Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

04/03/2023 06h30

Foto: Divulgação 

Salvador Boa Praça 

O projeto Salvador Boa Praça vai agitar mais uma vez a praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. A última edição da temporada acontece neste sábado (4) e domingo (5), unindo música, gastronomia, artesanato e uma programação especial para as crianças. 
No palco, se apresentam nomes como Gilmelândia, Reinaldinho, Tio Paulinho, Bailinho Faustão e Herbert & Richard.

Na área gastronômica, estarão presentes marcas como Bottino, Bella Bistrô, A Cubana,  Sukiyaki e Capelinha. Na área de lojas, empresas como Salve Terra e Preta Brasil. 

Neste sábado (4), a feira funciona das 11h às 19h e, no domingo, das 9h às 19h. O acesso é gratuito. 

Abalos sísmicos na Bahia

A Bahia registrou 16 abalos sísmicos (terremoto) em fevereiro, conforme notificou o Laboratório de Sismologia (LabSis). A cidade de Jacobina, no norte do estado, foi a mais atingida. No entanto, o tremor mais intenso foi registrado em São Félix do Coribe, com 3.5 de magnitude.

Apesar do nome assustar, todo tremor de terra é um abalo sísmico, chamado de terremoto - independentemente do impacto. Os danos geralmente são causados em abalos a partir da magnitude registrada em São Félix do Coribe.

No Nordeste, o fenômeno é monitorado pelo Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que registrou 39 tremores na região durante o último mês. Os 16 casos da Bahia representam um total de 41% dos registros.

Só em Jacobina, foram dez eventos sísmicos entre os dias 5 e 24 de fevereiro. As magnitudes variaram entre 1.3 e 2.7. Outras cidades atingidas foram Jaguarari, Araci, Curaçá e Camaçari.

Acelera Iaô Com Elas e Acelera Iaô

Empreendedoras e os empreendedores negros interessados em participar de projetos de qualificação tem até a próxima segunda-feira (06) para se inscrever nos programas Acelera Iaô Com Elas e Acelera Iaô. São 285 vagas oferecidas pela Fábrica Cultural, organização social fundada em 2004, em Salvador, pela cantora e atual ministra da Cultura Margareth Menezes. As inscrições podem ser feitas através do site www.fabricacultural.org.br/fabrica-cultural/.

O programa Acelera Com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu (Nubank), tem 135 vagas e é aberto apenas para participação de empreendedoras negras. Já o Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, oferece 150 oportunidades para afro-empreendedores homens e mulheres. Em ambos, só poderão se inscrever maiores de 18 anos, com disponibilidade para frequentar aulas presenciais na Fábrica Cultural, no bairro da Ribeira, em Salvador.

Os interessados devem apresentar um projeto, empreendimento ou negócio criativo em atividade por, no mínimo, seis meses, adequados aos segmentos oferecidos pelos programas. São negócios nas áreas de alimentação, produção de áudio, influências digitais, gastronomia, música, moda e artesanato.

Emissão de carteira de identidade

A rede de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ampliará os atendimentos durante os sábados do mês de março, em Salvador e Região Metropolitana, para emissão de carteira de identidade. Nos dias 4, 11, 18 e 25, o atendimento será realizado nos postos de Cajazeiras, Comércio, Pau da Lima, Periperi, Pernambués e Pituaçu, das 8h às 12h.

Já nas unidades do Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Barra, Bela Vista e Camaçari, o funcionamento é das 9h às 15h. Em Lauro de Freitas, das 10h às 16h e no posto Liberdade, das 9h às 13h.

No interior do estado, o atendimento será exclusivamente neste sábado (4), nas unidades Teixeira de Freitas, Conquista I, Jequié, Barreiras, Santo Antônio de Jesus, Feira II e Conquista II, das 8h às 12h. Nos postos SAC Feira II e Conquista II também terá atendimento para CNH.

Para ter acesso aos serviços é necessário agendar pelo SAC Digital, através do site ou do aplicativo. Para outras informações, a Secretaria da Administração disponibiliza o site institucional do SAC, além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Cerveja mais amada

A Heineken figura como a cerveja mais amada pelos consumidores brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela Kantar. A marca holandesa, que acaba de divulgar os resultados consolidados de 2022, registrou um crescimento de 30% nas suas receitas no ano passado. O resultado foi impulsionado pelo aumento da participação do portfólio premium, reajustes de preços e volume maior.

Além disso, a marca registrou um crescimento de 3,7% no volume de cerveja - em relação a 2019 - na região das Américas. Essa alta foi impulsionada, principalmente, pelo forte desempenho no Brasil, onde tem dedicado grandes investimentos.

O crescimento da receita no mercado brasileiro, o maior do mundo em vendas da marca Heineken, acompanhou o desempenho global, que cresceu 30,4%, para 34,68 bilhões de euros.

Cigarros para adolescentes

Nove em cada dez adolescentes, entre 13 e 17 anos de idade, conseguem comprar cigarros em locais comerciais autorizados, como padaria, cafeteria, mercados e bancas de jornal, conforme estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A venda é proibida para essa faixa etária.

O estudo, que usa dados de pesquisas escolares, mostra ainda que sete em cada dez jovens teve acesso a cigarro pela compra direta nos estabelecimentos autorizados. Entre 2015 e 2019, a venda proibida cresceu de 81,1% para 89,6%. Outro dado é que 70% dos menores de idade adquirem cigarro unitário, o que significa que os postos de venda abrem o maço de cigarros e comercializam unidades avulsas, em desacordo com a lei.

Desde 2019, Brasil e a Turquia são citados como dois países que adotaram todas as medidas de combate ao tabaco, estabelecidas em 2005 pelo Relatório MPower, da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo do diretor.

O fumo, ativo ou passivo, pode levar a diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, respiratórias e câncer.