05/06/2025 11h06
Foto: Divulgação
A Suzano acaba de anunciar uma joint venture com a Kimberly-Clark em ativos globais de tissue e na linha ‘professional’ – de longe o maior passo da companhia brasileira até agora para crescer em produtos de valor agregado e reduzir sua dependência do ciclo da celulose.
A transação avaliou a JV num equity value de US$ 3,4 bilhões. A Suzano terá 51% da nova companhia, pagando US$ 1,73 bi à Kimberly-Clark – um múltiplo de 6,5x Ebitda, dado que os ativos da Kimberly fizeram um Ebitda pro forma de cerca de US$ 525 milhões no ano passado. A Suzano nomeará o management da JV e tem a opção de adquirir os 49% restantes em até três anos.
A JV nasce sem nenhuma dívida, mas deve se alavancar no futuro. A transação envolve 22 fábricas em 15 países, além de centros de distribuição em mais de 70 mercados. Como parte da operação, a Kimberly-Clark também vai transferir marcas globais como Kleenex, Scott, Suave e Scottex para a JV por um prazo de 30 anos, sem pagamento de royalties. Após esse período, haverá uma nova negociação de licenciamento.
Essas marcas operam na categoria que a empresa chama de family care e inclui papel higiênico, papel toalha, lenços umedecidos e guardanapos. Também faz parte do negócio a KC Professional, que fornece produtos como a toalha de papel e o sabonete líquido usado em banheiros de shoppings e aeroportos.