Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

TEV recebe maior lote de veículos elétricos de sua história

Até o final do ano, a previsão é que 1.250 unidades passem pelo terminal da Santos Brasil

11/08/2022 09h14

Foto: Divulgação 

O TEV (Terminal de Veículos) da Santos Brasil recebeu no último dia 2 de agosto o maior lote de veículos elétricos de sua história. Foram 324 unidades desembarcadas do navio "Grande Sapphire". Para o início de setembro já está previsto um novo lote com 430 veículos no navio "Taipan" e, até o final do ano, mais 500 unidades.

De acordo com Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a movimentação reforça o crescimento da demanda por este tipo de veículo, que é menos poluente e tem um consumo de energia mais eficiente. "Até agora, a chegada de carros elétricos se dava de modo mais esporádico, nunca em grandes lotes, mas acreditamos que esta seja a tendência daqui pra frente", diz.

Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), em 2021 foram vendidos 6,6 milhões de carros elétricos em todo o mundo, o dobro do ano anterior, e agora representam 10% das transações de carros novos. No primeiro trimestre de 2022 foram dois milhões de unidades vendidas.

Atenta a essa movimentação, em 2020, a Santos Brasil equipou o TEV com dois carregadores para carros elétricos, deixando o terminal preparado para atender o crescimento da demanda por esse tipo de veículo. O terminal tem atualmente um carregador fixo instalado em um totem e outro móvel, para ser acoplado a um veículo da companhia para carregar automóveis que percam carga no momento do desembarque dos navios, evitando a necessidade de reboque. A empresa está pronta para aumentar o número de equipamentos caso a demanda das montadoras cresça.

Localizado no porto de Santos, o TEV é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano. Responde por 90% da movimentação de veículos no porto santista e por 60% de todo o Brasil.