Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Trem pode ligar Porto Alegre a Gramado em uma hora

Com investimentos privados de R$ 4,5 bilhões, governo estadual deu sinal verde para ferrovia

20/08/2025 14h22

Foto: Divulgação

O governo do Rio Grande do Sul autorizou no começo de agosto a implantação, a operação e a exploração privada de uma ferrovia para transporte de passageiros entre a capital Porto Alegre e a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

O trajeto entre os dois destinos tem extensão estimada de 83,5 quilômetros, que deverão ser percorridos por um trem expresso de 250 lugares em cerca de uma hora.

Estações de chegada e saída estarão localizadas a cerca de 700 metros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela.

O projeto é da SulTrens, companhia que prevê investimentos de R$ 4,5 bilhões e a geração de 22.723 empregos diretos e indiretos. A previsão é que a operação tenha início em sete anos. A concessão terá validade de 99 anos.

Turismo no Rio Grande do Sul

O trajeto entre as cidades incluirá nove túneis, 27 cruzamentos rodoferroviários e 15 pontes e viadutos. O trem será direto, mas deverá passar por 19 municípios, impactando ao menos 22.

São eles: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela.

Segundo o governo do estado, o projeto da ferrovia deve fortalecer a mobilidade e impulsionar o turismo, tendo em vista que Gramado é uma das cidades mais visitadas do Brasil e que Porto Alegre é uma das portas de entrada do Rio Grande do Sul.

Mais de três milhões de visitantes pernoitaram em Gramado nos cinco primeiros meses de 2025, segundo dados do 10º Boletim do Observatório do Turismo da cidade, divulgado em julho.

Também nos cinco primeiros meses do ano, o estado recebeu mais de 1,1 milhão de visitantes estrangeiros, um crescimento de 94,5% em relação aos 603 mil registrados no mesmo período de 2024. Os dados são do Ministério do Turismo, a partir de relatórios da Embratur e da Polícia Federal.

Fonte: CNN