Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Shopee abre o seu 11° centro de distribuição no Brasil

O galpão vai aumentar 60% a capacidade de entrega dos produtos de vendedores para consumidores do RS

27/03/2024 07h08

Foto: Shopee - Divulgação

Shopee, marketplace que conecta vendedores, consumidores e grandes marcas, otimiza sua malha logística no Brasil com a inauguração de seu 11º. centro de distribuição e 1º. no Rio Grande do Sul. Localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS), este novo espaço permitirá aumentar em 60% a capacidade de entrega dos produtos de vendedores brasileiros na região Sul do país. Mais de 600 cidades dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina serão atendidas. A unidade opera no modelo cross-docking, em que as mercadorias coletadas por meio de parceiros logísticos são reorganizadas e encaminhadas aos hubs de última milha.

"Assim como os outros centros logísticos da empresa, o novo galpão é dedicado aos produtos vendidos dos nossos mais de 3 milhões de vendedores brasileiros que representam 90% das vendas da Shopee. Com essa abertura reforçamos o nosso compromisso em oferecer uma experiência cada vez melhor aos usuários. Além disso, vamos conseguir conectar melhor os estados da região, reduzindo a distância percorrida por pedidos e melhorando os tempos de entrega para os consumidores", destaca Rafael Flores, Head de Expansão e Malha Logística na Shopee.

Shopee no Sul

A Shopee está presente em diversas cidades e estados no Sul do Brasil. Atualmente, são 19 hubs nos estados do Paraná (7), Santa Catarina (6) e Rio Grande do Sul (6). Além do centro de distribuição inaugurado no RS, o marketplace possui ainda outro localizado na região metropolitana de Curitiba e vai inaugurar também dois novos hubs - em Lajeado e Passo Fundo.

A jornada do pedido da Shopee

A jornada de uma compra realizada na Shopee se inicia com a preparação da mercadoria pelo vendedor logo após o pedido do consumidor ser confirmado, seguida pela coleta dos produtos no espaço do vendedor por veículos que atuam na primeira milha ou por meio dos PUDOs (pontos de pick up/drop off) - hoje a empresa conta com mais de 1.800 unidades nesse modelo.

Os pedidos são então encaminhados para processamento e distribuição, passando por uma roteirização diária para otimização das entregas (hub de primeira milha, centro de distribuição, galpão de última milha e usuário final). Para a entrega ao consumidor, são selecionados motoristas com base em conhecimento de rota. Esses caminhos são feitos com monitoramento em tempo real para garantir a entrega no primeiro dia sempre que possível. Para viabilizar esse alcance, a Shopee conta também com mais de 20 mil motoristas de parceiros logísticos.

"A expansão dos hubs e dos centros de distribuição tem como objetivo aprimorar tanto a velocidade quanto a visibilidade das entregas. Atualmente, contamos com o rastreamento em tempo real de todas as rotas em execução no dia, acompanhado por uma equipe de monitoramento que mantém contato direto com motoristas e clientes", comenta Rafael.

A Shopee tem intensificado seus esforços para melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores e dos vendedores brasileiros, principalmente por meio da otimização de sua operação logística desde a coleta dos produtos até a entrega. Além disso, a empresa tem investido em recursos tecnológicos como a implementação de esteiras.

No total, o marketplace conta com 11 centros de distribuição no total, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás – inaugurado em fevereiro – e, agora, no Rio Grande do Sul. Além disso, são mais de 100 hubs logísticos de primeira e de última milha, todos exclusivos para produtos de lojistas brasileiros. Tudo isso tem potencializado a capilaridade das entregas, permitindo que a empresa consiga chegar nas residências em todo o território nacional.

Vagas abertas em logística

Para apoiar a expansão da operação logística em todo o país, a Shopee tem 80 vagas abertas para atuar nos centros de distribuição da empresa. Os cargos são para posições de assistente de almoxarifado, analistas, supervisores, líderes de logística, monitores de transporte, entre outros, nas regiões metropolitanas de Salvador (BA), Recife (PE); Porto Alegre (RS), Goiânia (GO); Rio de Janeiro (RJ); Belo Horizonte (MG) e interior de São Paulo.

Para se candidatar, os interessados devem se inscrever pela a página de carreiras de Shopee.