11/11/2025 11h35
Foto: Divulgação
A Synerjet, provedora de soluções em aviação e especializada em vendas de aeronaves na América Latina, entregou o primeiro Ipanema EMB 203 no Paraguai. A aeronave já está pronta para voar e vai integrar a frota de uma empresa aeroagrícola que já operava, entre outros modelos, o Ipanema EMB 202. A solenidade de entrega da nova aeronave contou com a presença inclusive das autoridades aeroportuárias do país, uma vez que marca a introdução de um novo modelo na aviação agrícola do Paraguai.
Com uma performance que equivale a quatro pulverizadores terrestres operando simultaneamente, o Ipanema 203, alimentado por etanol, é capaz de cobrir mais de 200 hectares por hora. O modelo assegura uma aplicação homogênea e em velocidade constante, eliminando o risco de compactação do solo e a propagação de pragas por contato. Como resultado, o produtor pode esperar um aumento de 5 a 15 sacas por hectare em sua lavoura. Este modelo associa tecnologia e experiência, visando alta produtividade e custos operacionais mais controlados.
“Estamos muito contentes com esta entrega no Paraguai e confiantes de que outras virão em breve. Os mercados do Uruguai e da Argentina também estão no nosso radar para a aviação agrícola”, Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação da Synerjet.
O agronegócio paraguaio tem enorme potencial, sendo a cadeia da soja a mais relevante, abrangendo a produção de grãos, farelo e óleo. As oito principais culturas do país registraram um volume expressivo de colheita no ciclo 2023/24, impulsionadas por uma produtividade média relevante na produção de cereais. Essa atividade agrícola contribui de forma significativa para a economia, representando aproximadamente 12% do Produto Interno Bruto do Paraguai. Culturas como soja, milho, arroz e farelo e óleo de soja se destacam.