12/07/2024 06h30
Foto: Divulgação
“Sim ao Amor”
O Ministério Público estadual realiza nesta sexta-feira (12), o casamento civil de 28 casais LGBTQIAPN+. Intitulado “Sim ao Amor”, o evento será realizado na sede do MP no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, a partir das 9h. Essa será a terceira edição do evento.
Lançado em 2016, o evento tem o objetivo de promover o reconhecimento dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.
Realizado pelo MPBA através dos projetos institucionais ‘MP+ Diverso’ e ‘Viver com Cidadania’, o ‘Sim ao Amor’ conta com o apoio do Grupo Qualivida, da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA), da residência de idosos Abrigo do Salvador, da Comissão LGBTQIA+ do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), da Ana Portuguesa Decoração e da Uber.
Face a Face com a Vitória
Mulheres com câncer poderão fazer pigmentação nas sobrancelhas e mamas gratuitamente em Salvador, através do projeto social Face a Face com a Vitória. O serviço será oferecido entre os dias 13 e 15 de julho, durante a FeiraCosmética no CECBA, no Costa Azul.
Para participar, é necessário ser paciente oncológica do Sistema Único de Saúde e já ter finalizado o tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Caso a pessoa ainda esteja em tratamento, a pigmentação só será realizada mediante autorização do médico.
Processo seletivo na Maersk
A Maersk, gigante mundial no setor de transporte marítimo e logística, anunciou a abertura de um novo processo seletivo com mais de mil vagas de emprego para trabalhar em alto mar. As vagas na Maersk estão distribuídas por diversas regiões, incluindo Brasil, Canadá, Argentina, Austrália e outros países. Continue lendo para descobrir como você pode garantir uma dessas oportunidades e embarcar em uma carreira promissora.
No Brasil, a Maersk está oferecendo 39 vagas de emprego, abrangendo tanto profissionais experientes quanto jovens em início de carreira, como estagiários e aprendizes. As vagas estão disponíveis em São Paulo, Pernambuco, Ceará, entre outros estados, além de opções para trabalho remoto. As oportunidades são para pessoas com formação de nível médio, técnico ou superior.
Os interessados em alguma das vagas de emprego podem acessar o site oficial da empresa e verificar os requisitos específicos para cada vaga. É crucial que os candidatos estejam alinhados com o perfil buscado pela companhia e que forneçam dados de contato atualizados para facilitar a comunicação durante o processo seletivo.
Vagas efetivas no Mercado Livre
O Mercado Livre está com 550 vagas efetivas para a função de representante de envios em diversos períodos em seu Centro de Distribuição na cidade de Cajamar, região metropolitana de São Paulo. Os interessados podem se inscrever pelo site da recrutadora Randstad.
Para se candidatar não é necessária experiência prévia, apenas Ensino Fundamental Completo e disponibilidade de horários e escalas. Além do salário de R$1.850,00, as vagas contam com os seguintes benefícios: Fretado, Plano de Saúde, Plano Odontológico, Seguro de Vida, Plataforma Saúde Mental, Total Pass, Ticket Alimentação e Alimentação no local.
Dentre as responsabilidades da função estão: tratamento e garantia na integridade dos processos de embalagem e etiquetagem dos produtos recebidos no centro de distribuição, além de verificação e avaliação da documentação de cada mercadoria.
Biblioteca Anísio Teixeira completa 76 anos
Localizada no Centro de Salvador, a Biblioteca Anísio Teixeira, unidade da Fundação Pedro Calmon, completa 76 anos de fundação nesta sexta-feira (12) e vai celebrar a data com uma série de atividades culturais. O destaque fica por conta da apresentação da Camerata Quarteto Novo da Orquestra Sinfônica da Bahia, com repertório de Músicas da MP, que acontece a partir das 8h30.
A programação inclui ainda a Mesa de Conversa ‘Anísio Teixeira e a Revolução Educacional’, com Gedean Ribeiro do Nascimento, Doutor em Ciências da Educação, e Juliano Matos, presidente da Fundação Anísio Teixeira. A mediação será de George Gurgel, diretor do Instituto Politécnico da Bahia. A comemoração será encerrada com o Cordel ‘Anísio Teixeira: Um Educador Além do Seu Tempo’, do cordelista Antônio Barreto.
Com um acervo de mais de 8 mil títulos, a Biblioteca Anísio Teixeira funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Entre as ações desenvolvidas pela Unidade, estão a realização de seminários, palestras, visitas guiadas e técnicas, exposições, orientação à pesquisa, espetáculos musicais, saraus e recitais, entre outras.
Jovem Aprendiz Empreendedor
Parque Social e a Prefeitura de Salvador vão abrir nesta sexta-feira (12), a partir das 10h, as inscrições para 312 vagas remanescentes do projeto Jovem Aprendiz Empreendedor. Os interessados devem se inscrever através do link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/servico/secis-processo-de-inscricao-do-jovem-aprendiz94.
Para participar do processo seletivo do Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor, os candidatos devem ter idade entre 14 e 21 anos e 11 meses, residir em Salvador, estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino regular. Aqueles que já concluíram o Ensino Médio também são elegíveis, desde que tenham estudado em escola pública.
O Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor oferece formação teórica e prática, no período de 18 meses, na função de Auxiliar de Escritório, por meio de atuação em órgãos da administração pública municipal. O objetivo é desenvolver conhecimentos e competências que sejam relevantes para a vida profissional, pessoal e social dos participantes. As informações sobre a documentação, detalhamento das vagas remanescentes e demais informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no link https://x.gd/KTDrq.
Show “Flor da Memória”
Unindo poesia, música e muita história, o músico e compositor Roberto Mendes e o poeta e letrista José Carlos Capinan prometem emocionar o público da capital baiana com o show “Flor da Memória”. A apresentação acontece nesta sexta-feira (12), às 21h, na Casa da Mãe, no Rio Vermelho. O couvert custa R$ 50.
Em clima intimista, os artistas celebram mais de duas décadas de parceria e amizade e trazem um repertório repleto de grandes sucessos. Entre os destaques, estão canções gravadas por Maria Bethânia, como “Ya Ya Massemba”, “Manda Chamar”, “Beira Mar” e “Um Estranho Rapaz”; “Tempos Quase Modernos”, gravada por Elba Ramalho; e “Todo Seu Querer”, sucesso na voz de Fagner.
Mulheres comunicadoras
A escritora mineira Conceição Evaristo vai participar de um encontro com mulheres comunicadoras, nesta sexta-feira (12), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. No evento, será lançado um edital de fomento a comunicadoras empreendedoras.
Conceição Evaristo, que é imortal da Academia Mineira de Letras, ministrará uma palestra com o tema: Escrevivência e mulheres comunicadoras: conexões necessárias. O evento, realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), terá outras atividades voltadas a este público, e vai acontecer das 8h30 às 17h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site da SPM.
Como parte das ações da SPM no contexto do Julho das Pretas, a programação envolverá uma homenagem a mulheres comunicadoras negras, que contribuem com suas atuações pessoal e profissional para a promoção e difusão dos direitos das mulheres na sociedade.
Jazz na Avenida
Após um hiato de seis meses, o Jazz na Avenida volta a movimentar a capital baiana. O projeto, que promove apresentações gratuitas de jazz e blues, volta a acontecer nesta sexta-feira (12), a partir das 18h, no bairro da Boca do Rio, entre o Boi Preto e a Caixa Econômica. O local será aberto às 18h, com início da apresentação de jazz às 19h e a tradicional jam session a partir das 21h.
Criado há cerca de 10 anos, o Jazz na Avenida foi desativado temporáriamente em dezembro de 2023 por questões financeiras e falta de patrocínio. Nesta retomada, a entrada será realizada mediante a doação de 1 kg de alimento ou Pix Solidário.
Fora de Rota
O próximo domingo (14) será de ativação de empreendorismo, diversão, cultura e lazer, para quem mora ou passeia na região do Campo Grande. Isso porque o evento Fora de Rota desembarca no Largo do Campo Grande, entre 10h e 20h. O Fora de Rota também conta com programação musical, que será lançada em breve, prometendo atrações que vão animar o público durante todo o dia.
Conhecido por tem uma curadoria composta apenas por empreendedores locais, o evento traz uma variedade de produtos artesanais, moda, acessórios e opções gastronômicas para todos os gostos. Além das barracas de expositores, o evento também contará com diversas atividades infantis, proporcionando diversão gratuita para as crianças com parques, teatro e atividades lúdicas.
Festival Negritudes Globo
Salvador se prepara para receber o Festival Negritudes Globo, um evento dedicado à celebração e ao debate das narrativas negras no audiovisual. Entre as presenças confirmadas para o evento estão o cineasta americano Alrick Brown, os cantores Larissa Luz e Tatau, além dos apresentadores Vanderson Nascimento e Rita Batista.
O festival vai acontecer no dia 18 de julho, e vai contar com painéis voltados para a negritude no audiovisual, educação antirracista, o papel das narrativas orais como resistência cultural, entre outros. O evento contará também com oficinas e mentorias, organizadas em parceria com a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), com o foco nas carreiras e projetos de pessoas negras na indústria.
O festival já passou pelo Rio de Janeiro, em 2024 e, na ocasião, reuniu cerca de 2 mil pessoas no Galpão da Cidadania, além de contar com milhares de pessoas acompanhando ao vivo pelo Globoplay.
Para participar do evento, basta realizar a inscrição no site www.negritudesglobo.com.br.
Série Manuel Inácio da Costa
Neste mês de julho, a Orquestra Sinfônica da Bahia realizará duas edições da Série Manuel Inácio da Costa, com entrada gratuita. O projeto em que a OSBA percorre igrejas da capital baiana estará neste sábado (13), às 17h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Garcia, e no dia 21 de julho, também às 17h, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho.
No concerto deste sábado (13), o regente convidado será o maestro paulista João Rocha. Bacharel em música pela Unicamp, o maestro-compositor tem sido laureado com diversos prêmios e traz consigo a experiência de reger em salas de concerto como o Carnegie Hall, em Nova Iorque. Suas obras vêm sendo executadas por orquestras como a Sinfônica Brasileira e a Sinfônica da USP. “O programa desta apresentação está me deixando bastante empolgado. Vamos executar duas obras clássicas do repertório de música sinfônica mundial: a ‘Abertura Trágica’, de Johannes Brahms e a ‘Sinfonia Nº 6’, de Antonín Dvořák, e com certeza teremos um resultado lindo no sábado”, afirma o maestro.
Já no dia 21 de julho, também às 17h, a OSBA retorna à Igreja de São Francisco, no Pelourinho, desta vez recebendo como regente convidado o maestro Éder Paolozzi. Este concerto terá o violoncelista da OSBA Thomaz Rodrigues como solista. Um dos protagonistas do cenário de renovação da música clássica no Brasil, Paolozzi esteve à frente da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e atualmente é regente titular da Nova Orquestra e da Funk Orquestra, com as quais tem feito turnês nacionais e apresentações em festivais como Rock in Rio. No programa desta apresentação, estão as obras ‘Concerto para Violoncelo Nº 1’, do compositor russo Dmitri Shostakovich (1906-1975), e a ‘Sinfonia Nº 5’, do finlandês Jean Sibelius (1865-1957).
Encontro Julho das Pretas
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove, no dia 22 de julho, o encontro Julho das Pretas, com o objetivo de combater o sexismo e o racismo contra mulheres negras. O evento será realizado das 14h às 16h no prédio-sede da Corte, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A iniciativa tem como público-alvo juristas e integrantes da rede de apoio à defesa dos direitos humanos e terá capacidade para reunir 100 pessoas, sem a necessidade de inscrição prévia. Além disso, terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Poder Judiciário do Estado da Bahia.
O Julho das Pretas é fomentado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, presidida pela desembargadora Nágila Brito, e se alinha com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Serão abordadas questões relacionadas à superação das desigualdades de gênero e raça, destacando, especialmente, a agenda política das mulheres negras.