Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

25/04/2024 06h33

Foto: Divulgação

Prêmio "Aviação + Brasil 2024"

O Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), lança nesta quinta-feira (25), às 10h, o prêmio "Aviação + Brasil 2024", para estimular a melhoria na prestação de serviços de aeroportos brasileiros.

Realizada desde 2015, a premiação visa reconhecer os resultados alcançados na Pesquisa de Satisfação dos Passageiros conduzida pela SAC ao longo do ano de 2023 em 61 aeroportos do Brasil. Os prêmios das Categorias de Satisfação dos Passageiros são distribuídos com base nas notas de Satisfação Geral dadas pelos viajantes tanto para os aeroportos de grande porte, quanto para os regionais e também nos indicadores relacionados aos serviços prestados pelas empresas aéreas nos 20 principais aeroportos brasileiros.

Quanto à Pontualidade, serão premiados aeroportos mais pontuais, por porte de movimentação, e a empresa aérea mais pontual. Para fins de premiação, o cálculo foi realizado em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para aeroportos que possuem a ferramenta Tatic Flow.

Solar Coca-Cola lança nova edição do "Decola"

A terceira edição do Decola, programa de estágio da Solar Coca-Cola está com tudo pronto para receber novos estagiários. O projeto anuncia 50 novas vagas para jovens em dez cidades de atuação da empresa. As inscrições iniciaram através da plataforma Gupy e devem se estender até 24 de maio. São contempladas diversas áreas como Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Engenharia, Produção, Manutenção, Controle de Qualidade, Logística, entre outras. 

As vagas serão distribuídas em Manaus (AM), Belém (PA), Várzea Grande (MT), Natal (RN), Suape (PE), Salvador (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE) e São Luís (MA). O programa também tem um frente voltada para Tecnologia, com vagas prioritárias para mulheres e direcionadas para a sede corporativa da fabricante, em Fortaleza (CE), cerne da jornada de transformação digital da Solar. 

Os interessados devem realizar a candidatura na plataforma Gupy, clicando em “Programa de Estágio Decola 2024”: https://decolasolar.gupy.io/. É importante identificar o link que representa a localidade/cidade de atuação dos candidatos. 

Presidência do BASeT

O baiano Alessandro Peixoto, coordenador de Qualidade da Vinci Airports no Brasil, foi nomeado para presidência do Grupo Brasileiro de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (BASeT). Ele ocupará o posto no biênio 2024/2025. Para o mesmo período, Renato Lima, representante da CCR Aeroportos, foi escolhido como vice.  

O BASeT pode instituir subgrupos de estudos, que serão estimulados a apresentar trabalhos, estudos, relatórios e dados para o desenvolvimento de um produto, que é apresentado em até um ano para a indústria da aviação civil. Em 2024, o comitê contará com seis subgrupos, com temas como o emprego de inteligência artificial no processo de credenciamento aeroportuário, novas tecnologias para execução de vistorias e rondas no perímetro operacional e aprimoramento dos exercícios de segurança (AVSEC).  

Esta é a primeira vez que a Vinci Airports possui um representante ocupando a presidência do Grupo, mas sua relação com o BASeT existe desde a sua criação, com a participação de funcionários da Concessionária do Aeroporto de Salvador e da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia nos projetos e produtos desenvolvidos em gestões anteriores

Festival de Dança do Paseo

Para celebrar o mês da dança, Salvador vai receber nesta quinta-feira (25) a terceira edição do Festival de Dança. O evento aberto ao público ocorrerá no Shopping Paseo, no Itaigara, em Salvador, em parceria com a Ebateca Escola de Ballet. O festival será realizado no piso L1, com uma programação que se inicia às 15h30.

Pesquisa científica com seres humanos

O plenário do Senado Federal aprovou por votação simbólica, em regime de urgência, o projeto de lei que cria regras para pesquisas com seres humanos e trata do controle das boas práticas clínicas por meio de comitês de ética em pesquisa (CEPs). Agora, o texto seguirá para sanção da Presidência da República.

O objetivo dos autores do PL 6.007/2023, os ex-senadores Ana Amélia (RS), Waldemir Moka (MS) e Walter Pinheiro (BA), foi acelerar a liberação de pesquisas clínicas no Brasil. O relator da matéria, senador Dr. Hiran, aposta que a regulamentação do tema poderá trazer mais incentivos para o setor e permitirá a realização de pesquisas que podem beneficiar, por exemplo, pessoas que sofrem de doenças de difícil tratamento, como o câncer e doenças raras. 

O sistema será regulamentado pelo Poder Executivo Federal, com a colaboração dos comitês de ética em pesquisa (CEP) para fazer o controle das boas práticas clínicas.

Promoção à acessibilidade

A lei que instituiu o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) completou 22 anos. Nos últimos anos, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tem adotado uma série de ações de promoção à acessibilidade a fim de ensinar e popularizar esta forma de comunicação e tornar a capital baiana ainda mais inclusiva e acessível.

A Central de Intermediação em Libras (CIL) é um serviço disponibilizado pela Sempre, através da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), que visa garantir acessibilidade, com a devida qualidade, às pessoas com deficiência auditiva e surdas atendidas nos serviços públicos do município. Para a população, são ofertadas a tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a língua portuguesa e vice-versa. Só este ano, 336 atendimentos já foram realizados.

A Central funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e os agendamentos podem ser feitos através dos canais de atendimento via Whatsapp (71) 99983-1949 / (71) 99624-9925 / (71) 98851-4360 e e-mail: [email protected].

Conscientização sobre o Autismo

A Apae Salvador vai promover, nesta quinta-feira (25), a partir das 9h, uma visita guiada à assistidos do Centro de Reabilitação (CER), com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para conhecerem as instalações da Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

A ação, que faz parte das comemorações pelo Abril Azul, mês de conscientização sobre o Autismo, será realizada em alguns espaços da estrutura como o campo, vestiários, Arena Gamer, banco de reservas, além do conhecimento da história do equipamento. O acompanhamento será dividido em duas turmas, às 9h e 10h, com 15 usuários, de 4 e 17 anos, cada.

Anúncios políticos

O Google anunciou que não vai permitir anúncios políticos nas eleições municipais de outubro. A medida foi tomada pela plataforma em função da resolução aprovada em fevereiro deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para restringir o uso de inteligência artificial (IA) e determinar a adoção de medidas de combate à circulação de fatos inverídicos ou descontextualizados.

Em nota, o Google informou que a restrição aos anúncios começará em maio, quando as resoluções do TSE entrarão em vigor.

A empresa também declarou que apoia a integridade das eleições. "Vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio, tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, informou a empresa.

Estupro contra mulheres no Brasil

Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. “Isso equivale a, aproximadamente, um estupro a cada 8 minutos no país”, descreve a edição deste ano do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), lançado pelo Ministério das Mulheres.

Conforme o documento, o Sudeste, região mais populosa do país, teve o maior número de ocorrências de estupro, somando 22.917 casos. Em seguida, ficou a região Sul, com 14.812 ocorrências. No Nordeste, foram registrados 14.165 estupros; no Norte, 8.060 casos; e no Centro-Oeste, 7.672 episódios desse tipo de violência.

O Raseam faz a compilação de estatísticas de pesquisas e registros administrativos de diferentes fontes. Os dados sobre estupro das mulheres, por exemplo, são do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O relatório também utiliza de informações produzidas do Ministério da Saúde, dos Esportes, da Justiça Eleitoral, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaI (BGE).