Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Tecon Rio Grande recebe navio europeu movido a gás natural

O Grupo CMA CGM escolheu o terminal portuário gaúcho na primeira viagem ao Brasil

27/02/2024 15h13

Foto: Wilson Sons - Divulgação

O mês de fevereiro representou um importante marco para a navegação do Brasil. O Tecon Rio Grande (RS), unidade de negócios da Wilson Sons, recebeu o primeiro navio movido a gás natural da empresa CMA CGM a operar no País. Após parar em Rio Grande, seguiu para Cingapura.

A embarcação, nomeada de CMA CGM Bahia, foi construída em 2023 e possui capacidade operacional de 13.000 TEUs (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés). Com 336 metros de comprimento e 51 metros de largura, escolheu o Tecon Rio Grande como escala de sua linha marítima. A CMA CGM tem como meta divulgada tornar-se Carbono Zero Líquido até o ano de 2050. Até 2028, o seu plano é operar 120 navios movidos a baixo teor de carbono, reduzindo as emissões em suas operações. A utilização de gás natural em substituição ao óleo combustível resulta em menor emissão de gases de efeito estufa, enxofre, material particulado e outros poluentes, sendo uma alternativa para viabilizar a transição energética para a economia de baixo carbono.

Foto: Divulgação

A sustentabilidade e redução de impactos ao meio ambiente é um dos pilares estratégicos da Wilson Sons, o que permite à Companhia alinhar-se às estratégias dos seus clientes. Um exemplo é o início da utilização pelo Tecon Rio Grande de energia 100% proveniente de fontes renováveis para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera. A energia adquirida renovável é assegurada por meio dos IRECs (International Renewable Energy Certificates), permitindo zerar as emissões de escopo 2 do terminal.

"É necessário estarmos sempre aptos a atender aos clientes de todo o mundo", afirma Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande. "O nosso terminal é altamente capacitado para receber embarcações de todos os tipos, incluindo aquelas que são movidas a gás natural. Entendemos que esta é uma tendência cada vez maior e, neste caso, une o nosso propósito com o da CMA CGM de uma atuação pautada nos menores impactos à natureza, o que muito nos orgulha", completa.
Neusa Marcelino, General Manager da CMA CGM Brasil, destaca que a chegada do CMA CGM Bahia marca o início de uma nova era na indústria naval brasileira. "Este é um marco transformador, que demonstra o compromisso inabalável do nosso Grupo em avançar nas metas econômicas sustentáveis do País e em superar as expectativas. Ao implantar esses navios de última geração projetados especificamente para as águas da América Latina, estamos apoiando ativamente também os negócios e as iniciativas sustentáveis de nossos clientes", argumenta.

"Por meio destas embarcações modernas, seremos capazes de atender volumes adicionais e, ao mesmo tempo, reduzir significativamente a pegada ambiental dos embarques. Isto não somente se alinha com os objetivos de sustentabilidade de nossos clientes, como ainda desempenha um papel vital na promoção de um futuro mais limpo e sustentável para todos", conclui Neusa.

O Tecon Rio Grande destaca-se como um dos quatro portos na costa leste da América do Sul com calado suficiente para atender navios New Panamax, além de possuir ampla capacidade e conectividade, com uma área total de 735 mil m². Com uma capacidade atual de 1,4 milhão de TEUs/ano, o Tecon Rio Grande é a principal via de acesso do Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo, fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Atualmente, conta com mais de 3 mil clientes, entre importadores e exportadores, e recebe as principais linhas que escalam a América Latina, oferecendo serviços semanais para todos os trades a partir de todas as linhas de navegação.