoas com doenças metabólicas e cardiovasculares, e imunocomprometidas.