Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

25/03/2024 06h32

Foto: Divulgação

Bahia terá 75 feiras agropecuárias 

São mais de 80 feiras e exposições agropecuárias que compõem o calendário de feiras e exposições agropecuárias do estado da Bahia para 2024. Nos próximos meses, entre abril e dezembro, serão 75 eventos do tipo confirmados em diversos municípios do estado. Entre os eventos estão feiras agropecuárias amplas e eventos de produtos específicos como a Festa da Uva, por exemplo.

Um dos principais eventos do calendário, a Bahia Farm Show, que acontece em Luís Eduardo Magalhães, terá seus detalhes revelados em abril. Marcado para o próximo dia 4, o evento de lançamento da feira deve detalhar atrações e expectativas para a edição deste ano. A Bahia Farm Show deve acontecer entre 11 e 15 de junho.

Outra feira que deve atrair o público é a Agroformosa, sediada em Formosa do Rio Preto, no oeste do estado, que chega em sua segunda edição neste ano. Realizada entre 27 a 29 de junho, a feira terá como tema “Solo fértil, agro forte” e já tem 30% do espaço comercializado para expositores. Na primeira edição, o evento, contou com cerca de cinquenta expositores e mais de 45 mil visitantes e atingiu um volume de negócios em torno de R$5 milhões. Para este ano, a expectativa é de números recordes em todas as áreas

O vasto calendário tem eventos em todas as regiões do estado e em todos os meses do ano. Apenas na capital serão cinco eventos. O primeiro, de 8 a 14 de abril, é a Bahia Farma. Está prevista, ainda, a Expo Rural em agosto, a Conferência dos Oceanos em setembro, a Expo Marcha e a Fenagro, em novembro.

Hospital Municipal Veterinário de Salvador

Construído no bairro de Canabrava, o Hospital Municipal Veterinário de Salvador será inaugurado nesta segunda-feira (24), dentro da programação do aniversário de 475 anos da capital baiana.

Com a presença do prefeito Bruno Reis (União) e da secretária de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Marcelle Moraes, a solenidade de entrega será realizada em frente ao estacionamento do Barradão, na Rua Rua Artêmio Castro Valente.

Construído com investimento de R$14 milhões, o hospital funcionará de forma ininterrupta, de segunda-feira a domingo, com atendimento de média e alta complexidade.

Primeiro hospital público veterinário da Bahia, o equipamento conta com mais de 70 leitos para acolher cães e gatos domésticos e tem capacidade de ofertar uma média de 50 atendimentos eletivos diários.

Manifestações culturais

A cidade do Recife ganhou mais três manifestações culturais reconhecidas como patrimônios artísticos e culturais imateriais municipais: a ciranda, o maracatu de baque solto e o maracatu de baque virado.

Além disso, 12 de novembro foi declarado como o Dia Municipal do Maracatu de Baque Solto. Esse reconhecimento reforça a importância cultural e religiosa das manifestações.

580 vagas para cursos de capacitação

O Instituto Aliança, em parceria com a Suzano e a Zurich Foundation, tem inscrições abertas para 580 vagas gratuitas de formação profissional, voltadas para jovens entre 17 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. Entre as capacitações ofertadas está o Rotas e Travessias, com atuação nos municípios de Salvador e Teixeira de Freitas, na Bahia, e foco na preparação para o mercado de trabalho.

Os(as) interessados(as) podem se inscrever até 5 de abril, no site da instituição (institutoalianca.org.br). Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio. As aulas estão programadas para iniciar no dia 15 de abril.

As atividades são 100% online. O curso tem carga horária de 200 horas e duração de 3 meses. A certificação é conferida pela Universidade Estadual do Ceará, como curso de extensão. Além disso, após a conclusão, o aluno recebe todo apoio da equipe técnica do Instituto na busca por vagas de emprego com o seu perfil.

Graciliano Ramos

O selo Temporalis, da Citadel Grupo Editorial, lançará nos próximos dias uma edição única de Vidas Secas e S. Bernardo, de Graciliano Ramos. Serão 10.000 exemplares.

Publicada pela primeira vez em 1938, Vidas Secas é considerada a obra-prima de Graciliano. Este é um retrato intenso e desolador de uma família de retirantes nordestinos que enfrenta a fome, a sede, a opressão dos latifundiários e as injustiças sociais do Brasil rural.

O sertão nordestino também é o cenário em S. Bernardo, romance que completa 90 anos em 2024 e é marcado pelo realismo e pela introspecção do protagonista, Paulo Honório, um homem rude e determinado a ascender socialmente por meio da posse de terras.

Brasil é membro associado do Cern

O Brasil se tornou o primeiro país das Américas a ser membro associado do Cern, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear, com sede na Suíça.

Lar do maior laboratório de física de partículas do mundo, o Cern busca descobrir do que é feito o universo e como ele funciona, com o objetivo de avançar os limites do conhecimento humano.

Ao se tornar um membro associado, o Brasil agora poderá ter um papel mais profundo nos trabalhos dentro da organização.

O acordo admitindo o Brasil como membro associado do Cern foi assinado em março passado e agora entra em vigor, depois que o país concluiu todo o processo de adesão e ratificação.

O laboratório do Cern fica nos limites de Genebra, próximo à fronteira entre França e Suíça. Cerca de 2.500 pessoas de todo o mundo trabalham no local.

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) do Cern – um túnel de 27 km de circunferência a cerca de 100 metros sob a superfície – foi utilizado para provar a existência do Bóson de Higgs, apelidada de “A Partícula de Deus”, que ampliou o entendimento de como as partículas adquirem massa.

Programa Medi+

Estão abertas, até o dia 8 de abril, as inscrições para mais uma edição do Programa Medi+, parceria entre a Fundação Maria Emília (FME) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). A iniciativa visa alcançar estudantes de baixa renda e da rede pública que concluíram o Ensino Médio, possibilitando o acesso ao curso de medicina e o suporte necessário até a formatura. 

As inscrições podem ser feitas no site do projeto, onde também estão disponíveis o edital e um e-book com mais informações sobre o processo seletivo.

O processo seletivo para a vaga na faculdade e a bolsa é o mesmo. Os candidatos irão concorrer a duas bolsas integrais e os selecionados terão 100% do valor cobrado pela instituição de ensino coberto pela FME, durante toda a sua formação.

Para participar, é necessário estar regularmente inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, além de ter cursado o ensino médio completo em uma instituição brasileira de ensino público.

Durante quatro anos, serão 16 vagas ofertadas no Programa Medi+, duas por semestre. Atualmente, quatro bolsistas são contemplados pelo projeto.

Atualização do WhatsApp

O WhatsApp anunciou uma atualização que vai permitir aos usuários fixar até três mensagens diferentes em uma mesma conversa. Até então, desde dezembro do ano passado, só era possível fixar uma por vez. A novidade já está disponível para os usuários.

Com essa nova função, quando múltiplas mensagens são fixadas, elas são exibidas em um banner na parte superior da conversa e ao clicar nele, o usuário é direcionado para uma das postagens destacadas.

Ao fixar uma mensagem, ela pode ficar em destaque por um período de 24 horas, 7 dias ou 30 dias, dependendo da escolha do usuário. Caso haja mais de uma mensagem fixada na conversa, o banner indicará o número total de mensagens fixadas, exibindo sempre a mais recente.

O processo de fixar uma mensagem varia de acordo com o dispositivo utilizado. No Android, por exemplo, é necessário clicar e segurar a mensagem desejada e, em seguida, selecionar a opção Fixar, escolhendo o período de tempo desejado. No iPhone, o procedimento é semelhante, exigindo apenas cliques específicos no ícone Mais opções e na opção Fixar. Já no WhatsApp Web, a mensagem é fixada selecionando-a e clicando no ícone de menu correspondente.

Para desafixar uma mensagem, basta seguir um processo similar ao de fixação, selecionando a opção Desafixar após clicar e segurar a mensagem fixada. Vale ressaltar que após o período selecionado, a mensagem é desafixada automaticamente.