Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

23/02/2023 06h36

Foto: Sedur - PMS - Divulgação 

Desmontagem da estrutura do Carnaval de Salvador

As empresas responsáveis pelos camarotes, praticáveis, arquibancadas e postos operacionais usados no Carnaval de Salvador devem desmontar as estruturas até o dia 4 de março. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que fiscalizará o desmonte, vai atuar para garantir a segurança da população e a recuperação das áreas públicas nos circuitos oficiais da festa.

De acordo com o Decreto 20.505/2009, após a desmontagem, é concedido mais dez dias para recuperação de áreas públicas que tenham sido danificadas. As notificações já foram entregues aos camarotes, e a multa para quem descumprir a determinação é de R$2.281,16 por dia de atraso.

Neste ano, 20 camarotes foram licenciados pela Sedur: Salvador, Brahma Salvador, Ponto Com, do Prefeito, Mirante de Ondina, Red Burg, Casa da Barra, Ronda Folia, Club, Harém, Villa 2023, Mirante do Gigante, Planeta Band Othon, Universitário 2023, Traz os Montes, Expresso 2222, Pier 345, Cabana da Barra (todos estes na Barra/Ondina) e o Camarote da Polícia Militar (Campo Grande e Barra/Ondina).

Imperatriz Leopoldinense é campeã do Carnaval do RJ

A Imperatriz Leopoldinense é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2023. A escola de samba de Ramos, na zona norte da cidade, encerrou um jejum de 22 anos sem conquistar o título do Grupo Especial carioca.

O título coroa a segunda passagem do carnavalesco Leandro Vieira pela escola, que levou à Marquês de Sapucaí a história de Lampião, o rei do cangaço, em uma fantasia envolvendo a tentativa dele de ingressar no inferno e no céu. Recusado em ambos, acabou indo... desfilar na Imperatriz.

Em segundo lugar, ficou a Vila Isabel (269,3 pontos); em 3º, Beija Flor (269,2); em 4º, Mangueira (269,1), e em 5º, a Grande Rio (268,6).

As seis primeiras colocadas voltam à avenida do samba para o desfile das campeãs no próximo sábado (25).

A Império Serrano foi rebaixada para a Série Ouro de 2024, considerada a segunda divisão do carnaval carioca.

Continuidade de chuva no litoral norte de São Paulo

A previsão de continuidade de chuva no litoral norte de São Paulo alerta para a importância de as pessoas buscarem apoio, em caso de situações de risco. É importante que a população fique atenta e siga as recomendações da Defesa Civil. Até sexta-feira (24), são previstos cerca de 200 mm de precipitação para o litoral norte de São Paulo e a Baixada Santista. As fortes chuvas que atingiram a região no fim de semana de Carnaval provocaram ao menos 48 mortes, bloquearam rodovias e causaram prejuízos na região.

Conforme a Climatempo, as condições meteorológicas estão diferentes do último sábado e domingo no litoral paulista, mas o potencial é alto para que, até o fim da semana, chova diariamente, na forma de pancadas, com alta possibilidade de temporais atingirem a região.

Comunicação durante o Carnaval

Mais de 2,7 mil matérias publicadas em sites, jornais, TVs e rádios em todo o Brasil, em seis dias de folia, tematizaram o Carnaval de Salvador. Só no Instagram da Prefeitura da capital baiana, mais de 10 milhões de contas foram atingidas, o que comprovam o êxito da operação montada pela secretária de Comunicação (Secom), para a cobertura da maior festa de rua do planeta.

Foram produzidos 222 textos de divulgação das ações da Prefeitura e mais de 5 mil fotos do Carnaval ao longo da festa. No geral, foram 1.801 publicações em sites locais e nacionais, 750 inserções em TVs e rádios da Bahia e do Brasil e 193 matérias em jornais impressos locais e nacionais.

A cobertura do Carnaval contou com uma Sala de Imprensa montada no Campo Grande, que homenageou a jornalista Andréa Silva. A estrutura trouxe computadores num ambiente climatizado para que repórteres e fotógrafos pudessem trabalhar com conforto e segurança enquanto a festa acontecia.

Documentos de identificação perdidos

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) já encontrou 1064 documentos que foram perdidos nos três circuitos oficiais do Carnaval 2023, na capital baiana, desde o início da folia. O serviço de resgate de documentos é montado, anualmente, no período do Carnaval, pela Ouvidoria da corporação militar baiana, para garantir que baianos e turistas resgatem seus documentos de identificação perdidos.

A devolução acontece até domingo (26), das 8h às 20h, na sede da Ouvidoria da PMBA, localizada na Rua do Tijolo, 3º andar, na Barroquinha. Antes da retirada, é importante verificar se a instituição encontrou o documento. Para isso, o folião deve acessar o site: www.pm.ba.gov.br, na aba Documentos Perdidos, em Serviços para o Cidadão.

Passado este período, o folião pode resgatá-lo a partir da primeira segunda-feira após o Carnaval (27), das 9h às 17h, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra, no posto da Ouvidoria da PMBA. Depois de 27/02, os documentos serão devolvidos para os órgãos expedidores.

Mais um curado do HIV

Um alemão de 53 anos foi curado do HIV após receber um transplante de células-tronco em 2014, de acordo com um artigo publicado na Nature Medicine, revista inglesa que aborda qualquer um dos aspectos da medicina. Pesquisadores afirmam que ele é o quinto a ser curado do vírus – que afeta mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo – após se submeter ao procedimento.

O homem – chamado de “o paciente de Düsseldorf” – não tem vestígios detectáveis ​​do vírus HIV, disseram pesquisadores, e parou de tomar a medicação para o HIV em 2019. O Dr. Björn-Erik Ole Jensen, médico do paciente, disse em uma conferência em 2019 que o homem não apresentava sinais de HIV ativo, mas não declarou que o vírus estivesse “em remissão”. Em uma entrevista para a ABC News, Jensen afirmou que o alemão está “realmente curado” e não que o vírus está em "remissão de longo prazo”.

Mais de 40 milhões de pessoas morreram de Aids desde o início da epidemia, no início dos anos 1980. A primeira pessoa a ser curada do HIV foi Timothy Ray Brown, referido pelos pesquisadores como “o paciente de Berlim” em descobertas publicadas em 2009. Três outras pessoas também foram curadas, incluindo “o paciente de Londres” em 2019, o paciente “The City of Hope” e “pacientes de New York” em 2022.

Blitzes realizadas pelo Detran-BA

Os veículos removidos nas, durante a folia, puderam ser retirados em um dos pátios do órgão.

Até a segunda-feira de Carnaval, 251 carros e 26 motocicletas foram removidos, em função de atraso do licenciamento anual, condução irregular (sem carteira de habilitação) ou por quem dirigia alcoolizado ou se recusou a realizar o teste do bafômetro.

Os pátios do Detran-BA em Salvador estão nos seguintes endereços: Retiro (Rua Martiniano Bonfim, Barros Reis. Ao lado da Viação Sol) e Piatã (Av. Orlando Gomes, 2.596). O pátio para onde foi levado o veículo aparece no alto da notificação de infração.

Estupros cometidos entre 2015 e 2019

No Brasil, a maioria (67%) dos 69.418 estupros cometidos entre 2015 e 2019 tiveram como vítimas meninas com idade entre 10 e 14 anos. É o que destaca o estudo Sem deixar ninguém para trás - gravidez, maternidade e violência sexual na adolescência, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz Bahia (Fiocruz). Também assinam a pesquisa o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O que subsidiou o levantamento foram dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Datasus), do Ministério da Saúde. No período de análise, adolescentes com idade entre 15 e 19 anos representam 33% do total de vítimas de estupro.

Ainda sobre o perfil das vítimas, o que se constata é que prevalecem as meninas pardas (54,75%). Logo depois, aparecem garotas brancas (34,3%), pretas (9,43%) e, por fim, indígenas (1,2%).

Outro dado que se consolida mais uma vez, como em outros estudos, é o que diz respeito à relação entre as vítimas e os agressores. De acordo com a pesquisa, 62,41% dos autores do crime eram conhecidos das vítimas, contra apenas 17,22% de desconhecidos.