Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/02/2023 06h31

Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil

Ajuda humanitária

O Fundo Social de São Paulo e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil distribuíram 7,5 toneladas de doações de itens de ajuda humanitária às vítimas dos temporais que castigaram o litoral norte do estado no fim de semana. Os insumos foram recolhidos no primeiro dia de doações da campanha organizada pelo órgão.

Além de donativos como alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso, os interessados também podem fazer depósitos, transferência ou PIX para auxiliar as famílias desalojadas ou desabrigadas de São Sebastião, por meio de duas contas do Fundo Social de São Paulo. Saiba mais clicando aqui

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo informou que está recebendo doações de cadeiras de rodas e de banho, muletas e bengalas para envio às cidades atingidas pela tragédia no litoral norte do estado. Os equipamentos serão enviados para auxiliar as pessoas com deficiência da região e os atingidos que sofreram traumatismo.  

As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h, no Memorial da América Latina, localizado na Avenida Mário de Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo.

Novo diretor-presidente da SPA

A partir desta quinta-feira (23), a Santos Port Authority (SPA) contará com um novo diretor-presidente. Marcus Mingoni assumirá interinamente o cargo, após a saída de Fernando Biral, que ocupou a função por três anos. A formalização ocorreu nesta sexta-feira (17/02), em reunião extraordinária do conselho de administração (Consad) da companhia.

Inicialmente, o diretor de administração e finanças, Marcus Mingoni, irá acumular as duas diretorias e definir quem responderá interinamente pela diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação (Dineg). Graduado em Administração de Empresas (FGV/SP) e com um MBA Executivo em Finanças (Insper), Mingoni está na Companhia desde maio de 2020.

Biral ingressou na SPA em abril de 2019, como diretor de Administração e Finanças, e assumiu a presidência em abril de 2020. Os dois têm liderado a gestão da SPA nos últimos anos com uma atuação focada no crescimento das operações e no fortalecimento da saúde financeira, resultando em seguidos recordes de movimentação de cargas e de lucros.

"Carnaval – O Grande Negócio"

A Têm Dendê Produções prepara um documentário que vai mostrar as relações sociais do Carnaval de Salvador. Intitulada "Carnaval – O Grande Negócio", a obra tem lançamento previsto para 2025 e abordará a contribuição da festa para a atual formação cultural da Bahia.

Em 70 minutos, o filme procura pensar as relações sobre o processo de valor do Carnaval nos âmbitos financeiros, sociais e simbólicos. Para documentar essas relações, a Têm Dendê completa nove anos do registro da folia que irá durar uma década, contando com depoimentos de artistas, fontes oficiais, grandes e pequenos empresários, turistas e moradores da capital do Carnaval no Brasil.

Mercadorias apreendidas

A partir desta quinta-feira (23), vendedores ambulantes que tiveram mercadorias apreendidas durante o Carnaval de Salvador podem resgatá-las na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Durante operações de orientação e fiscalização realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), 17.925 itens irregulares foram retirados de circulação nos circuitos da festa até a terça-feira (21), sendo 1.916 garrafas de vidro.

Na segunda-feira (20), os agentes da Semop apreenderam 213 espetinhos, fogareiros e botijões, 630 garrafas de vidro, 29 barracas, caixas térmicas e cadeiras e 12 carrinhos e pranchas. Somente na segunda-feira, foram 492 abordagens e orientações a vendedores ambulantes e, até a terça-feira, 6.726.

Para resgatar os objetos apreendidos, as pessoas devem apresentar um lacre de identificação referente à mercadoria retirada de circulação e pagar uma multa com valor inicial de R$ 158 – o valor da multa aumenta conforme a quantidade de objetos retidos.

A operação de orientação e fiscalização a vendedores ambulantes da Semop teve um papel muito importante para o sucesso da festa. Ao todo foram 560 agentes, distribuídos em 11 postos avançados, entre os circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Assim como os que atuaram diretamente no carnaval dos bairros.

Mocidade Alegre é campeã em São Paulo

A escola de samba Mocidade Alegre foi a grande campeã do Carnaval 2023 de São Paulo. Em segundo lugar ficou a Mancha Verde e, em terceiro, a Império de Casa Verde. O resultado, que garantiu o 11° título para a escola, inverte a definição da apuração do ano passado, quando a Mancha se sagrou campeã e a Mocidade ficou em segundo.

A Mocidade entrou na passarela, no último sábado (18), para cantar e contar a vida de Yasuke, guerreiro que alcançou o posto de samurai sob o domínio de um poderoso senhor feudal japonês do Século 16 - Oda Nobunaga. Foi sobre a história de vida desse guerreiro negro que a Mocidade Alegre desenvolveu seu enredo.

Na avenida, a escola traçou um paralelo entre o Japão e a África. O samba mostrou o samurai em armadura preta, para enfrentar guerrilhas e adversidades cotidianas do mundo contemporâneo, como o preconceito racial. Ao longo do desfile foi mostrado, ainda, os desafios de Yasuke em se tornar um samurai. Um dos carros retratou um templo samurai e as tradições religiosas e culturais do Japão, estampadas nos carros e alegorias.

Autorização de residência automática

De acordo com informações da Agência Lusa, Portugal vai conceder autorização de residência automática para brasileiros e cidadãos de nações africanas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Com validade de um ano, a autorização será amparada por contratos de trabalho e deve custar cerca de 15 euros. 

A medida, que permite acesso direto à segurança social, saúde e número fiscal, será publicada no Diário da República. No último sábado, o governo de Portugal informou ainda que pretende estender o benefício aos refugiados ucranianos no país.

Como bloquear o celular em caso de roubo?

Perder celular ou ser furtado ainda é uma situação corriqueira. Nas festas, o cuidado dos usuários deve ser maior. Atenção aos aplicativos bancários e dados pessoais precisam ser redobrados, recomendam especialistas. 

Para evitar que o furto aconteça vale seguir as dicas de Tiago Drumond, head de tecnologia da ioasys, empresa especializada em soluções digitais:

Manter celular em bolsa ou compartimento fechado;

Colocar cordão de segurança com capas para o aparelho, deixando-o preso no braço ou antebraço;

Usar senhas de bloqueios, com faceID ou touchID, além de senhas numéricas.

Para quem teve o aparelho roubado ou furtado, as orientações, por mais que trabalhosas, são simples. Drumond orienta que o usuário use os dispositivos vinculados a conta do aparelho, como o Find My iPhone, para quem usa o IOS. Já no Android, é possível seguir as dicas abaixo:

Acesse android.com/find e faça login na sua Conta do Google. Se você tem mais de um smartphone, clique no perdido na parte superior da tela. Se o smartphone perdido tem mais de um perfil de usuário, faça login com uma Conta do Google que esteja no perfil principal. Saiba mais sobre perfis de usuário.

O smartphone perdido recebe uma notificação.

No mapa, você pode ver informações sobre onde ele está. A localização é aproximada e pode não ser exata; se não for possível encontrar o smartphone, você verá o último local conhecido dele, caso esteja disponível.

Escolha o que você quer fazer. Se necessário, primeiro clique em Ativar bloqueio e limpeza.

Reproduzir som: faz o smartphone tocar no volume máximo por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso ou de vibração.

Proteger dispositivo: bloqueia o smartphone com seu PIN, padrão ou senha. Caso você não tenha um bloqueio, é possível configurar um. Para ajudar uma pessoa a devolver o smartphone para você, adicione uma mensagem ou um número de telefone à tela de bloqueio.

Limpar dispositivo: exclui permanentemente todos os dados do seu smartphone, mas não exclui os dados dos cartões SD. Depois que você limpar o smartphone, o Encontre Meu Dispositivo deixará de funcionar nele.

Avise todos os bancos e instituições financeiras nas quais possui conta ou cartão de crédito ou débito;

Entenda quando fazer um boletim de ocorrência;

Entre em contato com a operadora do telefone para bloquear a linha;

Desconecte suas redes sociais do aparelho;

Se a geolocalização estiver ativada, busque o aparelho.