18/11/2025 15h17
Foto: Divulgação
Para fortalecer a segurança, a precisão e a eficiência nas manobras de grandes embarcações de GNL, a Svitzer anunciou a entrega do Svitzer Copacabana, novo rebocador que passa a integrar a frota no Brasil. Segundo a empresa dinamarquesa, a embarcação apoiará operações com unidades FSRU e ampliará a capacidade de atendimento em portos estratégicos do país.
Em comunicado, a empresa divulgou que o Svitzer Copacabana é o primeiro de uma nova série de três rebocadores construídos pelo Estaleiro Rio Maguari, como parte da estratégia da empresa de ampliar a capacidade operacional no país com embarcações preparadas para atender diferentes tipos de terminais e contratos.
“Operar navios de grande porte, incluindo os de GNL, exige precisão, preparo e tecnologia. Por isso, seguimos ampliando a frota e investindo continuamente na formação da nossa tripulação”, afirmou o presidente da Svitzer no Brasil, Daniel Reedtz Cohen.
A embarcação é equipada com sistema externo de combate a incêndio FIFI-1. O Svitzer Copacabana é um rebocador ASD da Série 2300 Rampart, com 23,2 metros de comprimento total, velocidade de até 13 nós e bollard pull de 70 toneladas.
Equipada com sistema externo de combate a incêndio FIFI-1, a embarcação oferece um diferencial técnico importante para operações seguras com transportadores de GNL. O Svitzer Copacabana é um rebocador ASD da Série 2300 Rampart, com 23,2 metros de comprimento total, velocidade de até 13 nós e bollard pull de 70 toneladas. Até o final de 2025, a Svitzer deve operar 23 rebocadores no país, consolidando sua posição como referência em segurança e excelência operacional.
“A companhia segue reforçando programas de capacitação contínua para tripulações brasileiras, com uso de simuladores, protocolos atualizados e rotinas de treinamento especializado para atuação em cenários de alto desempenho operacional”, concluiu Cohen.