24/11/2025 16h35
Foto: Divulgação
A Toyota promete iniciar as vendas do GR Yaris, hatch compacto esportivo, em abril de 2026 nas concessionárias brasileiras. Ele virá com visual esportivo, preparação mecânica exclusiva, 300 cv de potência e opção de transmissão manual.
O carro é o modelo europeu, bem diferente daquele criado para mercados emergentes que foi vendido no Brasil nas carrocerias hatch e sedan. Esse europeu, além de menor, tem configuração com duas portas e quatro lugares. Sem contar que usa um design bem diferente, mais arredondado, totalmente urbano, sempre hatch. Será a primeira vez que o Yaris europeu vai chegar ao mercado nacional.
Visual
E virá em grande estilo, e poder, nessa versão GR. As novas entradas de ar na dianteira e nos paralamas contribuem tanto para um melhor fluxo aerodinâmico quanto para a refrigeração do conjunto mecânico. Os paralamas alargados recebem rodas forjadas, como nos modelos de competição, acompanhadas de freios de alta performance.
Na parte traseira, as saídas de ar diminuem a resistência ao vento e elevam a dirigibilidade e a estabilidade do veículo, além de ajudarem na dissipação do calor gerado pelo sistema de escape. As luzes de neblina e ré foram removidas do para-choque, evitando danos em uma eventual batida durante provas. O aerofólio também dispensou a terceira luz de freio, facilitando a personalização.

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Suspensão exclusiva
As dimensões serão próximas a um HB20, porém com duas portas, teto mais alto e linhas arredondadas. Cerca de 4 metros de comprimento, 1,45 m de altura e bom entre-eixos de 2,56 m, que permite balanços curtos na frente e atrás. Surpreende o esquema de suspensões bem refinado para seu porte: McPherson independente na dianteira, e Duplo A independente na traseira, melhorando a dinâmica do GR Yaris nas curvas rápidas e manobras de aceleração e frenagem.
Esse é um mix de componentes de duas plataformas da Toyota, incluindo a mecânica traseira de modelos maiores e mais caros. Claro que suspensões preparadas para a performance, freios a disco ventilado (e perfurado) nas quatro rodas, direção totalmente recalibrada, e outras melhorias são de série. Para garantir mais rigidez à carroceria e melhor handling, o novo GR Yaris recebeu cerca de 15% a mais de pontos de solda, além de 15% mais adesivos estruturais no monobloco.
Motorização
O modelo terá peso elevado, de até 1.325 kg. Compõe essa massa o motor 1.6 turbo de três cilindros, similar ao do GR Corolla, porém programado para entregar nada menos que 300 cv de potência com mais de 40 mkgf de torque. É praticamente a mesma força da picape esportiva Rampage R/T, reconhecida pelo desempenho, só que movendo um hatch pequeno.
Compõe o conjunto um sistema de tração nas quatro rodas (a GR-Four do GR Corolla), com três diferenciais e três modos de distribuição de força: Normal (60% dianteiro e 40% traseiro), Gravel (53:47) e Track (variação contínua entre 60:40 e 30:70). É uma das heranças da Toyota no mundo dos carros de rali. Enquanto isso, a transmissão vai da escolha do cliente: manual de seis marchas ou automática de oito. Ambas estão confirmadas para o mercado brasileiro.

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Por dentro
A cabine do novo GR Yaris é totalmente exclusiva e foi desenvolvida com foco no condutor. Inspirado nos carros de rali, o console central tem inclinação de 15° para melhorar a visibilidade e ainda permite instalar mostradores extras ou um monitor para o copiloto. Há instrumentação digital de 12,3” personalizável, paddle-shifts para trocas de marchas manuais (carros automáticos), painel com borda superior mais baixa e retrovisor interno reposicionado, esses dois para melhor visibilidade.
Garantia de 10 anos
Ainda que a Toyota não tenha revelado todos os seus equipamentos de série, a marca japonesa já adiantou que o GR Yaris chegará com garantia de cinco anos, extensível para 10 anos caso as revisões sejam feitas nas concessionárias.
Fonte: Motor Show