Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

21/03/2024 06h34

Foto: Divulgação

Salvador tem novo Home Center da Ferreira Costa

Salvador ganhou novo Home Center da Ferreira Costa, no bairro dos Barris. A segunda loja do grupo na capital baiana recebeu investimento de R$ 100 milhões e conta com 56.000 m² de área construída, sendo 13.000 m² de vendas - quase 50% maior do que a unidade da avenida Paralela. 

A unidade dos Barris é a nona loja do grupo Ferreira Costa, que este ano completa 140 anos de história, sendo uma empresa 100% brasileira, nascida no interior de Pernambuco, com operação em 5 estados do Nordeste – além da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte. A primeira loja do grupo em Salvador foi inaugurada em 2008, na Avenida Paralela, e vai completar 16 anos este ano.

Conscientização e a preservação da água

Como forma de apoiar a conscientização e a preservação da água, o Salvador Shopping, em parceria com a startup Solos,  promove nesta quinta (21) e sexta-feira (22), no Espaço Gourmet – Piso L1, uma exposição que abordará sobre a necessidade do descarte correto, impacto das ações humanas nos mares, oceanos e o reflexo na sociedade. A exposição contará com totens informativos que ficarão expostos nos dois dias, além de agentes mobilizadores que ficarão disponíveis das 10h às 14h, e das 16h às 20h, compartilhando informações e tirando as dúvidas do público presente.

Para instruir jovens e crianças sobre a importância do consumo racional de água para o  planeta, na sexta-feira (22), às 9h, 35 crianças da comunidade do Alto do Lobato através do Acervo da Laje poderão visitar a exposição. No mesmo dia, às 16h, cerca de 60 jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social também visitarão a mostra.

Nova administração da Osba

Já está disponível no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia um novo edital para a seleção que vai determinar a nova administração da Orquestra Sinfônica da Bahia. As propostas podem ser entregues entre os dias 22 de março e 23 de abril.

A organização selecionada neste novo edital vai firmar um contrato estimado em até R$ 26 milhões e comandará a Osba pelo prazo inicial de 24 meses. O resultado será divulgado no dia 23 de abril.

Atualmente, a Osba está com um contrato emergencial com a Associação Amigos do Teatro Castro Alves, ligada ao maestro Carlos Prazeres, que tem uma vigência máxima de 1 ano, ou até quando for finalizado o processo seletivo. 

Vagas de estágio na TCP

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, abriu as inscrições para o seu programa de estágio de nível técnico. O Terminal oferece 10 vagas para o setor de manutenção direcionadas para estudantes dos cursos técnicos de eletromecânica, mecânica ou mecatrônica que já tenham concluído pelo menos o primeiro semestre da formação.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de abril pelo site Link. Neste endereço, o candidato pode verificar mais informações sobre as atribuições do cargo e benefícios garantidos pela vaga, como plano de saúde, vale refeição, vale transporte, entre outros.

Com duração de 6 meses e podendo ser prorrogado por até 2 anos, o programa de estágio técnico tem como objetivo preparar os estudantes para serem efetivados e seguirem trabalhando no Terminal.

Considerado o maior empregador do litoral paranaense, a TCP conta com uma equipe de mais de 1.500 colaboradores distribuídos entre suas unidades localizadas em Paranaguá, Curitiba e Ortigueira. Com investimentos constantes em diversas frentes, o Terminal vem registrando novos recordes de produtividade mês após mês, o que se reflete em um aumento no número de postos de trabalho que, em 2023, ultrapassaram 350 admissões.

Nova exigência do YouTube

O YouTube passou a exigir dos criadores a inclusão de um aviso na publicação de conteúdos realistas feitos com Inteligência Artificial (IA). A intenção da plataforma é evitar a confusão de vídeos manipulados e fictícios com eventos, locais e pessoas reais.

Agora, durante a publicação de vídeos, o criador é obrigado a indicar, com sim ou não, se o conteúdo faz uma pessoa real dizer ou fazer algo que ela não fez, se altera algum registro visual, evento real ou lugar e se gera uma cena realista que nunca existiu. Ao selecionar sim, um aviso de que o conteúdo é sintético ou alterado aparece na descrição do vídeo em questão.

O sistema se baseia na honestidade do usuário em declarar o conteúdo de seu vídeo. Contudo, o YouTube afirma que pode adicionar um aviso mesmo se o criador não o fizer. Outros rótulos serão incluídos em vídeos com conteúdos sensíveis como saúde, eleições e finanças.

Companhia de dança Opaxorô

No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta-feira (21), a companhia de dança Opaxorô, que faz parte do Centro de Artes da Apae Salvador, fará uma apresentação gratuita em Salvador, às 11h. O espetáculo “O Corpo Ancestral” será encenada no Shopping Itaigara, em parceria com a Associação.

A montagem, recém estreada, traz elementos da dança contemporânea, com influências das danças de matrizes africanas, samba de caboclo e danças periféricas. Além disso, o repertório individual dos intérpretes — cinco bailarinos com Síndrome de Down e os outros jovens que tem prognóstico de deficiência intelectual — retrata a subjetividade do povo brasileiro e a ancestralidade presente em todos os ritmos e movimentos em uma apresentação que dura cerca de 40 minutos.

Campanha “CPF na Nota e Solidariedade no Coração”

As Obras Sociais Irmã Dulce acabam de lançar a campanha “CPF na Nota e Solidariedade no Coração”, que tem como objetivo estimular os baianos a participarem do programa Nota Premiada Bahia e, assim, contribuir com a instituição criada por Santa Dulce dos Pobres. Em 2024, os recursos arrecadados com a campanha serão destinados ao projeto de implantação de 20 novos leitos de UTI no Hospital Santo Antônio, da Osid.

Para participar, basta realizar o cadastro no site www.npb.sefaz.ba.gov.br e, no campo “Instituições”, escolher as Obras Sociais Irmã Dulce como instituição beneficiada na área de “Saúde”. Cada pessoa pode indicar até duas entidades filantrópicas, sendo uma da Saúde e outra na área Social. Feito isso, o participante destina recursos para a instituição toda vez que fizer compras e solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal.

Importante conquista

A Vinícola UVVA, da Chapada Diamantina, em meio às celebrações do seu aniversário de 2 anos, acaba de garantir mais uma importante conquista. Seu Chardonnay 2022 conquistou medalha de ouro no prestigiado Vinalies Internationales 2024, realizado na primeira semana de março, em Cannes, na França. Na ocasião, um espumante baiano também foi destaque.

O rótulo premiado, à base da uva Chardonnay e não barricado, é, na opinião do enólogo Marcelo Petroli, uma tradução natural do novo terroir brasileiro, cada vez mais reconhecido. Não à toa,  foram 16 rótulos nacionais premiados, a maioria espumantes, o que confirma o crescente respeito internacional aos vinhos produzidos no Brasil.