Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

20/03/2024 06h31

Foto: Luiz Carrera - SEC - GOVBA

Partiu Estágio oferece mais de 6 mil vagas

As inscrições para o programa Partiu Estágio estão abertas a partir desta quarta-feira (20) e serão realizadas exclusivamente pela plataforma www.ba.gov.br.

A Secretaria da Administração (Saeb) da Bahia oferta 6.193 vagas para universitários que desejam atuar no Estado. Este é o Edital com maior número de oportunidades de estágio desde o lançamento do programa, em 2017.

As inscrições dos estudantes também têm novidade nesta edição; serão de forma mais ágil e rápida, pela plataforma de serviços do estado www.ba.gov.br.

O Edital disponibiliza 1.733 vagas para Salvador e outras 4.460 para cidades do interior do estado e da Região Metropolitana da capital. Nesta edição, o programa oferece oportunidade de estágio para estudantes de 126 cursos universitários, distribuídos entre 302 municípios da Bahia e em 60 órgãos do Estado.

O prazo para os interessados realizarem suas inscrições vai até o dia 19 de abril. O estudante deverá efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos no Edital 01/2024, publicado no Diário Oficial do Estado e disponível no site da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br).

Abeph promove Assembleia Geral itinerante

A Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) realiza, nos dias 21 e 22 de março de 2024, a primeira edição da Assembleia Geral itinerante, que acontecerá no Porto de Suape. O encontro promoverá um intercâmbio entre as autoridades portuárias, com workshops e construção de soluções para os portos associados. O evento contará com a participação do diretor-presidente e anfitrião, Marcio Guiot, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, e do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.

A Abeph preparou uma programação focada em atividades informativas e interativas. O primeiro dia de evento começa com a cerimônia de abertura, seguida pelo workshop sobre dragagem, com apresentações de empresas renomadas no setor, como Deme Group, DTA Engenharia e Jan de Null.

No segundo dia de evento, os participantes terão a oportunidade de fazer uma visita técnica ao Complexo Industrial Portuário de Suape, seguida pela apresentação do Plano de Governo sobre dragagem, com representante do Ministério de Portos e Aeroportos.

Outono chega com temperaturas acima da média

O outono começou no Hemisfério Sul à 0h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) e vai até o dia 21 de junho. Neste ano, a estação será marcada pelo enfraquecimento do fenômeno El Niño e pelo registro de temperaturas acima da média histórica em todas as regiões do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) preveem que os meses de abril, maio e junho serão mais quentes na comparação com a média dos últimos anos. A exceção é para o centro-sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas são previstas dentro da normalidade.

Nossos Caminhos

Com o objetivo de fortalecer os laços de inclusão e fomentar a valorização da diversidade, o Shopping Bela Vista promove o evento Nossos Caminhos, que segue até 5 de maio com uma variedade de atividades gratuitas, incluindo exposições, mostras de arte, apresentações culturais, rodas de conversa e oportunidades de empreendedorismo para as mães atípicas. A arte será o veículo condutor de toda a ação, que visa criar um espaço de conexão entre as pessoas e oferecer um meio de expressão e celebração das diferenças.

Programa Universidade para Todos

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) prorrogou, até o dia 1º de abril, o prazo para as inscrições do Programa Universidade para Todos (UPT), que tem como objetivo preparar os estudantes para o acesso ao ensino superior.

Neste ano, estão disponíveis 19.426 vagas nos 27 Territórios de Identidade, distribuídas em 215 municípios da Bahia, com a oferta das atividades em 345 polos de funcionamento. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 460 vagas. As inscrições devem ser realizadas através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Pode se inscrever o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado em 2024 no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes).

Também podem se inscrever egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Não será permitida a inscrição de candidato que estiver cursando ou que tenha concluído curso de nível superior.

Orquestra principal do Neojiba 

Formado por cerca de 100 jovens músicos baianos dos mais diversos cantos do estado, a Orquestra principal do Neojiba inicia o ano de 2024 com uma apresentação para lá de especial na capital baiana. Para este ano, o grupo promete performances emocionantes guiadas pelo tema "Inspira". O primeiro concerto acontece nesta quarta-feira (20), a partir das 19h, no Teatro Salesiano, em Nazaré, e terá regência do maestro venezuelano Eduardo Salazar. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados antecipadamente pela plataforma Sympla ou retirados diretamente no local.

O repertório será formado por obras do compositor russo Tchaikovsky, famoso pela grande carga emocional que imprimia às melodias de suas obras, brilhantes orquestrações e domínio da forma. A apresentação terá o "Capricho italiano", de 1880, a suíte do icônico balé "O Lago dos Cisnes", de 1876 e a "Sinfonia nº2", de 1872.

Planetário da UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) adiou para abril a abertura do Planetário da UFBA, primeiro equipamento do tipo em Salvador. Inicialmente previsto pela instituição para abrir no sábado (23), o local passará a estar aberto ao público a partir de 2 de abril. Projetores digitais de última geração transformam uma cúpula de 11 metros de diâmetro e 180 m² de área em uma grande tela de cinema, que reproduz o céu e permite observar as milhares de estrelas, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.

No espaço, também estarão disponíveis potentes telescópios para observação direta, em espaço aberto, com capacidade de visualizar desde as crateras da Lua até os anéis de Saturno, Júpiter e suas luas. O novo equipamento permitirá ainda a exibição de conteúdos científicos diversos, favorecendo múltiplos usos por parte das unidades universitárias.

Na sexta-feira (22), a instituição fará uma coletiva de imprensa para jornalistas para apresentar os detalhes da novidade. O agendamento da visita será feito em breve pela plataforma Sympla ou por meio do site do planetário. Inicialmente, serão duas sessões de 40 a 50 minutos, mas a expectativa é de que, em breve, o planetário funcionará todos os dias, das 8h às 20h.