20/05/2025 10h35
Foto: Divulgação
A Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores, anuncia a abertura de seu novo hub logístico em Porto Velho (RO), o quarto da empresa na região Norte do país. A unidade vai ampliar a capacidade operacional da plataforma na região, otimizando o processamento de pedidos e reduzindo o tempo de entrega para os consumidores locais.
A região Norte já conta com outros três hubs logísticos, localizados em Manaus (AM), Palmas (TO) e em Belém (PA). "A expansão da nossa infraestrutura logística na região Norte do país reflete o crescimento contínuo da Shopee por todo o Brasil. Com esses investimentos, reforçamos o nosso papel de estimular o desenvolvimento do e-commerce e a expansão dos negócios dos empreendedores em nossa plataforma", comenta Rafael Flores, head de Expansão Logística na Shopee.
Consumo na região Norte
De acordo com o Mapa Shopee, divulgado em abril deste ano, a categoria de tecnologia se destacou em vendas na região entre outubro de 2024 e março de 2025. Durante esse período, a compra de smartphones foi a preferência dos consumidores do Amapá e do Pará. Já no Acre, em Rondônia e em Roraima, os drones foram os produtos mais vendidos. No Amazonas e no Tocantins, os destaques ficaram para os walkie-talkies e os tablets, respectivamente.
Estrutura logística da Shopee no Brasil
São 12 centros de distribuição (11 no modelo cross-docking e 1 fulfillment) e mais de 150 hubs de primeira e de última milha em operação no Brasil. A jornada física de um pedido na plataforma começa com a preparação da mercadoria pelo vendedor após a confirmação da compra. Os produtos são coletados nos espaços dos vendedores por veículos da primeira milha ou são levados pelos lojistas em Agências Shopee, que são pontos de coleta – hoje a empresa conta com mais de 2.800 mil unidades nesse modelo. Os pedidos são encaminhados aos centros de distribuição, onde são separados e enviados para os hubs de última milha, unidades responsáveis pela roteirização e expedição para os mais de 30 mil motoristas parceiros realizarem as entregas ao consumidor.