Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

28/03/2024 06h26

Foto: Divulgação

Qualificação para trabalhar na BYD em Camaçari

O Governo da Bahia vai oferecer um curso de qualificação profissional com foco nas pessoas interessadas em se preparar para o processo seletivo da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Nesta primeira etapa, serão oferecidas 500 vagas para cursos nas áreas de operador de produção veicular, auxiliar de linha de produção, mecânico de manutenção máquinas industriais e inspetor de qualidade. As aulas serão ministradas pelo Senai de Camaçari e a carga horária é de 200 a 260 horas.

As inscrições podem ser realizadas através deste link, disponibilizado também nos principais canais digitais da Setre (www.trabalho.ba.gov.br e @setrebahia) e do SineBahia (@sinebahiaoficial). Podem participar trabalhadores (as) sem ocupação, cadastrados nas agências do Sistema Nacional de Emprego e beneficiários das demais políticas públicas de trabalho e renda, que estejam buscando inserção no mercado de trabalho.

Concerto de Páscoa

A Orquestra Sinfônica da Bahia promove o seu tradicional Concerto de Páscoa nesta quinta-feira (28), a partir das 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador. Com a regência do maestro Carlos Prazeres, o programa da apresentação traz em destaque obras do compositor alemão da era barroca Johann Sebastian Bach (1685-1750), incluindo as Cantatas BWV 105 e BWV 51, a ária “Erbarme Dich” da Paixão Segundo São Mateus e, para finalizar, o “Jesus bleibet meine Freude” da Cantata BWV 147. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e poderão ser adquiridos a partir do próximo dia 25 de março, na bilheteria do teatro e através da plataforma Sympla.

Casos de febre Oropouche no Brasil

O Ministério da Saúde trabalha com um cenário de “crescimento lento” de casos de febre Oropouche no Brasil, com concentração quase total na Região Norte. Em 2024, foram registrados 3.161 casos da doença, contra 832 ao longo de todo o ano passado.

O Amazonas concentra a maior parte dos casos (2.462), seguido por Roraima (590); pelo Acre (68); Pará (23); e por Roraima (18). As faixas etárias mais atingidas são pessoas com idade entre 30 e 39 anos; entre 20 e 29 anos; e entre 40 e 49 anos.

A pasta investiga ainda o que classificou como “rumor” na Região Nordeste – pelo menos um caso ainda não confirmado da doença. 

A febre Oropouche é transmitida por mosquitos, sobretudo pelo Culicoides paraensis e pelo Culex quinquefasciatus, conhecidos popularmente como maruim. Os sintomas, muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular.

Festa “Águas de Março”

O músico baiano Alexandre Miguel, vocalista da banda "Miguel e os Futuríveis", fará a primeira edição da festa “Águas de Março”, no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. O encontro ocorre na véspera de feriado da Semana Santa, nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, na Pousada Des Arts.

Alexandre receberá o artista e produtor musical Rei Lacoste e os artistas convidados Alexandre Marroquino, Venus Não é um Planeta, Maré Vazia, Jardim Soma, PanáPaná, Dunna, CajuPitanga, Vicente, Mateus Moreira e Clara Essefexis.

Além das atrações, a partir das 17h, acontece uma flash tattoo comandada pela tatuadora Ana Júlia Pituba e também uma exibição de moda da marca baiana sem gênero Queer Fox. 

Tempo instável e muita chuva

O feriado da Páscoa – na sexta-feira (29) – será com tempo instável e muita chuva em grande parte da região Nordeste. É o que indica a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  

As chuvas devem ocorrer até o domingo (31), com maior destaque para a faixa leste da região, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, incluindo o litoral desde o Ceará até o Maranhão, informa o Inmet.

Acrescenta que a previsão indica, ainda, a intensificação das chuvas, com volumes mais significativos, podendo superar 100 milímetros (mm) entre esta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), na faixa leste da região e, pontualmente, no agreste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte.

A intensidade das chuvas se deve ao transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente, aliado a uma maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esse cruzamento contribui para a formação de áreas de instabilidade sobre a porção litorânea do Nordeste e, como consequência, o deslocamento das nuvens para o interior da região. 

Universidade Petrobras é reinaugurada

A Universidade Petrobras (UP) foi reinaugurada em Salvador. Tradicional centro de formação da companhia, que investe fortemente na qualificação das equipes de trabalho, a Universidade Petrobras é a responsável pelos cursos de formação nas diversas áreas da empresa. A conclusão dos cursos, além de habilitar e qualificar o profissional, é um dos pré-requisitos para o trabalho dentro da Petrobras.

Na Bahia, a Universidade Petrobras vai ocupar dois andares do Torre Pituba, que foi reaberto em junho do ano passado. São 131 alunos previstos para o curso de Engenharia de Petróleo, com duração de 11 meses, representando um marco histórico, já que a primeira turma de Engenheiros de Petróleo do Brasil foi formada na Bahia, em 1959, pelo antigo Centro Nacional de Aperfeiçoamento e Pesquisas do Petróleo (Cenap). A eles se somam os 238 alunos nos cursos de nível técnico, que já estão em aulas com parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Cimatec).

Ao todo, cerca de mil técnicos recém-contratados da Petrobras começaram o programa de formação para estarem aptos a iniciar efetivamente em suas atividades dentro da companhia. A ação é uma parceria com o Senai, envolve profissionais de todo o país aprovados no concurso mais recente e faz parte de uma investida nacional da empresa, que terá formações para equipes, além da Bahia, também nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Projeto "Livros na Mesa"

A Academia de Letras da Bahia realiza nesta quinta-feira (28), às 18h, no Palacete Góes Calmon, em Salvador, a primeira edição do ano do projeto "Livros na Mesa". O destaque fica por conta do bate-papo com a escritora Nívia Maria Vasconcellos, autora do livro "OCORPOÉUMAFOTONOESCURO". O encontro terá mediação do vice-presidente da ALB, Marcus Vinícius Rodrigues.

A programação inclui ainda sarau com apresentação musical da cantora Dayane Sampaio; leitura de poemas com as professoras Esmeralda Cravançola e Solange Santana e com os escritores Alex Simões, Karla Dias e Mariana Paim; exibição do vídeo com ilustrações de Gabriel Ferreira, baseadas em poemas da autora; além de microfone aberto para a audiência.

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é 3,5% menor do que o registrado em 2021 (2.635.854) e 10,8% abaixo da média dos dez anos antes da pandemia de covid-19, de 2010 a 2019 (2.850.430). Essa é a quarta redução consecutiva nos nascimentos registrados, que atingiram o menor patamar desde 1977, ou seja, em 45 anos.

Foram observadas quedas, de 2021 para 2022, em todas as regiões do país, com destaques para as regiões Nordeste (-6,7%) e Norte (-3,8%). Entre as 27 unidades da Federação, as principais reduções ocorreram na Paraíba (-9,9%), no Maranhão (-8,5%), em Sergipe (-7,8%) e no Rio Grande do Norte (-7,3%).

Os únicos estados com aumento no número de nascimentos no período foram Santa Catarina (2,0%) e Mato Grosso (1,8%).

Os meses com maiores números de nascimentos registrados em 2022 foram março (233.177) e maio (230.798). Outubro registrou o menor número: 189.003.

O IBGE também constatou que houve recuo na participação das mães com até 29 anos entre o total de nascimentos, entre 2000 e 2022. Por outro lado, as mães com 30 anos ou mais aumentaram sua participação.

De acordo com os dados apresentados nesta quarta-feira, as mães com menos de 20 anos respondiam por 21,6% dos nascimentos em 2000, passando para 18,5% em 2010 e para 12,1% em 2022. A mesma tendência ocorreu com as mães entre 20 e 29 anos, que passaram de 54,5% em 2000, para 53,1% em 2010 e 49,2% em 2022.

A parcela das mães com 30 a 39 anos, por outro lado, subiu de 22% em 2000 para 26,1% em 2010 e 34,5% em 2022. As mães com 40 anos ou mais respondiam por 2% dos nascimentos em 2000, passando para 2,3% em 2010 e 4,2% em 2022.

O total de nascimentos ocorridos e não registrados no Brasil em 2021 foi estimado em 55.511, ou seja, 2,1% do total.