Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

27/03/2023 06h35

Foto: Divulgação 

Brasil tem mais de 270 animais exóticos que ameaçam biodiversidade

O Brasil convive com 272 animais exóticos invasores em seus diversos ecossistemas, segundo base de dados do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. A organização não governamental monitora, desde 2005, espécies consideradas exóticas por não pertencem originalmente àquele local e invasoras porque se reproduzem e se espalham, de forma descontrolada, ameaçando a biodiversidade da área.

São animais pouco conhecidos do grande público, como o lagarto anolis-marrom (Anolis sagrei), a caranguejola (Cancer paguros) e o coral-sol (Tubastrea sp.), mas há outros mais famosos como os onipresentes cães (Canis familiaris), gatos domésticos (Felis catus) e pombos-comuns (Columba livia)

E eles chegam no Brasil, trazidos pelo homem de diversas formas, seja acidentalmente por meio de navios e plataformas de petróleo, seja propositalmente, para servir como fonte de alimentação, como estoque para pesca/caça esportiva ou como animais de estimação.

Esses animais ameaçam a biodiversidade local por causar um desequilíbrio ambiental. Afinal, eles chegam de repente em um ambiente que levou gerações para encontrar um balanço entre os diversos seres que habitam aquela área.

Trabalhadores do sistema prisional recebem vacinação bivalente

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia nesta segunda-feira (27), a vacinação contra covid-19 para trabalhadores do sistema prisional e população privada de liberdade. O Ministério da Saúde destaca a população carcerária como parte de grupos populacionais “caracterizados pela vulnerabilidade social e econômica que os colocam em situação de maior exposição à infecção e impacto pela doença”.

A estratégia será realizada às 11h, no Conjunto Penal Feminino, localizado no bairro Mata Escura. O cronograma da vacinação se estenderá para todos os presídios da capital baiana, com programação a ser divulgada.

A vacinação com a bivalente já contempla os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, as pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. A ampliação dos grupos prioritários ocorre de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde.

Manual do Endividado

Em uma ação conjunta com o Feirão Limpa Nome, cujas negociações especiais e descontos de até 99% se encerram no próximo dia 31 de março, a Serasa lança o Manual do Endividado. O guia foi produzido para levar informações aos mais de 70 milhões de inadimplentes, número recorde registrado no país em janeiro.

Com destaque para os direitos e os deveres dos consumidores, o documento traz pelo menos 15 dicas para evitar ou mitigar as consequências dos obstáculos financeiros trazidos pelas contas atrasadas.

O Manual também aborda a nova Lei do Superendividamento. Em vigor desde 1º de julho de 2021, a Lei 14.181 tenta proteger o consumidor que perdeu momentaneamente a capacidade financeira de quitar seus débitos.

Produzido com acompanhamento de especialistas em finanças pessoais, o Manual diferencia os principais tipos de dívidas existentes, como os débitos adquiridos via cartão de crédito, empréstimo pessoal, financiamento imobiliário, cheque especial e a chamada Dívida Ativa, que engloba débitos com impostos e demais pagamentos aos governos.

Acelera Iaô e Acelera Iaô com Elas

As atividades para capacitação de empreendedores negros estão de volta com a aula inaugural do Acelera Iaô e Acelera Iaô com Elas, na terça-feira (28), às 9 horas, na Fábrica Cultural, na Ribeira, em Salvador.

Aberta ao público, a cerimônia contará com a palestra "Desafios de empreender enquanto mulher preta", ministrada pela empresária Mônica Tavares, proprietária da Malembe Food & Drinks, do Restaurante Roma Negra e fundadora da

Das 285 vagas, 135 serão preenchidas apenas por mulheres negras empreendedoras que participarão da primeira edição do Acelera Com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu (Nubank). No programa voltado para o empreendedorismo feminino, as vagas serão preenchidas nas áreas de gastronomia, podcast e digital influencer.

Já no Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, os empreendedores negros e negras ocuparão 150 vagas, divididas em 30 para cada uma das áreas. Na segunda edição, o programa segue muito concorrido nas disputas por vagas nos segmentos de moda, gastronomia (serviços e produtos), artesanato e música.

Consumo de alimentos ultraprocessados

Nos últimos dez anos, o consumo de alimentos ultraprocessados pelos brasileiros teve aumento médio de 5,5%. É o que aponta estudo sobre o perfil de consumidores, divulgado pela Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP). O núcleo é responsável pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. 

Os alimentos ultraprocessados são formulações industriais prontas para consumo, feitas com inúmeros ingredientes frequentemente obtidos a partir de colheitas de alto rendimento, como açúcares e xaropes, amidos refinados, gorduras, isolados proteicos, além de restos de animais de criação intensiva. Usualmente, esses alimentos contêm pouco ou nenhum alimento inteiro em sua composição, além de serem fartos em açúcar e gorduras e carentes de fibras e micronutrientes. Entre eles, estão refrigerantes, biscoitos de pacote, doces e salgados, macarrão instantâneo, alimentos prontos para aquecer, doces, balas, chocolates e embutidos como presunto, mortadela e outros.

Partiu Estágio 2023 

O programa Partiu Estágio 2023  vai abrir  5.917 vagas para universitários, conforme o edital de abertura de inscrições número 001/2023. Os estudantes terão direito a bolsas de R$ 455, além de auxílio transporte. As oportunidades de estágio serão oferecidas em 58 órgãos estaduais da Bahia, distribuídas em 267.

A relação dos municípios, dos órgãos e dos cursos com vagas disponíveis pode ser conferida neste site. As inscrições também serão realizadas pelo website do programa, no período entre 27 de março e 28 de abril deste ano.

Neste Edital, o programa abriu 4.403 vagas de estágio para o interior da Bahia, distribuídos em 267 municípios. Já para Salvador são 1.514 vagas. A Secretaria da Educação (SEC) é o órgão de Estado que oferece o maior número de oportunidades (3.865 vagas). Dentre os 143 cursos de nível superior, Administração é o que possui maior oferta de vagas (812), seguido por Licenciatura em Letras (590) e Pedagogia (517).

Para participar, os interessados precisam estudar e residir no estado, possuir idade mínima de 16 anos e ter concluído, pelo menos, 50% do curso de graduação. Estudantes de Ensino a Distância também podem participar, desde que façam o curso em um polo de EAD localizado no estado.  

Brasil está abaixo da meta de vacinação contra HPV

Estudo da Fundação do Câncer revela que todas as capitais e regiões brasileiras estão com a vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano) abaixo da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que até 2030, o Brasil não deverá atingir a meta necessária para a eliminação da doença, que constitui problema de saúde pública. O levantamento tem como base os registros de vacinação do PNI de meninas entre 9 e 14 anos, no período de 2013 a 2021, e meninos de 11 a 14 anos, entre 2017 e 2021.

Em todo o Brasil, a cobertura vacinal da população feminina entre 9 e 14 anos alcança 76% para a primeira dose e 57% para a segunda dose. A adesão à segunda dose é inferior à primeira, variando entre 50% e 62%, dependendo da região. Na população masculina entre 11 e 14 anos, a adesão à vacinação contra o HPV é inferior à feminina no Brasil como um todo. A cobertura vacinal entre meninos é de 52% na primeira dose e 36% na segunda, muito abaixo do recomendado. A Região Norte apresenta a menor cobertura vacinal masculina, de 42% na primeira dose e de 28% na segunda. O estudo completo pode ser acessado no site da Fundação do Câncer.