Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

27/03/2024 06h29

Foto: Divulgação

Uber Pet chega a Salvador

A capital baiana já está habilitada a operar na função Uber Pet, para o transporte de animais de estimação, "sendo ele gato ou cachorro", segundo o comunicado. A retomada da modalidade no Brasil foi anunciada em dezembro, mas passageiros de Salvador ainda não conseguiam usar a opção.
Com a oficialização entre os usuários, os "pais de pet" podem levar seus bichinhos de forma planejada através do aplicativo, inicialmente "nas principais regiões da cidade", na modalidade Uber Reserve, em que viagens podem ser programadas com até 90 dias de antecedência e com, no mínimo, 30 minutos antes do horário de partida, não podendo ser solicitada de imediato.

Segundo o Uber, o motorista chegará sempre alguns minutos antes no local de embarque, onde aguardará por até 5 minutos após o horário programado.

A plataforma ainda reforça que o uso de bolsas e caixas de transporte ou coleiras e focinheiras são recomendados, além do uso de toalhas durante a viagem, a fim de preservar a limpeza do veículo parceiro que aceitou a viagem. No caso de cães de raças consideradas violentas ou com peso superior a 20 kg, a utilização de coleira, guia e focinheira é obrigatória, não apenas recomendada.

Passageiros que são acompanhados de cães-guia não precisam solicitar viagens de Uber Pet, de acordo com a plataforma, fazendo o pedido da viagem normalmente.

Toneleiro

A primeira-dama Janja da Silva será a madrinha do novo submarino da Marinha, o Toneleiro. O lançamento acontece nesta terça-feira (27), em Itaguaí, no Rio de Janeiro. No evento, também estarão presentes o presidente Lula e o presidente francês Emmanuel Macron.

O Tonelero é equipado com seis turbos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas e conta também com quatro motores a diesel e um elétrico. Ao todo, ele tem uma autonomia de mais de 70 dias, podendo atingir mais de 250 metros de profundidade. O Sistema de Combate do submarino tem ainda sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, além de equipamentos de guerra eletrônica.

Ele é um dos quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica, concebidos no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha. A tripulação será composta por 35 militares. 

Debate online sobre capacitismo

A Autoridade Portuária de Santos (APS), por meio do seu Comitê de Diversidade, promove na quinta-feira (28), às 10h, no seu canal do Youtube, o "Papo diversidade", um debate sobre assuntos de combate às desigualdades em relação a gênero, raça, orientação sexual, geração e pessoas com deficiência.

O convidado é o influenciador Pedro Henrique França, criador - com Benedita Casé (filha da atriz Regina Casé) - do PCD pod, considerado o primeiro videocast brasileiro sobre o assunto capacitismo.

Pedro Henrique França é diretor, roteirista, jornalista e ator, assinou roteiros de programas de TV ("Esquenta", "Estrelas", "Tempero de Família", "Que História é essa, Porchat?") e a 2ª temporada da série documental "Quebrando o Tabu", premiada em Nova York e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no qual assina quatro episódios. Dirigiu e idealizou campanhas e videoclipes premiados de Tulipa Ruiz, Liniker, Majur e Illy. Formado em jornalismo pela Pontíficia Universidade Católica (PUC). Seu longa de estreia como cineasta, "Corpolítica", foi lançado nos cinemas em junho de 2023, tendo sido premiado como Melhor Documentário no Queer Lisboa e no Festival do Rio, melhor filme nacional no MixBrasil, melhor filme LGBT no Montreal Independent Film Festival e melhor roteiro no Festival Internacional de Brasília.

No debate promovido pela APS, Pedro falará sobre ideias para inclusão de pessoas com deficiência nas organizações.

Para participar, acesse: https://www.youtube.com/live/Q1QmhHe3XFA?si=QuIkmIo09M6RvEJX

Melhor empresa

A ACT Investimentos — eleita pela XP a melhor empresa de investimentos do Nordeste e líder nacional em Private Banking — foi certificada, pelo terceiro ano consecutivo, com o selo internacional Great Place to Work (GPTW), que avalia as melhores organizações para se trabalhar. O reconhecimento global considera aspectos como credibilidade, respeito, condições de trabalho, benefícios e remuneração. 

Atualmente, a ACT está com o processo seletivo para os Programas de Transição de Carreira e Trainee Salvador abertos. As oportunidades são para quem deseja ingressar no mercado financeiro e tem interesse em atuar no grupo. Atualmente, a empresa possui operações na Bahia, São Paulo, Pernambuco e Sergipe. 

Novidades do Shopping Paralela

O Shopping Paralela ganhou 25 lojas nos últimos 12 meses. Ao todo, foram 20 durante todo o ano de 2023 e cinco neste primeiro trimestre de 2024. No caso deste ano, as principais novidades foram as chegadas do Coco Bambu e Pandora, juntamente com marcas como Icemellow, Coxinha no Pote, Blue Feet e Convex.

Somando todos os empreendimentos que chegaram, cerca de 200 empregos foram gerados na capital baiana, contribuindo para geração de renda dos colaboradores e diminuição do desemprego.

Até o final deste semestre, uma novidade que vai agitar o centro de compras é a 11ª unidade Ki-Mukeka. Segundo Aislan Santos, empresário e sócio da rede gastronômica, será uma alegria chegar ao centro de compras.

Programas de estágio

A Ambev está com inscrições abertas para os programas de estágio Geral e Representa, que conta com vagas voltadas exclusivamente para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas. De acordo com a empresa, há oportunidades em 45 cidades dos mais diversos cantos do país, incluindo Salvador e Camaçari. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 16 de abril, através do site da companhia

O processo seletivo será realizado em formato híbrido, sendo uma parte online e outra presencial. Ao preencher o formulário, os estudantes poderão escolher a unidade de preferência e se desejam atuar no setor de Business ou Supply. Podem se candidatar estudantes que estejam cursando os dois últimos anos da graduação. 

Os estagiários selecionados terão direito a um curso de inglês gratuito e a um salário extra no início da jornada na companhia, para que possam se organizar na nova rotina. O trabalho será realizado de maneira presencial.

Redes sociais na Flórida

Jovens de 14 anos do estado americano da Flórida serão proibidos de criar contas em redes sociais, independentemente do consentimento dos pais. É o que prevê uma nova legislação assinada pelo governo local para restringir o acesso de menores às plataformas.

A lei prevê que as empresas de redes sociais fiquem obrigadas a encerrar contas que se acredita serem utilizadas por menores de 14 anos. As plataformas também devem cancelar contas a pedido dos pais ou menores, e todas as informações das contas devem ser eliminadas. A lei entrará em vigor em 1º de janeiro de 2025.

Menores de idade que têm entre 14 ou 15 anos podem obter uma conta nas redes sociais com consentimento dos pais, de acordo com a nova lei. As contas que já pertencem a adolescentes dessa idade devem ser excluídas se os pais ou responsáveis não consentirem.

Dia do Circo

Para celebrar o Dia do Circo, comemorado nesta terça-feira, 27 de março, a Coordenação de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) promove uma série de ações durante todo o mês. Na data, será lançado o selo Cidade Amiga do Circo, o documentário "Saberes da Itinerância" e o projeto Itinera-Circo: Ciclo Formativo em Políticas Culturais para as Artes Circenses. Os lançamentos acontecem nesta quarta-feira (27), às 14h, na Sala de Cinema Walter da Silveira, em Salvador. A entrada é gratuita.

O selo “Cidade Amiga do Circo” será destinado às prefeituras que recebem os circenses, prestando todo apoio para a produção artística no município. O selo será entregue aos municípios de Esplanada, Conde, Jandaíra, Macaúbas e Feira de Santana, cidades que receberam ações do edital de Qualificação no Circo promovido pela Funceb em 2023.

Já o curta-metragem documental “Saberes da Itinerância”, gravado durante a execução do mesmo edital, mostra as entrevistas realizadas com os artistas e produtores, capta imagens do cotidiano e retratos de acontecimentos com a missão de preservar a memória dos circenses itinerantes.

Outro lançamento previsto para o dia 27 de março é do projeto Itinera-Circo: Ciclo Formativo em Políticas Culturais para as Artes Circenses. A iniciativa tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento artístico-econômico dos circenses através de um circuito formativo que contará com quatro módulos, com conteúdo online e presencial em cidades baianas.