Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

18/01/2020 06h00

Foto: Walace Lopes - Ibama

Tartaruga-da-amazônia

Medidas protetivas adotadas há 40 anos no âmbito do Programa Quelônios da Amazônia (PQA) vêm mantendo a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e o tracajá (Podocnemis unifilis) fora da lista de animais brasileiros em risco de extinção.

Nesse período, mais de 80 milhões de filhotes de quelônios amazônicos foram protegidos de fatores como a exploração econômica predatória e a destruição de habitats. O número é resultado de ações como manejo, monitoramento, fiscalização e pesquisa com animais realizadas conjuntamente por analistas e fiscais ambientais, população ribeirinha e instituições parceiras.

O sucesso do programa desencadeou a criação do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Quelônios Amazônicos, que tem a participação de 29 instituições, entre autarquias federais, estaduais, municipais e organizações não-governamentais, conferindo ampla abrangência à proteção de sítios reprodutivos.

Jericoacoara

O escritório de arquitetura dinamarquês-americano Bjarke Ingels Group (BIG) vai inaugurar seu novo empreendimento em Jijoca de Jericoacoara, um dos principais cartões-postais do Ceará. O grupo também deve implantar na região um projeto de cidade sustentável, pautado para influenciar gerações futuras por meio de ações voltadas ao meio ambiente. Com investimento entre 200 milhões e 500 milhões de euros, o projeto deve começar a ser construído em até 18 meses.

Programa “Nosso Agro”
Para divulgar o trabalho dos produtores rurais e mostrar a importância da agropecuária à sociedade brasileira, o Sistema CNA/Senar estreia neste sábado (18), ao meio dia, o programa “Nosso Agro”, uma parceria com o Grupo Bandeirantes que irá ao ar todos os sábados na Band.

Com novos quadros, curiosidades e reportagens em todas as regiões do país sobre as mais diferentes culturas, o programa irá substituir o “Agro Forte. Brasil Forte”, que estava no ar desde 2018.

O “Nosso Agro” também vai trazer informações sobre qualificação profissional e educação aos agricultores e pecuaristas de todo o País, assim como divulgar as ações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em prol dos produtores.

Curso gratuito

O Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep) realizará o curso gratuito “Fundamentos de Logística, Infraestrutura & Ambiente Portuário”, que terá 58 vagas. As aulas vão começar em 25 de março deste ano. A carga horária será de 36 horas, sendo 3 horas por dia, uma vez por semana. O curso seguirá até 10 de junho. O público alvo do curso engloba técnicos, gerentes, gestores, estudantes e demais interessados nas atividades e empreendimentos portuários. O único pré-requisito é ter Ensino Fundamental completo. As inscrições podem ser feitas no site da Cenep.

Dataprev

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND), de acordo com o Decreto nº 10.199, de 15 de janeiro de 2020.

A Dataprev é uma empresa pública, criada em 1974, conforme a Lei no. 6.125, de 4 de novembro daquele ano, assinado pelo presidente Ernesto Geisel.

Em seu portal, a empresa informa que, entre outros serviços, é responsável pelo processamento do pagamento mensal de cerca de 34,5 milhões de benefícios previdenciários e pela aplicação on-line que faz a liberação de seguro-desemprego.

CURIOSIDADE

Fonte eólica

Em dezembro de 2019, a Bahia completou 10 anos do primeiro leilão para contratação exclusiva de fonte eólica, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no Brasil.

Em uma década, o país saiu do zero para se tornar o 8º maior produtor de energia eólica no mundo, de acordo com o ranking do Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council - GWEC) e a Bahia foi um dos estados que mais contribuiu nessa escalada de sucesso, de acordo com a SDE.

Conforme dados da Aneel, 70 novos parques eólicos serão instalados na Bahia e adicionarão 1,8 GW à rede elétrica, até o final de 2025, levando o estado à marca de 5,8 GW. A perspectiva é que sejam investidos R$ 7 bilhões e gerados mais de 27 mil empregos diretos e indiretos nos parques que estão em construção e em construção não iniciada.

Além dos parques que funcionam com a força dos ventos, a Bahia tem um polo nacional consolidado para fabricação de componentes. A cadeia produtiva conta com seis grandes empreendimentos instalados: GE/Alstom, Siemens/Gamesa, Nordex/Acciona, Torrebras, Torres Eólicas do Nordeste (TEN) e Wobben Windpower. Juntos somam investimentos de R$ 754 milhões, geram 1,4 mil empregos e beneficiam os municípios de Camaçari, Simões Filho, Jacobina e Juazeiro.