Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/06/2020 06h32

Foto: Agência Brasil

Divórcio tem aumentado durante o período de isolamento social

A procura por divórcio tem aumentado durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Cerca de 70% dos pedidos de divórcio são iniciados pelas mulheres, e a reclamação mais frequente é a tripla jornada.

Segundo a advogada da área de Família e Sucessões, Débora Guelman, o convívio intenso em virtude da quarentena tem sobrecarregado física e emocionalmente as famílias brasileiras. “Esse isolamento social forçado pela pandemia aumenta o convívio entre os casais e justamente esse aumento do convívio gera conflitos. Por conta disso, a probabilidade de haver mais divórcios é muito maior”, disse.

No Brasil há dois tipos de divórcios. No mais simples, chamado de “extrajudicial”, casais podem se separar de forma mais rápida, pelo cartório, amigavelmente. Já o divórcio judicial ou litigioso é realizado diante de um juiz e envolve questões mais complexas como falta de consenso entre o casal, partilha de bens, pensão e guarda de filhos.

303 cidades baianas com transporte intermunicipal suspenso

Dois novos municípios baianos entram na lista de transporte intermunicipal suspenso na Bahia a partir deste domingo (21), são eles Baixa Grande e Tabocas do Brejo Velho. A decisão tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana.

No total, são 303 cidades baianas com a proibição de saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto deste sábado (20) autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Antas, Barra do Rocha, Caém, Canavieiras, Cristópolis, Itagi, Itiúba, Macarani, Maetinga, Nova Redenção, Piritiba, Quixabeira, Rio do Antônio e Santa Teresinha, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Doença Falciforme

No Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (19 de junho), a Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba) reforçou a importância do tratamento adequado de pacientes com a doença, que tem incidência elevada na Bahia. A data foi criada em 2008, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção para a doença, que é genética e hereditária, caracterizada por alteração nos glóbulos vermelhos (hemácias), o que dificulta a oxigenação do sangue.

De acordo com a diretora de Hematologia da Fundação Hemoba, Anelisa Streva, as transfusões de sangue fazem parte do tratamento da doença. “Quando indicado, a transfusão de concentrado de hemácias é importante na recuperação e para evitar possíveis complicações graves, como AVC em crianças. Nossa dificuldade, na maioria das vezes, é encontrar um sangue fenotipado, ou seja, mais parecido com o do paciente. A falta de doadores regulares pode causar um atraso nesse tratamento”, relata a hematologista. 

O ambulatório da Fundação Hemoba, que é referência no estado para pacientes com doença falciforme e outras doenças hematológicas benignas, possui 5.204 pacientes cadastrados com doença falciforme.

Doação de sangue

Com a pandemia do novo coronavírus, a Fundação Hemoba registrou em toda a Bahia uma queda de 40% no número de candidatos à doação de sangue.

É possível doar sangue com hora marcada, a partir de agendamento no site da Hemoba, através do e-mail [email protected] ou ligando diretamente para uma das 24 unidades em toda a Bahia.

Mercado do Rio Vermelho

Cerca de 1,5 mil máscaras foram distribuídas no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, mais conhecido como “Ceasinha”, neste sábado (20). A ação de prevenção à Covid-19 foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a do Secretaria do Planejamento (Seplan) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Além dos itens de proteção facial, foram dadas orientações sobre cuidados para evitar o contágio.

Restauração da Catedral Imperial

A Catedral de São Pedro de Alcântara, também conhecida como Catedral Imperial, localizada no centro histórico de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro, prepara-se para ganhar nova roupagem, o que deve contribuir para aumentar o fluxo turístico na cidade. O prédio da igreja, que foi incluído no plano de urbanização da cidade pelo imperador Pedro II e sua filha, a princesa Isabel, começou a ser construído em 1884 e foi inaugurado em 29 de novembro de 1925. O edifício passará agora por obras de restauração externa e interna.

A Paróquia São Pedro de Alcântara é a gestora direta do patrimônio cultural do projeto de restauração da catedral, que tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos não reembolsáveis do Fundo Cultural da instituição, no valor de R$ 13,1 milhões. A participação do BNDES representa 98% do investimento global, de R$ 13,4 milhões.