Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

15/03/2024 06h33

Foto: Paulo Pinto - Agência Brasil

Onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicou boletim de alerta apontando “grande perigo” para uma onda de calor em boa parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e uma faixa noroeste do Rio Grande do Sul.

De acordo com o instituto, há “risco à saúde”, com temperatura 5ºC acima da média. O Inmet orienta que a Defesa Civil deve ser contatada pelo 199 em caso de problemas causados pela onda de calor.

No total, 1.066 municípios desses estados poderão ser atingidos pelo aumento de temperatura que deverá seguir até o sábado (16), às 18h.

O aumento de temperatura atinge grande faixa afastada do litoral de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas as temperaturas ficarão elevadas em outros pontos.

Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima sobe de 20ºC registrados nesta quinta-feira para 23ºC previstos para sábado. O mesmo efeito será observado nas temperaturas máximas de 32ºC nesta quinta-feira para 36ºC previstos para sábado, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Construir para Educar

Cerca de R$ 2,8 bilhões serão investidos na construção de novas escolas, reformas e restauração da infraestrutura educacional em toda a Bahia, através do projeto "Construir para Educar".

As licitações para as obras serão publicadas no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (15). O projeto é realizado por meio de uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e do Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

Ao todo, serão realizadas 80 intervenções, beneficiando mais de 55 mil estudantes de municípios distribuídos por 17 territórios de identidades na Bahia. A expectativa é que as obras gerem aproximadamente 9,8 mil empregos diretos e mais de 32 mil indiretos, contribuindo para impulsionar a economia do estado.

Workshop SalCine

A Prefeitura de Salvador e o Senai Cimatec promovem mais uma edição do Workshop SalCine, que debaterá o tema “Salvador na Rota dos Festivais Nacionais e Internacionais”. A palestra acontece neste sábado (16), a partir das 13h, no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.

O bate-papo conta com a presença da produtora Paula Gomes, do diretor de Arte e figurinista Marcos Bautista, do diretor e produtor Ernesto Molinero e do diretor Haroldo Borges. As inscrições podem ser realizadas através deste link.

Defesa da liberdade de expressão

Organizações internacionais de autores, editores, livreiros e bibliotecas lançaram um manifesto em defesa da liberdade de expressão. O documento é uma reação a crescentes esforços de restringir ou censurar livros no mundo.

“Acreditamos que a sociedade necessita de cidadãos esclarecidos que, com base em conhecimento e informação precisos, façam escolhas e participem do progresso democrático”, informa o documento.

O manifesto continua reforçando que “a verdadeira liberdade de leitura significa poder escolher entre a mais ampla gama de livros que compartilham a mais ampla gama de ideias. A comunicação irrestrita é essencial para uma sociedade livre e uma cultura criativa, mas traz consigo a responsabilidade de resistir ao discurso de ódio, falsidades deliberadas e distorção de fatos.”

O documento defende que os autores tenham garantida sua liberdade de expressão, desde que sejam respeitados os limites estabelecidos pelo direito internacional dos direitos humanos. Editores, ressalta o manifesto, devem ter liberdade para publicar as obras, assim como livreiros e bibliotecários precisam ser livres para oferecê-las aos leitores.

Aniversário de Salvador

A Prefeitura de Salvador divulgou as atrações dos festejos pelos 475 anos da capital baiana, celebrados em 29 de março. A programação terá início no sábado (16), com um trio comandado por Xanddy Harmonia, a partir das 18h, na praça João Martins, em Paripe.

No dia 22 (sábado), Marcia Castro e convidados se apresentarão a partir das 16h30, na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.

No mesmo dia, Lincoln, DJ Xirita e Vanessa Borges subirão ao palco partir das 18h, no Food Park Salvador, na Boca do Rio.

No dia 24 (domingo), a banda Jammil toca às 17h30, na Ponta do Humaitá, no bairro de Monte Serrat. No mesmo dia, o pranchão com Mudei de Nome animará o público a partir das 11h, na orla do Parque dos Ventos, na Boca do Rio.

No dia 5 de abril (sexta) será a vez de Magary Lord e Psirico se apresentarem em Cajazeiras.

No dia 6 (domingo), a Banda Mel lançará um show de seus 40 anos, a partir das 12h, no Parque da Cidade

Seu Jorge, Carlinhos Brown, Larissa Luz (convida Luedji Luna) e banda Didá encerram a programação.

CIDH condena Brasil por 12 execuções

O Estado brasileiro foi responsabilizado na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CDHI) pela execução extrajudicial de 12 pessoas no caso que ficou conhecido como Operação Castelinho, em 2002. As pessoas foram mortas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. 

“[A CDHI] declara, por unanimidade, que o Estado [brasileiro] é responsável pela violação do direito à vida, reconhecido no Artigo 4 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, em relação ao Artigo 1.1 do mesmo instrumento, em virtude da execução extrajudicial de José Airton Honorato, José Maria Menezes, Aleksandro de Oliveira Araujo, Djalma Fernandes Andrade de Souza, Fabio Fernandes Andrade de Souza, Gerson Machado da Silva, Jeferson Leandro Andrade, José Cicero Pereira dos Santos, Laercio Antonio Luiz, Luciano da Silva Barbosa, Sandro Rogerio da Silva e Silvio Bernardino do Carmo, nos termos dos parágrafos 76 a 90 desta sentença”, diz a decisão.

A sentença da Corte pode ser lida na íntegra no site da CDHI.