Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

02/06/2020 06h38

Foto: Divulgação

Apreensões da Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) apreendeu em operações, somente no mês de maio, 1.315 quilos (kg) de cocaína, 93 toneladas de maconha e 400 comprimidos de ecstasy. 

Segundo balanço divulgado pela PF, nas operações, que alcançaram sete estados - AM, CE, MS, MG, PR, RN e SE - também foram apreendidos de organizações criminosas três aeronaves, dois caminhões e um veículo de luxo.

Ainda em maio foram realizadas oito operações. O estado do Mato Grosso do Sul (MS) registrou um recorde com a apreensão de 28 toneladas de maconha. Outro destaque foi a erradicação de roças de maconha, na Região Nordeste, com a destruição de mais de 128 mil pés de maconha.

Cartórios de notas do país

A realização de divórcios, compra e venda de imóveis, doações, partilhas e inventários de bens imóveis urbanos e rurais no Brasil pode ser feita por meio de videoconferência por todos os cartórios de notas do país desde a última quarta-feira (27).

A Norma nº 100/2020 foi publicada pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que fiscaliza os serviços dos cartórios, e dispõe sobre a realização de atos notariais eletrônicos a distância utilizando a plataforma e-Notariado, desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB/CF). O procedimento estava há dois anos em andamento no CNJ.

O protocolo permite ainda a realização de autenticações de documentos, reconhecimento de firmas, procurações públicas, como as de fins previdenciários para recebimento de pensão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e atas notariais. Tudo isso com assinatura digital.

Plano Nacional de Logística 2035

A Empresa de Planejamento e Logística – EPL entregou ao Ministério da Infraestrutura o primeiro relatório preliminar do Plano Nacional de Logística 2035. O material traz informações e mecanismos que permitem indicar alternativas economicamente eficientes para se transportar uma carga entre pontos de todo o território nacional.

O “Relatório de Custos de Transporte e Valor do Tempo para Cargas” traz as metodologias desenvolvidas pela EPL para cálculo do custo logístico. Essa variável se mostra mais estável do que outras medidas de impedância, como o custo do frete. Desta forma, os custos logísticos são ideais para estudos de projeção de longo prazo, como o PNL.

O trabalho faz parte do cronograma, acertado com o Governo Federal, de entregas do projeto. Os relatórios serão utilizados como base para compor a versão final do relatório executivo do PNL 2035, que será apresentado até o final do ano.

Capes vai oferecer 1,8 mil bolsas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação-Parcerias Estratégicas nos Estados. Ele vai ofertar 1,8 mil bolsas para a formação profissional e o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país.

A Portaria nº 68/2020, com as informações do novo programa, foi publicada no Diário Oficial da União. O programa será implementado mediante parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e visa fortalecer os programas de pós-graduação criados a partir de 2013 que passaram por apenas um processo avaliativo da Capes.

A definição de áreas prioritárias será feita em conjunto pelas FAPs e as instituições de ensino superior nos estados que, também, vão propor os indicadores para acompanhamento dos resultados. 

Brasil do Tour de France

A sexta edição da etapa Brasil do Tour de France foi adiada para o período de 27 a 29 de novembro, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A cidade paulista de Campos do Jordão receberá o evento de ciclismo amador, que inicialmente estava programado para o final de setembro. 

De acordo com os organizadores, mais de 1.700 atletas já se inscreveram na etapa brasileira do Tour de France, que terá dois percursos pelo Vale do Paraíba: um de 66 quilômetros e outro de 107 km.

Cursos de qualificação profissional pelo Pronatec

A Secretaria da Educação do Estado lançou o edital para 6.710 vagas em cursos de qualificação profissional, pelo Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com um investimento de R$ 3.825.220 milhões, os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação a Distância (EAD), ou seja, serão realizados de forma on-line.

As inscrições serão abertas nesta terça-feira (2) e podem ser realizadas gratuitamente até 11 de junho, por meio do Portal da Educação. Os cursos são destinados a estudantes ou egressos da Rede Pública de Educação da Bahia, nos âmbitos federal, estadual e municipal. 

O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por sorteio eletrônico, marcado para o dia 12 de junho. O resultado parcial será divulgado na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 15 de junho, ambos no Portal da Educação. As aulas começam no dia 22 de junho (cursos do Eixo de Gestão e Negócios) e 29 de junho (cursos do Eixo de Recursos Naturais). 

9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema

Como forma de celebrar a Semana do Meio Ambiente, a 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema antecipou a exibição gratuita de cinco filmes recentes produzidos no Brasil, no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Os filmes serão transmitidos entre 3 a 9 de junho por meio da plataforma Videocamp. Normalmente a mostra é realizada em agosto. 

A partir do título dos filmes, serão feitos encontros virtuais ao vivo, pelo Youtube e Facebook, para discutir temas como conservação ambiental, mudanças climáticas, economia e saúde.

Os filmes que serão exibidos

A mostra começa quarta-feira (3), às 19h30 com Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra. Antes da exibição, às 19h, o evento será apresentado pelo diretor da Mostra Ecofalante de Cinema, Chico Guariba, acompanhado por Laís Bodanzky, diretora-presidente da Spcine. O filme fica disponível até o dia 9.

Na quinta-feira (4), às 17h, entram na plataforma os filmes Golpe Corporativo e Ebola: Sobreviventes, que também ficam disponíveis até 9 de junho. No mesmo dia, às 19h, os diretores de Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra.

Na sexta-feira (5), às 15h, cineastas brasileiros discutem O Papel do Cinema na Comunicação de Questões Socioambientais. Ainda na sexta-feira, às 17h, começa a exibição de Amazônia Sociedade Anônima, filme que registra uma união inédita entre índios e ribeirinhos para salvar a floresta das quadrilhas que roubam terras e praticam o desmatamento ilegal.

No sábado (6), às 17h, entra na plataforma por 24 horas o britânico A Grande Muralha Verde.

O tema de domingo (7) é economia, ilustrado pelo documentário O Golpe Corporativo, que narra a história por trás desse tipo de golpe, que seria a origem de muitos dos problemas na democracia atual, controlada por lobistas e pelo corporativismo. Às 19h, o debate é sobre System Error: Como o Atual Sistema Econômico Leva à Destruição Ambiental, ao Fim do Trabalho Digno e ao Abalo da Própria Democracia.

Saúde será o tema da próxima segunda-feira (8), ilustrado pelo documentário norte-americano Ebola: Sobreviventes, considerado pela crítica especializada uma produção “muito poderosa”.